Preptober: 11 dicas de como se preparar para o NaNoWriMo



Olá, escritores!

Como vocês sabem, novembro é mês do National Novel Write Month, mais conhecido como NaNoWriMo, o desafio de escrita que mobiliza escritores do mundo todo para escrever um livro de 50 mil palavras. Os escritores estrangeiros costumam chamar o mês de outubro de Preptober, ou seja, o preparo em outubro. Nós já explicamos neste post aqui como se inscrever para participar do NaNoWriMo e dissemos neste aqui quais são os recursos que já estão disponíveis aqui no site do Projeto Escrita Criativa que podem ajudar a passar por essa maratona. Hoje, nós trazemos algumas dicas extras que são úteis tanto no trabalho de preparo (outubro), quanto no momento da escrita (novembro).


Site do NaNoWriMo.


1. Se cadastre no site do NaNoWriMo

Se você ainda não tem cadastro no site do NaNoWriMo, é legal fazê-lo. Se você já tem o seu cadastro, pode entrar lá e atualizá-lo, cadastrando o seu projeto de 2022. Lá no site há também uma área em inglês (chamada Writer's resource) com conteúdo que ajuda a planejar uma narrativa e a ver as experiências de outros autores e outra de comunidade (community) em que é possível encontrar escritores da sua região (Home Region). Ali possível encontrar os eventos do Brasil (e da sua região, caso você não seja brasileiro). 

Mais uma vez, se você não sabe como se cadastrar, pode conferir este post que fizemos em 2018, com o passo a passo


2. Organize seu calendário e recalcule a sua meta diária 

Sabemos que escrever um romance de 50 mil palavras é uma verdadeira maratona. O site do NaNoWriMo recomenda que se escreva pelo menos cerca de 1666 palavras diariamente. A questão é que nem todo mundo pode escrever todos os dias seguidos. Nossa sugestão é que você trabalhe com os pés no chão: pegue o calendário de novembro e já veja os dias que você tem certeza de que não vai escrever. Depois conte quantos dias de escrita sobram e faça as contas: 50000 palavras divididas pelos dias de escrita. Como resultado, você terá a sua meta diária mínima mais próxima do real.

Por exemplo: Vamos supor que você só vai escrever nos dias úteis. Você riscará do calendário os finais de semana e os dois feirados (02 e 15 de novembro). Sobram, então, 20 dias de escrita. 50000 palavras totais divididas por 20 dias = 2500 palavras diárias como meta. 

Considere momentos de descanso nesse calendário, porque isso também é importante.


3. Organize o seu espaço físico

Deixe o ambiente confortável. O que você gosta: tapete, almofada, mesa perto de janela, mesa longe da janela? Precisa de cheiro: um incenso, uma vela? Você precisa de algo para regular a temperatura ambiente (um aquecedor, um ventilador)? Quer decorar com algum objeto específico (flores, cristais, objeto que o seu personagem carrega para lá e para cá)? Quer ter a vista para um mural com a foto do seu escritor preferido ou uma frase de afirmação e incentivo?

Deixe que seu espaço físico seja um bom local de trabalho. Isso também influenciará na sua maratona ao escrever.


Foto por Ola Mishchenko, via Unsplash.

4. Organize a sua nutrição: comida e a bebida

Como a ideia é não perder tempo e se manter saudável durante a escrita, sugerimos que você já pense no que vai comer e beber enquanto escreve. Abasteça a sua dispensa: compre seu chá ou suco preferido, pense nos lanchinhos que você pode beliscar enquanto escreve. Já mantenha tudo organizado antes, porque no momento da escrita você não vai querer parar para organizar isso (e, com fome, ninguém consegue escrever! hehehe).


5. Organize as suas recompensas

Alguns escritores gostam de ter recompensas como forma de incentivo. Alguns separam presentes para momentos de marcos (10 mil palavras, 25 mil palavras, 35 mil palavras escritas etc.) outros montam uma espécie de calendário do advento com um minipresente para o final de cada dia de escrita (colocando no pacote frases motivacionais e alguma coisa gostosa para comer, como um chocolate).


Foto por Luke Lung, via Unsplash.

6. Organize o seu material de escrita

Onde você vai escrever? Em um caderno, no computador, no celular, no tablet, numa máquina de escrever? Se em caderno: com qual caderno e com qual caneta? Se no computador: qual software usará? O Word, o Google Documentos? Onde vai salvar o arquivo e fazer o backup? Você vai imprimir o seu texto de tempos em tempos ou as informações que organizou ao longo do preptober? Se sim, precisa comprar papel e reabastecer a impressora com tinta? Você precisa de um despertador que não esteja no celular para marcar o tempo, para não se distrair com as notificações?

A ideia aqui é você ter o seu material de trabalho pronto, sem que precise se preocupar com isso ao longo do mês de novembro.


Foto por Kelly Sikkema, via Unsplash.

7. Organize e trabalhe com código de cores

Aproveite que você está na fase de organizar o seu material de escrita e pense na sua história a partir de um código de cores. Isso é útil no momento do planejamento e construção da escrita. Algumas sugestões de divisão são: 

  • diferentes cores para diferentes pontos de vista (em histórias com múltiplos narradores);
  • diferentes cores para diferentes tempos da narrativa (isso ajuda muito para quem for escrever narrativas não lineares, com muitos flashbacks e flashfowards);
  • diferentes cores para diferentes personagens;
  • diferentes cores para diferentes lugares (isso é ótimo para quem está construindo um novo universo).
  • diferentes cores para diferentes livros (no caso de quem estiver planejando uma saga, por exemplo).

O que vai definir como fazer a divisão por cores é a sua necessidade e o seu projeto. Vale dizer que é importante se perguntar: "qual é o ponto de foco que precisa ser visualizado e monitorado com frequência?" Encontrar uma resposta para essa pergunta ajuda a definir como fazer a divisão.

Depois de estabelecidas a divisão e as cores utilizadas, separe o maior número de material com aquelas cores: post-it, cartões, canetas, canetinhas, marca-textos, durex colorido/wash-tape etc. Tudo isso pode ajudar a construir anotações e painéis que lhe ajudem a não se perder no momento da escrita. Esses materiais devem ser organizados juntos com os do item anterior.


8. Organize e separe livros que lhe inspiram

É legal ter um livro que lhe inspire para ser lido no momento de pausa ou de falta de inspiração. Pode ser um manual sobre métodos de escrita, pode ser uma história que lhe deixa com vontade escrever, pode ser livro do seu poeta favorito (mesmo que você não esteja escrevendo poesia), pode ser de um autor que você admira muito. Pense que esse livro é uma espécie de conversa com alguém que entende o seu momento de cansaço ou de bloqueio criativo e que, no momento da leitura, está lhe abraçando e lhe dando forças para não desistir da escrita.


9. Escritor planejador ou não, faça registros do que escreveu

Geralmente, os escritores se dividem entre dois grandes grupos: os que amam planejar antes de escrever e os que odeiam planejar antes de escrever. Nos dois casos, a grande questão com o NaNoWriMo é não se perder enquanto escreve, porque o volume da escrita é alto. Sendo assim, nossa sugestão é que você tenha uma planilha preparada previamente onde você possa anotar o que escreveu naquele dia de escrita em novembro. 

Se você é do grupo que planeja os seus textos, pode conferir se o que você planejou aconteceu ou não. Já se você não gosta de planejar, você consegue registrar a escrita e ter, de um modo rápido, uma visão geral da sua história (o que pode te ajudar a não se perder nela).

Coloque pontos-chaves nesse registro:
  • número do capítulo;
  • personagens envolvidos;
  • acontecimentos;
  • tempo-espaço;
  • narrador.
E qualquer outra informação que você julgar relevante.

Comece o seu momento de escrita lendo esse documento. Escreva e finalize o seu dia do NaNoWriMo atualizando esse documento com os dados novos. Isso tende a facilitar a manutenção do foco. 


10. Mergulhe no seu título

Quando vamos cadastrar o nosso projeto do NaNoWriMo, precisamos colocar um título nele. Escolher nome de algo que ainda não tem forma (porque não foi escrito) pode ser difícil e sobrecarregante. Sendo assim, pode ser interessante pesquisar por títulos. Planeje um passeio: vá a uma biblioteca ou a uma livraria e encontre livros similares ao que você quer escrever. Lá, anote os nomes e procure por padrões: como são: grandes ou pequenos? Trazem nomes de personagens? Trazem nome de lugares? Têm subtítulos?

Se estiver em uma biblioteca, veja se há mudança nessa estrutura ao longo dos anos ou se há um padrão específico de acordo com a nacionalidade dessa literatura (livros nacionais têm um padrão e estrangeiros têm outro? Ou a forma de estruturá-los é igual?).


11. Estruture seu planejamento em mais de um método

Tente estruturar a mesma história usando mais de uma técnica de escrita. Por exemplo: você pode estruturar o seu planejamento em tópicos, na técnica do floco de neve (snowflake) e na jornada do herói. Assim, você consegue perceber e pensar a sua narrativa de diferentes formas, com diferentes pontos de vista.


Foto por Yannick Pulver, via Unsplash.

Esperamos que essas dicas lhe ajudem! 

Aproveite e deixe aí as suas dicas de preparo para o NaNoWriMo. 😉

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)