Biblioteca Criativa: 5 livros que vão te ajudar na criação de personagens


 Olá escritores!


Hoje vamos indicar 5 livro que vão ajudar vocês na hora de desenvolver sua história e criar bons personagens.  Para quem está chegando e ainda não conhece ou acabou deixando passar despercebido nossa Biblioteca Criativajá indicamos aqui no blog 5 livros sobre criatividade que são perfeitos para aprender mais sobre o assunto e ajudar a lidar com o terrível bloqueio criativo. Então não deixem de conferir também! 

Bom voltando ao assunto, há quem acredite que não existe fórmula mágica se criar uma boa história, outros já discordam dizendo que existem sim alguns passos e truques que seguidos de maneira correta trazem bons resultados. Será que existe um lado correto? Leia as nossas sugestões e tire as suas próprias conclusões. 😉



O Herói de Mil Faces


Escrito por: Joseph Campbell 
Editora: Pensamento
Páginas: 416
Sinopse: Apolo, Thor, Buda e outros numerosos protagonistas das religiões, das mitologias, dos contos de fada e do folclore universal representam simultaneamente as várias fases de uma mesma história. O relacionamento entre seus símbolos atemporais e os detectados nos sonhos pela moderna psicologia profunda é o ponto de partida da interpretação oferecida por Joseph Campbell, reconhecidamente um dos maiores estudiosos e mais profundos intérpretes da mitologia universal, nesse clássico obrigatório para compreender esse monomito que é a jornada do herói.


 The Heroine’s Journey: Woman’s Quest for Wholeness

Escrito por: Maureen Murdock 
Editora: Shambhala Publications
Páginas: 213
Sinopse: Este livro descreve a busca da mulher contemporânea por totalidade em uma sociedade na qual ela foi definida de acordo com os valores masculinos. Baseando-se em mitos culturais e contos de fadas, antigos símbolos, deusas e nos sonhos das mulheres contemporâneas, Murdock ilustra a necessidade - e a realidade de - valores femininos na cultura ocidental hoje. (Tradução livre)
Curiosidade: Em 1990, Maureen Murdock publicou “The Heroine’s Journey: Woman’s Quest for Wholeness”, como uma resposta ao modelo de Joseph Campbell. Para ela o modelo criado por Campbell falhou em abordar a jornada específica das mulheres contemporâneas. Então em seu livro ela apresenta como seria ao seu ver a jornada das heroínas. 




O despertar do herói


Escrito por:  Carol S. Pearson
Editora: Pensamento
Páginas: 360
Sinopse: Neste livro corajoso e original, Carol S. Pearson mostra que a busca heróica não é apenas para certas pessoas em circunstâncias especiais. Quando exploramos os inúmeros caminhos heróicos que nos estão disponíveis a cada ponto da nossa vida, o programa inovador da autora nos permite viver heroicamente ativando e aplicando os doze arquétipos em nossas vidas, nos processos de desenvolvimento interior, de transformação do mundo e na procura de integração. Os doze arquétipos, aqui desenvolvidos, são guias interiores que podem nos ajudar a: preparar para a jornada, aprendendo como ser membros bem-sucedidos da sociedade; iniciar a busca de integração, através da descoberta dos mistérios da alma humana; e transformar nossa vida como resultado de reafirmarmos nossa condição e poder pessoal singulares. Escrevendo para pessoas que buscam realizar seu pleno potencial e para profissionais envolvidos na tarefa de fortalecerem espiritualmente seus clientes, Pearson mostra como as jornadas diferem em termos de idade, sexo e de formação cultural das pessoas que a fazem, e como os arquétipos ajudam a despertar as capacidades da psique humana. Um teste exclusivo de diagnóstico, o Indice de Mitos Heróicos, e exercícios foram incluídos ao longo do livro no sentido de nos ajudar a compreender e a despertar nossos guias interiores.

Neste livro Carol S. Pearson subdivide ainda mais a ideia do Herói em arquétipos (Inocente, Órfão, Mártir, Caminhante, Guerreiro, Protetor, O que Busca, Amante, Destruidor, Criador, Governante, Mágico, Sábio, Bobo), e dá gráficos do progresso emocional de cada um deles. Se tornando assim um bom guia para um entendimento psicológico mais profundo do herói, em suas múltiplas facetas. 




 Arquétipos e o inconsciente coletivo Vol. 9/1: Volume 9


Escrito por: C.G. Jung
Editora: Vozes
Páginas: 456
Sinopse: Uma das teorias mais conhecidas de C.G.Jung é a ideia dos arquétipos e de seu correlato, o conceito de inconsciente coletivo. Para Jung, o inconsciente coletivo é um segundo sistema psíquico da pessoa. Diferentemente da natureza pessoal de nossa consciência, ele tem um caráter coletivo e não pessoal. Jung o chama também de 'substrato psíquico comum de natureza suprapessoal', que não é adquirido, mas herdado. Consiste de forma pre-existentes, arquétipos, que só se tornam conscientes secundariamente. Este volume contém trabalhos dos anos 1933-1955. Os três primeiros capítulos são fundamentações teóricas. Seguem capítulos descrevendo arquétipos específicos, um estudo sobre a relação dos arquétipos com o processo de individuação, bem como trabalhos com material tirado da prática psicoterapêutica do autor.



A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores


Escrito por: Christopher Vogler
Editora: Aleph
Páginas: 488
Sinopse: Em 1949, no clássico O herói de mil faces, o estudioso Joseph Campbell conceituou a chamada Jornada do Herói: uma estrutura presente nos mitos e replicada em todas as boas histórias já contadas e recontadas pela humanidade. Em A Jornada do Escritor, Christopher Vogler faz uma detalhada e esclarecedora análise desse conceito, tomando como base diversos filmes importantes. Resultado de anos de estudo sobre mitos e arquétipos, somados à experiência de Vogler na indústria cinematográfica norte-americana, esta edição, revisada pelo autor, é uma obra de referência fundamental não apenas para quem deseja escrever boas histórias – bebendo da fonte dos mais belos e fascinantes mitos já criados pela mente humana –, como para quem quer entendê-las melhor, relacionando-as à própria vida.


Você conhece mais algum livro sobre o assunto que merecia fazer parte desta lista? Deixe a sua sugestão nos nossos comentários!




1 Comments

  1. Adorei ler seu artigo! Muito bom mesmo, vou salvar em meus sites favoritos para ler todo final de semana.

    luckypatcher.app.br brasil aqui

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)