10 posts do Projeto que podem te ajudar a se preparar pro NaNoWrimo

 


Olá, escritores!

Muitas pessoas possuem dúvidas de como participar do NaNoWriMo, e devido a isso fizemos um post sobre Como participar do NaNoWriMo em 7 passos. Porém, uma vez que se entende como participar, outras dúvidas surgem, e mais uma vez estão aqui para ajudá-los a responder algumas delas.

Em setembro e outubro, meses que antecedem o NaNoWrimo, é comum muitos escritores utilizarem esses meses para planejarem suas história com calma e começarem novembro a todo vapor.   Caso você seja o time que gostar de se organizar antes de iniciar qualquer novo projeto, listamos 10 posts do Projeto Escrita Criativa que irão te ajudar a colocar as ideias no papel e arrasar no NaNoWrimo dando vida a sua história! 




Ideias para escrever e construção de rotina de escrita


1. Writing prompts: exercite sua escrita escrevendo

Os writing prompts são propostas de escrita com o objetivo de serem um ponto de partida para se começar a escrever, ao mesmo tempo que funcionam como um gatilho para despertar a criatividade. Ou seja, sem ideias de por onde começar? Esse é um ótimo ponto de partida! 

2. 8 dicas de como organizar uma rotina que lhe ajude no processo de escrita

Muitos escritores reclamam da dificuldade de “parar, sentar e escrever” e acabam culpando o “bloqueio criativo” por não conseguirem colocar as ideias no papel. O importante, quando isso acontece, é tentar compreender por que motivos os textos não nascem. Estabelecer uma rotina é algo muito pessoal. Entretanto, é importante ter consciência de como você encara a tarefa de escritor e por que você quer mantê-la constantemente em sua vida. 

3. 5 dicas para desenvolver seu Projeto

É normal ter mil e uma ideias, mas na hora de colocá-las em prática surge como se fosse um bloqueio por não saber como começar. Para te ajudar nessa etapa onde ideias abstratas começam a ser tornam algo concreto, separamos cinco dicas fundamentais para te ajudar no desenvolvimento do seu projeto.




Construção da narrativa


4. Como criar conflito na sua história de 6 maneiras diferentes

De acordo com Robert Mckee “em uma história, nada se move para frente se não for através de conflito. ” Ou seja, toda história precisa de um conflito para manter o leitor interessando, é ele que dá vida à história e é a essência do storytelling.

5. Dicas de escrita: 7 formas de se trabalhar a trama da sua história

Mais uma vez, queremos reforçar antes de começar com as dicas, que escrever não é uma tarefa simples, que segue uma receita. O que apresentamos abaixo são alternativas para que vocês testem. Esperamos que elas funcionem ou que, ao menos, façam com que vocês reflitam sobre a sua forma de escrever.

6. Método Snowflake: Criando a estrutura da sua história

O Método Snowflake foi criado por Randy Ingermanson, romancista americano conhecido principalmente por ensinar a escrever livros de ficção, a primeira menção do método foi feita em seu blog em 2005. De acordo com o autor, esse foi o post mais popular e isso o levou a publicar livros mais aprofundados sobre o tema.

7. 6 elementos que vão te ajudar na hora de criar uma cena

Não importa que tipo de cena você está escrevendo, existem alguns elementos básicos que são fundamentais para um bom desenvolvimento da narrativa, e algumas perguntas podem te ajudar nisso. São elas: O que, quem, quando, onde, como e por quê.

8. A Jornada do Herói

Tenho certeza que vocês já devem ter escutado sobre a famosa Jornada do Herói e como seus elementos são importantes para uma história sucesso, não só de cunho literário, mas até mesmo para criar propagandas de marketing. A verdade é que não existe uma receita certa para que um livro seja um best-seller, mas é bem interessante conhecer um pouco mais e analisar quais aspectos podem servir para a sua história. Afinal, muitas vezes escrevemos e nem percebemos que usamos muitas dessas estruturas.




Construção de personagem


9. Dicas para construção de personagens

O universo da literatura está cheio de personagens icônicos e reconhecidos, desde Bentinho e Capitu até Harry Potter. É bem comum para um escritor, se perguntar quais foram as “fórmulas” utilizada na criação de personagens tão marcantes, dos quais só de mencionar a fama, são os primeiros nomes que vêm à nossa cabeça.

10.Arquétipos na construção de personagens

Você já ouviu falar de dos Arquétipos? Ainda que essa palavra não soe familiar para você, ela é algo recorrente no seu cotidiano, e principalmente no momento de dar vida aos personagens da sua história. Hoje daremos início a uma série de postagens que irá abordar os Arquétipos apresentados no livro “A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores”, de Christopher Vogler.  Animados para embarcar nessa jornada!? 



Bônus


Baixe o Planner Fazendo História - versão completa para te ajudar na organização da sua rotina de escrita ou a versão resumida, contendo apenas a parte focada no desenvolvimento e organização da sua história. 


Versão Completa - Versão Resumida 



Esperamos que esses posts ajudem vocês a se organizarem e colocar as ideias no papel! Aproveitem e compartilhem aqui nos comentários se você já participou do NaNoWriMo ou se vai tentar este ano. Vamos trocar experiências!



1 Comments

  1. Olá!
    Amei essas dicas, ter uma rotina e tempo para escrever diariamente é algo maravilhoso além de treinar o cérebro, ajudamos a nossa criatividade a fluir.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)