Tudo o que vocês precisam saber sobre o Camp NaNoWriMo

Vocês já conhecem o Camp NaNoWriMo?

Olá, escritores!

Vamos conhecer mais um desafio de escrita? Dos mesmos criadores do NaNoWriMo, em abril e em julho temos as edições do Camp NaNoWriMo em que, assim como ocorre no evento principal, a proposta é trabalhar em um texto todos os dias. 



Ao contrário do NaNoWriMo de novembro, que é focado na escrita de um romance, no Camp é possível trabalhar em qualquer projeto criativo. Pode-se desenvolver primeiros rascunhos, revisões, roteiros, contos, crônicas e poemas, tudo isso é oficialmente bem-vindo.

Já salvem para não esquecer!

Como participar do Camp NaNoWriMo

Assim como acontece em novembro, para participar do Camp NaNoWriMo, os autores que nunca tenham participado do NaNoWriMo ou do Camp devem se cadastrar no nanowrimo.org. Feito o login no nanowrimo.org, basta clicar em Join Camp Nanowrimo e cadastrar o seu projeto. O processo é o mesmo do NaNoWriMo, com a diferença que ao invés de ter uma meta estabelecida, o autor escolhe o quanto vai escrever no Camp. Cada escritor também pode começar um projeto novo ou trabalhar em um em que já tenha começado.


Saiba mais: leia o passo a passo de como se cadastrar no site oficial.


Estabelecendo a sua meta do Camp NaNoWriMo

O site oficial só aceita metas em número de palavras. Sendo assim, cada escritor terá que fazer o cálculo de quantas palavras pretende escrever/revisar/editar em abril. Há vários métodos para chegar nesse número.

Que tal salvarem no Pinterest para se lembrarem disso no futuro?

Metas por tempo de escrita

1. Alguns autores preferem pensar em tempo cronológico para escrever. Então, essas pessoas devem definir quanto tempo levam escrevendo cada palavra do texto. Para isso, propomos um exercício: coloquem no cronômetro 1 minuto e comecem a escrever. Veja quantas palavras nasceram ao final desse tempo. Suponhamos que tenham sido 20. Agora multipliquem esse número de palavras pelo tempo diário de escrita que terão para escrever: 20 palavras x 30 minutos por dia = 600 palavras diárias. Levando em consideração que o mês de abril tem 30 dias. 600 x 30 = 18000. Essa será a meta total do Camp.

2. No site do Camp, a orientação dada é considerar uma palavra por minuto. Então, 60 minutos X 30 dias = 1800 minutos. Logo a meta seria de 1800 palavras.


Metas por número de páginas

1. Uma página A4 de Word, em Calibri, tamanho 11 (formato padrão), tem em média 570 palavras. Se um autor tem como meta escrever 4 páginas por dia, faça a multiplicação: 4 X 570 = 2280. Ou seja, esse escritor terá como meta diária 2280 palavras. 2280 palavras diárias multiplicadas pelos 30 dias do mês de abril, totaliza a meta mensal de 68400 palavras no projeto.


Leiam também: 10 posts do Projeto Escrita Criativa que podem te ajudar a se preparar pro NaNoWriMo


2. O site oficial do Camp sugere que a quantidade de palavras de uma página (A5) é de 250 palavras, então é possível ver quantas páginas se quer trabalhar e multiplicar a quantidade de páginas por 250. (Como dito acima, caso esteja trabalhando com uma página A4, a média é de 570 palavras por página).

Metas por partes de um projeto ou por um projeto inteiro

Para os escritores que vão trabalhar em um texto que já está escrito, uma opção é selecionar o texto que será trabalhado e ver quantas palavras ele tem. Pode-se usar o número total de palavras ou apenas de uma parte do trabalho. Divida esse número total por 30 (dias de abril) para saber qual será a sua meta diária.

Orientações oficiais. Fonte: nanowrimo.org

Compartilhe o processo

Banner oficial do Camp NaNoWriMo 2023, por Elizabeth Gross. 
Fonte: nanowrimo.org

Há várias formas de compartilhar como está o seu processo de trabalho no Camp. Listamos abaixo algumas delas:

1. É possível interagir com outros escritores a partir dos fóruns que existem dentro do site oficial (há fóruns em português). 
2. Fale sobre os seus processos nas suas redes sociais e no seu blog/site. Na página do Camp NaNoWrimo, há banners/flairs (elaborados pela artista Elizabeth Gross) para serem usados nas redes sociais. 
3. Além disso, o perfil @nanobroficial organiza eventos virtuais no Discord. Por fim, fiquem de olho lá no nosso canal e no nosso Twitter porque sempre tem lives de escrita e sprints de escrita nessas redes. 😉

Prontos para divulgarem os seus trabalhos?





0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)