4 geradores de mapa de fantasia que você precisa conhecer


Se você é um escritor de fantasia, sabe que um bom mapa pode ser a chave para mergulhar seus leitores em um mundo mágico e cheio de aventuras. Mas como criar um mapa que faça justiça à sua imaginação? Nesta postagem, vamos listar alguns sites que são ótimas ferramentas para criar mapas incríveis para o seu livro de fantasia. Ah, vale lembrar que eles podem ser usados em outros gêneros também. Então pegue sua caneta e papel, e vamos começar a mapear o caminho para a construção de um mundo incrível para sua história! 

1. Azgaar's Fantasy Map Generator

É uma ferramenta que cria mundos de fantasia com várias opções de personalização para você. Ele é executado através do navegador e não requer nenhuma instalação de software, ou seja não precisa se preocupar se ele irá rodar ou não no seu computador, inclusive você pode acessar pelo celular também, então não tem desculpa para não dar sua ao seu mundo. 


Ele também é gratuito e você pode usar mapas criados para qualquer finalidade, inclusive você pode vender suas criações, já que eles permite o uso comercial. Caso você queira dá para baixar uma versão para desktop e utilizar off-line, e evitar qualquer tipo de distração. 


Entre as opções predefinidas de camada você encontra os seguintes tipos de mapa: mapa político, mapa cultural, mapa das religiões, mapa das províncias, mapa dos biomas, mapa de altura, mapa físico, locais de interesse, mapa militar, emblemas, massa de terra pura. Porém, você pode criar algo totalmente personalizado para sua necessidade. 

O próprio site disponibiliza um tutorial bem completo de como você pode utilizar a ferramenta da melhor maneira possível. 

Clique aqui e acesse o site 

2. World Anvil 

É uma ferramenta super completa, ela possibilita não apenas a construção do mundo, mas também  o planejamento do seu livro. Nele você encontrará recursos como mapas, linhas do tempo e árvores genealógicas que ajudarão você a manter a história do seu mundo em ordem e podem ser vinculados a partir de quaisquer outras notas ou artigos que você escrever durante o planejamento. Todas as suas criações são pesquisáveis, o que significa que você pode recuperar essa informação crucial com apenas alguns cliques. Você pode criar mapa interativos e vincular suas cenas, personagens e cidades diretamente ao seu mapa, ou até mesmo vincule mapas a outros mapas. São inúmeras as possibilidades que você pode explorar dentro da ferramenta. 

Além disso, você também publicar sua história por lá e monetizá-la. 


Sabe quando bate aquele bloqueio criativo, você já colocou todas as nossas dicas em prática e ainda assim está sem ideias de como desenvolver sua história? O World Anvil pode te ajudar com isso. Ele apresenta vários prompts de construção de mundo que são perfeitos para dar aquele empurrãozinho quando a gente não consegue sair do lugar, inclusive você pode enviar seus próprios prompts  e ajudar outros escritores e criativos. As propostas se dividem nos seguintes temas: Edifícios, Caracteres, Condições, Documentos, Etnias,  Localizações Geográficas, Genérico, Itens, Leis (Naturais e Metafísicas), Idiomas, Materiais, Conflitos militares, Formações Militares, Mitos e Lendas, Organizações, Profissões, Prosa, Classificações e Títulos, Assentamentos, Espécie,  Feitiços e Habilidades, Tramas da história, Tecnologias e Ciências, Tradições e Rituais e Veículos. 



Diferente do  Fantasy Map Generator, o World Anvil apresenta  alguns planos pagos, onde quanto maior o valor pago, maiores são as vantagens disponíveis. Mas com  a versão gratuita você já conhece fazer várias coisas. 

Clique aqui e acesse o site 

3. Inkarnate

É uma plataforma de criação de mapas on-line que permite criar e gerenciar mapas de fantasia. Nesta ferramenta você pode criar mapas do mundo, mapas regionais, mapas de cidades e vilas, mapas de cena e isométricos, mapas de batalha e mapas interiores (aqui você pode dar asas a sua imaginação e criar casas, tavernas, esconderijos...).

Assim como o World Anvil,  o Inkarnate possuí um plano gratuito e alguns s planos pagos. 

Clique aqui e acesse o site


4. Roll for Fantasy

É um site dedicado a uma ampla gama de aspectos de jogos de mesa, bem como a escrita em geral. Nele você poderá encontrar além de um criador de mapas, um criador de masmorras, moedas, árvore genealógica,  roupasgerador de linguagem, DIY e muito mais. 

Esta ferramenta de criação de mapas permitirá que você crie um mundo inteiro totalmente único usando mais de 1400 imagens diferentes. Você poderá encontrar elementos naturais para a paisagem interior, como florestas, montanhas e colinas. Todos esses elementos podem ser arrastados se você habilitar esse recurso.



Comparado com as ferramentas anteriores, o Roll for Fantasy pode parecer simples, mas não se engane, ele traz várias opções gratuitas que podem enriquecer ainda mais a sua história. Assim como o World Anvil, ele apresenta um conteúdo voltado não apena apenas para a geração de mapas, mas também focado no desenvolvimento da escrita, como por exemplo: Escrevendo uma história dentro de uma história | Guia de criação de mapas | Guia de criação de tecnologia fictícia

Clique aqui e acesse o site



Espero que as dicas de hoje te ajudem na hora de dar vida a sua história! Nesse primeiro momento o objetivo é que você conheçam essas ferramentas, caso vocês queira que a gente traga mais detalhes de algumas delas é só deixar nos comentário.  Ah, e não se esqueça de compartilhar sua criação conosco quando sua história ficar pronta!

1 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)