Envio de livros: o passo a passo do registro módico

Foto por Klára Vernarcová, via Unsplash.


Olá, escritores! 
Publicar livro de modo independente é um processo que envolve muitos conhecimentos: desde como contratar profissionais da cadeia do livro até como fazer com que os nossos livros cheguem aos seus leitores. Sempre que tocamos neste assunto as pessoas (incluindo editores de editoras menores) nos perguntam como enviar livros de forma mais barata e segura. Por isso, viemos aqui contar para vocês um pouco sobre o registro módico.

O que é o registro módico?

Esta forma de envio foi criada pelos Correios (no Brasil) para que autores e editoras possam enviar livros e material didático de forma que seja até 50% mais barata do que o registro comum. Essa diferença se dá porque, conforme anuncia o próprio blog dos Correios, 

a solução não cobra pela distância, mas pelo peso: um envio de livro para outro Estado custa o mesmo que para alguns quarteirões de distância. (Correios

O bacana dessa forma de envio é que, além de ser barata, ela oferece um código de rastreio que nos permite acompanhar por onde o livro anda, se o leitor já recebeu o pacote ou não.

Como fazemos para enviar os nossos livros?

✏️ Antes da postagem

É simples. Basta fazer o embrulho normalmente, colocando de um lado da caixa/envelope o nome e o endereço completo do destinatário (quem vai receber) e do outro os dados do remetente (quem envia). Lembre-se que nos endereços é importante colocar o CEP e o nº do local de entrega (sem essas informações, o livro não será entregue!).

No lado do destinatário, é preciso escrever a seguinte informação:

Impresso fechado. Pode ser aberto pela ECT.

Ainda no lado do destinatário, prenda com uma fita adesiva o Formulário de Declaração de Conteúdo. Essa ficha vai explicar o que há dentro do pacote. É possível pedir o formulário no guichê dos Correios (e fazer o preenchimento na hora da postagem) ou já levar tudo pronto. Para baixar a declaração, basta clicar aqui. Como a ficha é grande, você pode colá-la dobrada no envelope.


Cada pacote deve ter apenas uma ficha (como vocês podem ver acima, nota-se que há espaço para colocar informação de mais de um livro, caso o pacote tenha várias obras).

💌 Na hora da postagem

Chegando na agência dos Correios, basta informar a postagem é em Registro Módico. A funcionária devolverá um recibo com um código de rastreio para cada CEP postado. É possível tanto enviar esse código para o leitor que comprou o livro, quanto para o autor/editora acompanhar por onde o livro anda.

📳 Depois da postagem

Recomendamos que vocês: 1. enviem o código de rastreio para cada leitor que receberá o livro (isso passa credibilidade!); 2. baixem o app dos Correios e coloquem os códigos de rastreio de cada pacote lá, porque o aplicativo avisa quando o pacote saiu para a entrega e quando foi entregue.


Lembrando que...

Esse registro é apenas para livros e material didático. A agência não fará o envio de outros materiais de modo módico. Para outros materiais, sugerimos que vocês consultem outras formas de envio em: correios.com.br/enviar.

Esperamos que esse passo a passo tenha ajudado. 😉

9 Comments

  1. Gosto do registro módico por ser barato e gostei desse post explicativo.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Informações de grande valia. Agora eu também soube que existe uma tabela atualizada (2023). Gostaria de saber como faço pra ter acesso? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nivaldo. Nós verificamos no site do correio e a ficha ainda é a mesma citada no post.
      Desejamos bons envios :)

      Excluir
  3. Olá. Gostaria de saber se as informações do remetente e destinatário podem ser impressas em etiqueta ou se devem ser escritas a mão, por favor. Eu posso vender um livro e fazer a entrega por meio do registro módico? Por isso estou fazendo essa pergunta. Seria muito custoso ter que escrever os dados a mão em todos os livros. Grato e parabéns pela página.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As informações de destinatário e remetente ser impressas tanto em etiquetas, quanto diretamente no envelope. Você também pode digitar a declaração de conteúdo (e depois assinar à mão). Sobre vender e postar como módico, sim. Desde que seja livros, o correio não quer saber se é venda, presente etc. A única coisa que é importante é que tudo que esteja dentro do envelope esteja listado na declaração de conteúdo. O registro módico é só para livros, se no pacote tiver outros itens, você vai ter que preencher a declaração de conteúdo e postar de outra forma (PAC, Sedex etc.). Lá na agência dos correios, eles informam qual é melhor valor e prazo de entrega.

      Excluir
  4. Boa tarde, gostaria de saber se caderneta para anotação de curso online é considerado material didático e pode ser enviada por registro módico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, cadernetas de anotações podem ser enviadas. Do site dos Correios: Impresso. Utilizado para o envio de livros, revistas, guias, anuários, boletins, catálogos e jornais segmentados, com possibilidade de gerenciamento de informações gerenciais via WEB. https://www.correios.com.br/enviar/marketing-direto/saiba-mais-nacional (o nome do serviço é IMPRESSO, pode ser agregado outro serviço que o REGISTRO MÓDICO para ter um rastreamento da remessa, R$ 3,70)


      Utilizado para o envio de livros, revistas, guias, anuários, boletins, catálogos e jornais segmentados, com possibilidade de gerenciamento de informações gerenciais via WEB.

      Excluir
  5. OBRIGADO FERNANDA RODRIGUES PELO CONHECIMENTO COMPARTILHADO.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)