Como criar conflito na sua história de 6 maneiras diferentes



De acordo com Robert Mckee “em uma história, nada se move para frente se não for através de conflito. ” Ou seja, toda história precisa de um conflito para manter o leitor interessando, é ele que dá vida à história e é a essência do storytelling.

Mas afinal o que é o conflito narrativo?

Conflito trata-se do momento em que ocorre uma oposição entre os elementos da narrativa, resultando na criação de um fio narrativo em uma história. É o elemento a partir do qual a progressão narrativa tem seu início e instiga o leitor em relação à história.

Agora que você já sabe o que o conflito significa vamos ver os 6 tipos de conflitos que existem em narrativas e como você pode usá-los.

1. Personagem X Personagem:

Este é o tipo de conflito mais utilizado por roteiristas e escritores. Nele basicamente temos o conflito principal entre duas pessoas ou dois grupos distintos. Por mais que a primeira ideia que vem à cabeça seja o bem contra o mal, nem sempre o conflito deixará tão claro quem é o herói e quem é o vilão.


Exemplos: Romeu e Julieta, de Willian Shakespeare, O silêncio dos inocentes, de Thomas Harris, O Feiticeiro de Terramar, de Ursula K. Le Guin


2. Personagem X Ele Mesmo:

Aqui, o inimigo do protagonista é ele mesmo. Ele precisa enfrentar seus próprios medos, traumas e inseguranças para conseguir se transformar ou, ele pode sucumbir a elas. Este conflito também pode ser expressado através de um dilema, onde o personagem precisa decidir entre opções igualmente boas ou más.


Exemplos: Crime e Castigo, de Dostoiévski – O Médico e o Mostro, de Robert Louis Stevenson - O gambito da rainha, de Walter Tevis


 Leia também: Como escolher um assunto/tema para um texto literário


3. Personagem X Sociedade:

Neste caso o personagem é vítima da sociedade, onde pode existir um confronto contra um governo opressor, um preconceito, a adaptação a culturas novas ou qualquer outro conflito que evidencie um padrão social. Esse tipo de conflito é bem comum em distopias.


Exemplos: 1984, de George Orwell – O Conto da Aia, de Margaret Atwood – Jogos Vorazes, de Suzanne Collins.

 

4. Personagem X Natureza:

Uma catástrofe natural, um animal selvagem ou qualquer adversidade imposta pela natureza que muda a vida do personagem.


Exemplos: O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway -  Moby Dick, de Herman Melville - Livre, de Cheryl Strayed

 

5. Personagem X Tecnologia:

Neste tipo de conflito os avanços tecnológicos são retratados como um inimigo. A tecnologia é utilizada muitas vezes para evidenciar um conflito maior do que ela própria, muitas vezes ligado à própria sociedade.


Exemplos: Frankeinstein, de Mary Shelley – Eu, Robo, de Isaac Asimov - Ex Machina, de Alex Garland.


6. Personagem X Sobrenatural:

Aqui o conflito tem como fonte algo sobrenatural, ou seja, faz parte de forças inexplicáveis que não possuem origem humana. Podem ser monstros, criaturas mitológicas, forças desconhecidas, por exemplo.


Exemplos:  It – A coisa, de Stephen King – Stranger Things, de Gwenda Bond - Odisseia, de Homero.


 Você pode gostar também de: Foco Narrativo: o que é, tipos e exemplos 


Para finalizar gostaríamos de saber qual desses tipos de conflito é o seu favorito?


 

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)