8 dicas de como organizar uma rotina que lhe ajude no processo de escrita

Como você se organiza para escrever? Compartilhe a sua rotina (ou falta dela!) nos comentários.
(Imagem por Content Pixie, via Unsplash)


Muitos escritores reclamam da dificuldade de “parar, sentar e escrever” e acabam culpando o “bloqueio criativo” por não conseguirem colocar as ideias no papel. O importante, quando isso acontece, é tentar compreender por que motivos os textos não nascem:


Tabela que apresenta problemas e possíveis soluções de como lidar com o bloqueio criativo na escrita literária.
Bloqueio criativo: problema x possível solução.


O post de hoje é para falar desse último ponto e tentar levantar alguns caminhos para solucionar esse problema. Vamos lá? 

Saiba por que você escreve

Estabelecer uma rotina é algo muito pessoal. Não adianta eu vir aqui e falar quantas horas, palavras ou laudas um escritor deve criar por semana, porque isso vai variar de acordo com o tempo e com o estilo de vida que cada um tem. Entretanto, é importante ter consciência de como você encara a tarefa de escritor e por que você quer mantê-la constantemente em sua vida. Abaixo seguem alguns exemplos de modalidades de escrita, objetivos para cada uma delas, bem como possibilidades de local de publicação e frequência: 

Tabelas que apresentam alguns tipos e motivos de escrita.
Exemplos de motivos que levam alguém a escrever. Você começou por algum que não está na lista?
Deixe a sua razão nos comentários. ;)

Nota-se nos exemplos acima que a Escrita Curativa não tem cunho profissional; que o blog/site literário pode ou não ser um trabalho e que o projeto literário é um trabalho. Apesar de um não interferir diretamente no outro — nada impede do site se transformar em um portfólio ou de você usar um trecho do seu diário no seu livro — os níveis de comprometimento são distintos em cada uma dessa forma de escrita. Se você quiser se tornar um escritor profissional é importante ter a certeza de que o nível de responsabilidade com a escrita será maior do que aquele tido por alguém que só escreve por diversão.

Priorize tempo na sua agenda 

Se você resolveu que quer ser um escritor profissional, publicado por uma editora, com muitos leitores, é importante que você priorize a escrita em sua agenda semanal. Não estou falando aqui que você deve passar o dia todo escrevendo, porque sabemos que muitos escritores que nos acompanham se dividem entre ser escritor e ter outra profissão; contudo, é importante reservar um bloco de tempo — diário ou semanal — para escrever. Do mesmo jeito que você tem horas reservada para o seu outro trabalho / estudo, deve ter horas para a escrita. 

Separe uma hora por dia. Ou três no final de semana. Meia hora de manhã e meia hora à noite. Não importa como será, desde que funcione para você. No começo, agende o que der. Seja honesto consigo mesmo sobre isso. Depois, aos poucos, você vai ajeitando e ampliando essa janela. O importante é ter a reserva de tempo para começar. 

Escolha local e materiais adequados 

Escolher o local de escrita com carinho também é importante. Seu espaço pode ser um escritório, a mesa da cozinha, uma cafeteria ou biblioteca (depois do tempo de isolamento, claro). O importante é criar/estar em um ambiente que estimule a criatividade (não as interrupções). Prepare o espaço com o seu material de trabalho. É bacana que você faça uma lista de tudo o que vai precisar o momento da escrita. Minha sugestão de check list é:

Checklist com materiais para elaboração de escrita criativa.
O que você precisa para escrever? Conte nos comentários.

Lembrando que é importante que o espaço de escrita seja bem iluminado para que você não force demais os olhos. Também é legal ter uma cadeira confortável, porque ninguém merece as dores nas costas por ficar sentado demais. 

Escolha horários focando na sua energia

Já reparou que há momentos do dia em que você tem mais energia? Se for possível, faça com que o seu tempo de escrita coincida com o horário em que você tem esse pico de produtividade no dia. Provavelmente, isso ajudará a escrever mais em menos tempo. 

Avise as pessoas ao seu redor 

É importante deixar claro para todo mundo que conviver com você que a escrita é um trabalho e que — como qualquer outra tarefa de qualquer outra profissão — não deve ser interrompida. Quanto mais assertivo você for ao dizer isso, mais as pessoas o respeitarão e evitarão em te interromper. 

Fique offline 

Caso você não precise fazer nenhuma consulta sobre o que está escrevendo, fique offline. Isso vai ajudá-lo a não se distrair. A mesma postura vale para qualquer outra coisa que te distraia: jogos, músicas, passarinho cantando no jardim. Se estiver muito complicado para manter o foco, se levante e faça algo simples (como ir beber água ou ir ao banheiro) e depois volte a escrever. 

Tenha sempre um caderno em mãos 

Carregue consigo um caderno que funcione como “caixa de entrada” para receber novas ideias, insights, observações sobre qualquer aleatoriedade que lhe pareça relevante. Antes de começar a escrever, dê uma olhada nessas anotações e veja se algo lhe é útil para o momento (se for, faça uma pequena nota/marcação, para saber o que já foi usado ou não). 

Revise a sua rotina de escrita de tempos em tempos 

Eu vejo três pontos que são os principais motivos de se ter uma rotina: 

Lista com vantagens para organizar/ter uma rotina de escrita literária.
Principais vantagens de manter uma rotina de escrita.


A questão é que — principalmente no começo — nem sempre a gente planeja uma rotina que funciona. Entre se forçar a viver uma rotina que não está dando certo e replanejá-la, faça como o GPS e recalcule a rota. Veja quando deu totalmente certo e totalmente errado, analise se você reservou tempo demais (e ficou cansado) ou tempo de menos (e não foi suficiente). Tenha flexibilidade para reconhecer o que funciona ou não para você e mude caso necessário

Infográfico para download com 8 dicas de como organizar uma rotina de escrita
Para baixar o infográfico:
No computador: clique com o botão direito do mouse e escolha a opção "Salvar imagem como". Escolha o local e clique em "Salvar",
No celular: pressione sobre a imagem e escolha a opção "Fazer download da imagem".

Espero que eu tenha ajudado. Se ficou alguma dúvida, deixe aí nos comentários para que a equipe do Projeto Escrita Criativa possa lhe apoiar!

3 Comments

  1. Olá!
    Nessas últimas semanas a minha rotina virou de ponta a cabeça e não consigo mais definir um horário para escrita. Gostei das dicas e é muito bom poder organizar tudo bem certinho.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Então sobre a parte do "tipo e razão da escrita', fica um pouco difícil para mim saber onde me encaixo rsrs eu estou entre escrita criativa e projeto literário, por algumas instâncias: eu escrevo contos, minicontos e (penso em/tenho idéias para) romances, e futuramente quero sim ser escritora publicada, mas não agora como estudante de 14 anos. Como você acha que posso me organizar, (levando em conta a vida de estudante e a pouca disponibilidade diária de tempo)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catarina!
      Acho que você pode se organizar construindo portifólio, participando de concursos literários, por exemplo. E aproveitando as redes sociais para compartilhar esse tipo de trabalho. Indico o post mais recente do Projeto para você: https://www.projetoescritacriativa.com/2023/02/11-perguntas-que-escritores-devem-se-fazer.html

      Boa sorte na carreira :)

      Excluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)