13 ideias relacionadas a livros para se fazer quando não se tem vontade de escrever

Imagem por Jonathan Borba, via Pexels.


Olá, escritores!

Às vezes, nós passamos por momentos meio turbulentos seja porque a vida está corrida, seja porque nos sentimos sem ideias ou sem ânimo para começar um texto ou para dar continuidade no projeto do nosso livro. Quando este momento bate à porta, eu costumo dizer para os meus alunos o que o importante não parar ou desistir, o importante é se manter em movimento ao redor da escrita. E como se manter em movimento? Neste artigo trago 13 sugestões de ideias relacionadas a livros para se fazer quando não se tem vontade de escrever. Vamos lá?

Vem conhecer a nossa lista!


1. Criar um jardim das citações

Separe um espaço na sua casa (pode ser grande, como um mural ou uma parede, ou pequeno, como um potinho). Escreva ou imprima as suas citações favoritas ou frases de escritores que você admira. Decore o seu mural ou a sua parede, o dobre-as e coloque-as no potinho. Este espaço tem o objetivo de servir como inspiração e motivação para a sua escrita. Quando você estiver desanimado, pode reler as frases. ;)


2. Memorizar um poema ou um trecho do seu livro preferido

Numa época em que quase ninguém sabe nada de cor, que tal treinar o foco e a memória decorando um trecho do seu livro preferido? Você pode se divertir fazendo isso e, depois, gravar um vídeo para as suas redes sociais ou participar de um sarau em que apresente esse texto. Você também pode mandar essa leitura para algum amigo que também ame literatura.


3. Fazer marcadores de páginas para dar de presente

Desenhar, pintar, escrever, fazer colagens. Tudo isso ajuda a ter mais ideias. Então é possível fazer marcadores de página para enviar aos amigos, doar em bibliotecas ou escolas. Distribuir por aí. Alguns escritores gostam de ter marcadores de página que funcionem como cartões de visita, com informações de como ser encontrados, a exemplo de site, redes sociais e e-mail. Sendo assim, esses marcadores também podem ser um jeito carinhoso e divertido de divulgar o próprio trabalho.

4. Recriar a capa do seu livro preferido

Ainda nesta leva de desenhar, pintar, colagens etc. Você pode recriar a capa do seu livro preferido. No YouTube há vários tutoriais de pessoas que já fizeram isso (incluindo pessoas que mudaram a encadernação). Pode ser um bom jeito de repensar a arte e a forma que o livro comunica a história.

5. Ilustrar uma passagem de um livro que você goste muito (ou uma cena que você já tenha escrito)

Se você fosse ilustrar uma passagem de um livro que você ama ou parte do livro que você está escrevendo, que já está em andamento, como seria? Quais cores? Qual tipo de traço? Como seria o espaço/cenário? Que tal colocar tudo no papel?

Já salva esta imagem para não esquecer.


6. Gravar a leitura de um texto seu e postar nas redes sociais

Sabe aquele texto que está no seu rascunho, no seu blog/site ou no livro que já foi publicado? Que tal fazer a leitura dele e colocar nas redes sociais? Assim, você se coloca em contato com o que já escreveu e ainda divulga o seu trabalho.


7. Visitar uma biblioteca

Muitas vezes quando estamos sem ideias é porque alguma informação falta. Apesar de pesquisar na internet ser infinitamente mais fácil, visitar uma biblioteca pode ser muito mais inspirador. Primeiro porque tem o fator sair de casa e prestar a atenção no mundo. Segundo porque estar em meio a livros é um movimento completamente diferente do que estar em frente a uma tela. E, por fim, quando pesquisamos na internet, muitas vezes recebemos apenas o resultado esperado, mas quando estamos andando entre os livros da biblioteca, descobrimos o inesperado. Sempre tem uma lombada de um assunto diferente que nos chama a atenção, sempre tem alguma obra em destaque. Além disso, bibliotecas costumam ter revistas e jornais impressos, o que também trazem uma experiência diferente do que ler na tela, e o ambiente mais calmo possibilita que foquemos mais do que nos outros lugares.


8. Escrever uma carta para alguém, recomendando um livro

Quanto tempo faz que você não escreve uma carta e não posta no correio? (Dependendo da sua idade, talvez você nunca tenha feito isso!) Escrever uma carta à mão e enviá-la via correio pode ser algo divertido. Se você não souber sobre o que falar, pode recomendar o seu livro preferido, um livro que tenha marcado ou o último livro que leu para alguém. Também é possível fazer o oposto: escrever uma carta para salvar o seu amigo de perder tempo lendo um livro muito ruim! 


9. Mandar uma mensagem para o seu autor preferido

Em tempos de redes sociais, é legal saber que vários dos nossos autores preferidos estão ao alcance de uma mensagem. Sendo assim, que tal enviar uma mensagem para aquele escritor que mudou a sua vida? Pode ser que esse autor (ou a equipe dele, caso tenha) leia e te responda. Pode ser que você não tenha uma resposta, mas o importante é tentar. Na maior parte das vezes, escritores amam saber o que os leitores pensam do seu trabalho. Fora que espalhar elogios em tempos tão críticos é sempre bem-vindo.


10. Ir a um lugar com natureza para ler 

Em eras tão agitadas, é fácil perder o contato com a natureza. Separar um tempo para ler pode ser mais prazeroso se nós fizermos isso em meio à natureza. Campo, praia, parque, praça, jardim. O que estiver mais fácil serve. Pegar uma garrafa de água, passar protetor solar, pegar uma canga/toalha e se sentar na areia ou na grama e ler. Isso é uma experiência revigorante!


11. Cozinhar alguma receita vista em livros

Em alguns livros, personagens cozinham ou têm comidas preferidas. Que tal fazer as receitas desses livros? Dependendo do que for feito, dá até para levar o que cozinhou para a leitura no meio da natureza (do item anterior).


12. Editar/revisar os seus escritos

Enquanto a ideia nova ou jeito mais adequado da continuidade do seu livro não surgem, uma forma de continuar trabalhando no projeto é editando e revisando o que já está escrito. Este trabalho pode ser feito desde a estrutura mais macro, como ver se tem algum furo na narrativa, a coisas mais micro, a exemplo de pontuação e ortografia.


13. Organizar tudo o que já escreveu

Computador, celular e drive de quem escreve costumam ser uma loucura. Aproveitar os momentos mais desanimados da escrita para organizar os arquivos costuma ser ótimo porque às vezes nos defrontamos com um texto inacabado ou com uma ideia que nos motiva a retomar a escrita. Isso também vale para quem escreve à mão e tem vários cadernos ou folhas soltas. Organizá-las e catalogá-las também proporciona esses achados. Além disso, pode haver algum texto nesses arquivos que podem ser enviados para concursos culturais e editais ou que podem ser publicados no site/blog ou nas redes sociais.

Que tal salvar a imagem no seu Pinterest?


Gostou das dicas? 

Agora é a sua vez! Nos conte nos comentários: o que você faz quando não tem vontade de escrever para recuperar o ânimo?




Leia também:

1 Comments

  1. Oi.
    Amei saber as dicas do que podemos fazer, amei fazer marcadores de páginas, curtir um tempo assistindo algo ou vendo o sol nascer.
    E diversas dicas maravilhosas.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)