11 perguntas que escritores devem se fazer que vão além da escrita

Foto de Towfiqu barbhuiya, via Unsplash.


Olá, escritores!

Às vezes nós estamos tão focados em escrever e terminar o nosso livro, que nos esquecemos que nossa carreira vai um pouco além da escrita. Isso se dá principalmente quando somos autores independentes e temos que pensar em nossa profissão de modo mais global. Sendo assim, trouxemos no post de hoje algumas perguntas que podem nos ajudar a nos preparar para ter mais leitores. 


Reflexão a ser feita

1. Eu tenho uma rede de leitores? Quando eu lançar o meu livro, já terei público para me ler?

2. Como eu estou construindo essa rede de leitores?

3. Como eu posso gerar curiosidade nos meus leitores antes do lançamento do meu livro?

4. Eu tenho dinheiro para lidar com todos os custos do lançamento de um livro (revisor, diagramador, capista, impressão, aluguel do local de lançamento, fotógrafo etc.)? Se não tenho, como posso me organizar para ter? 

5. Eu tenho todos os paratextos (minibiografia, sinopse, texto de orelha, prefácio/posfácio etc.) do meu livro?

6. Como eu pretendo publicar: em uma editora pequena, em uma editora grande, sozinho? Qual é o grau de participação dessa editora no lançamento do meu livro?

7. Eu tenho uma equipe de apoio para o dia do evento de lançamento? Tenho dinheiro para contratar essas pessoas? Tenho familiares e amigos que possam me ajudar nesse dia?

8. Depois que eu lançar o meu livro, o que posso fazer para divulgá-lo? Como posso falar do meu trabalho sem perturbar as pessoas ao meu redor? 

9. Como eu posso fazer a transição da divulgação do meu livro publicado para o próximo?

10. Como eu posso sistematizar os dados das vendas do meu livro depois de lançado?

11. Como os dados de vendas do meu livro pode me ajudar a alavancar a minha carreira? 


Plano de ação



A ideia é que, após responder a essas perguntas, nós possamos traçar um plano de ação que seja efetivo e eficiente. Para facilitar, seguem algumas sugestões:

  • Agrupar as respostas em categorias. Algumas sugestões de agrupamento são: antes, durante e depois do lançamento; criação, equipe/relacionamento, finanças; produção, marketing, resultados;
  • Crie um fluxo de trabalho com datas e prazos. Assim você evitará procrastinar;
  • Dentro desse fluxo, separe um momento de replanejamento e avaliação ao longo de cada etapa. Assim, ficará mais fácil saber onde tem furos e corrigi-los.

Pensar em tudo isso ajuda a fazer melhores escolhas e evita frustrações (de escolher os profissionais errados ou de não ter público depois que todo o trabalho foi realizado). 



Agora é com vocês

Vocês já pensaram nos pontos acima? Tem alguma experiência boa ou ruim envolvendo alguma dessas reflexões? Gostaria que a equipe do Projeto Escrita Criativa falasse sobre algum desses pontos de forma mais aprofundada? Compartilhe a sua opinião nos comentários deste post.


Leia também:

 

3 Comments

  1. Gostei bastante. Para quem é marinheiro de primeira viagem, muitos dos pontos de atenção descritos certamente passariam despercebidos.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: vocês poderiam falar sobre como criar um pseudônimo, onde o registrar etc.? Eu já li artigos que dissertam sobre as vantagens e desvantagens de publicar uma obra com um pseudônimo, mas encontrei poucos artigos práticos que explicam como se registra um pseudônimo de forma segura, assegurando-se os direitos autorais, patrimoniais e preservando-se a identidade do autor com sigilo.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Com muita organização e planejamento com certeza a edição de um livro sai. Muito esforço e cada pergunta dessa do seu post é importante para saber se o processo está completo.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)