Como ser uma pessoa mais criativa em 5 passos


Olá, escritores!

No post de hoje reunimos 5 passos que te ajudarão na jornada de ser uma pessoa mais criativa.  Inclusive já falamos anteriormente  aqui no blog sobre como ser uma pessoa criativa, então vale a pena dar uma olhada, caso tenha interesse, confira aqui. Agora sem mais delongas vamos ao que interessa. 


1. Seja curioso (a) 


É exatamente isso que você leu, seja curioso (a).  Uma mente curiosa tem sede de conhecimento e levanta vários questionamentos sobre os mais diversos assuntos que quase sempre levam a uma nova descoberta, ou seja, o simples processo de perguntar "por que" oferece uma ferramenta incrivelmente útil para expandir a perfectiva em relação a situação/problema que você está lidando e assim enxergar novas possibilidades de soluções para ele.  Como disse Steve Jobs: "Criatividade é a arte de conectar ideias."


2. Tenha a mente aberta


De nada adianta ser uma pessoa curiosa, se você não se abrir para novas possibilidades. Albert Einstein disse que “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”, e é exatamente isso. Precisamos estar abertos a questionar tudo, inclusive nossas certezas, fazer novas conexões,  aceitar mudanças, nos permitir receber inspiração, arriscar, experimentar o novo e redescobrir o antigo.  Só assim quebramos preconceitos e conseguiremos explorar o novo e criar novas ideias!

A criatividade exige que sejamos flexíveis para nos adaptarmos e acharmos soluções para os desafios que surgirem em nossa jornada criativa. 


3. Esteja presente

Qualquer criação, não importa de que tipo seja, se faz no presente. Ainda que seja algo que só vá ficar pronta daqui alguns meses ou anos, ela começa agora. A pessoa criativa não perde todo o seu tempo sonhando com o futuro ou relembrando o passado, porque está ocupado criando no presente. Sua atitude de estar sempre em busca de inspiração exige que esteja atento ao que acontece à sua volta todos os dias. 

Cada vez mais no ambiente de trabalho são enfatizados o planejamento e a preparação para o futuro, em vez da experimentação do presente. Esse tipo de pressão externa, faz com que nossa curiosidade e criatividade naturais sejam bloqueadas enquanto nos esforçamos para fazer o que se espera de nós. 

Como dizia o famoso inventor americano Alan Kay: "A melhor forma de prever o futuro é inventando-o". Somos todos inventores do nosso próprio futuro, e o criamos todos os dias vivendo o presente e nos tornando conscientes das nossas escolhas hoje. 


4. Tenha esperança

É preciso ter esperança para imaginar o que não existe, mas poderia existir. Precisamos parar de nos cobrar tanto para criar algo digno de um Nobel, e aproveitar as pequenas experiências cotidianas e acreditar que aquilo que estamos fazemos por menor que seja vale a pena. No processo criativo, ter esperança é uma das peças fundamentais para continuar e não desistir. Um bom resumo desse tópico é a aquela famosa frase das redes sociais: "Foco, Fé e Força". 

Precisamos ter foco no presente, ter fé no que estamos criando e força para não desistir quando as coisas ficarem difíceis.  


5. Cultive sua autoestima 


Já falamos aqui no blog sobre como vencer a insegurança na hora de escrever e a importância do autoconhecimento. Agora chegou o momento de falarmos um pouco sobre como a  autoestima é fundamental para ser uma pessoa mais criativa. 

Para que qualquer coisa possa acontecer, primeiramente precisamos acreditar que ela é possível, ou melhor dizendo, que nós somos capazes de torna-la realidade. Quando pensamos que não somos capazes, criamos mecanismos de autossabotagem, criando desculpas que nos levam a nem tentarmos. Quem aqui já sofreu com a síndrome do impostor? Muitas vezes durante nossa jornada criativa nos comparamos com as conquistas alheias, mas não como uma forma de inspiração, e sim como uma forma de confirmar que não somos dignos de tentar, que somos inferiores ou que nunca iremos fazer algo tão bom. 

A criatividade é feita de tentativas e erros. Por isso, é preciso se permitir errar e ter confiança para se aprender com os erros, se levantar e tentar novamente.  Nem sempre a primeira ideia será a melhor, mas se você se permitir tentar novamente e se abrir para as possibilidades é bem provável que nas próximas tentativas  um diamante bruto pode surgir! 


Agora conte pra gente como é seu processo criativo? Qual sua rotina pra se tornar uma pessoa mais criativa?  
 



0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)