Biblioteca Criativa: O Herói de Mil Faces, Joseph Campbell

 


O Herói de Mil Faces de Joseph Campbell é conhecido como a bíblia sagrada de todo escritor, já que é a partir dele que surgiu a tão famosa “fórmula” para escrever livros chamada de “A jornada do herói”, aliás, já comentamos sobre elas nesses dois posts: “Escrevendo um romance: a psicanálise por trás da Jornada do Herói” e “A Jornada do Herói.

Se você é escritor e ainda não conhece A Jornada do Herói, recomendamos a leitura dos posts mencionados, mas se você já a conhece e não leu o livro do Joseph, há muito mais por detrás da jornada. Muitos também leem diretamente o livro do Vogler com a teoria mais atualizada e resumida, voltada para a escrita de roteiros do mundo cinematográfico.  

Em seu livro, Joseph Cambpell não só conta para a gente sobre as etapas e características dos personagens que aparecem na jornada (arquétipos), ele faz todo um estudo pelas diferentes mitologias ao longo da história comparando pontos em comum e o motivo de terem perdurado no tempo.

Além desse caminho histórico desde mitologias gregas a mitologias asiáticas, o autor também traz muito da psicanálise para o que ele chama de monomito ou “A Jornada do Herói”. Com um apoio muito grande das ideias de Freud em geral e principalmente relacionadas ao “Mito do pai da ordem primeva” presente em sua obra Totem e Tabu, e também do  simbolismo de Jung relacionado aos arquétipos e sonhos, Joseph faz da sua obra um marco importante para o entendimento das mitologias e histórias.

“O sonho é o mito personalizado e o mito é o sonho despersonalizado; o mito e o sonho simbolizam, da mesma maneira geral, a dinâmica da psique. Mas, nos sonhos, as formas são destorcidas pelos problemas particulares do sonhador, ao passo que, nos mitos, os problemas e soluções apresentados são válidos diretamente para toda a humanidade.”
Foto por Sara de Interesses Sutis

 Campbell não fala somente sobre a “fórmula de sucesso para escrever um livro”, ele entra no mais profundo das histórias e mitos antigos, entendendo como a sociedade funciona, como as pessoas podem se relacionar com aquilo e quais são as características que mais chamam atenção em uma história. Como a sociedade como um todo compartilha certos símbolos, leis e tradições. E como estamos todos interligados de maneira inconscientes às histórias que nos contam.

O livro traz muitas referências e grandes ensinamentos de mitologias, psicologia, filosofia e antropologia. Trazendo questões que muitas vezes são abordadas somente dentro dessas áreas de maneira separada, no livro, ele junta as diferentes visões relacionando-as e trazendo para a literatura.

“O intelectual moderno não encontra dificuldades em admitir que o simbolismo da mitologia se reveste de um significado psicológico. Está fora de dúvidas, especialmente depois do trabalho dos psicanalistas, que tanto os mitos compartilham da natureza dos sonhos, quanto os sonhos são sintomáticos da dinâmica da psique.”

Esse livro é um estudo profundo da humanidade para levá-la à sua representação através de palavras.


 

Sinopse: O Herói de mil faces 
Autor: Joseph Campbell
Editora: Pensamento
Páginas: 416
Sinopse: Apolo, Thor, Buda e outros numerosos protagonistas das religiões, das mitologias, dos contos de fada e do folclore universal representam simultaneamente as várias fases de uma mesma história. O relacionamento entre seus símbolos atemporais e os detectados nos sonhos pela moderna psicologia profunda é o ponto de partida da interpretação oferecida por Joseph Campbell, reconhecidamente um dos maiores estudiosos e mais profundos intérpretes da mitologia universal, nesse clássico obrigatório para compreender esse monomito que é a jornada do herói.

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)