Vozes que Inspiram: Mergulhe na Literatura Brasileira Escrita por Mulheres



Em abril, celebramos duas datas importantes: o Dia Mundial do Livro, em 23 de abril, e o Dia Nacional da Mulher, em 30 de abril. Para homenagear essas datas tão especiais, listamos algumas escritoras (são apenas alguns nomes, pois há tantas mulheres incríveis que apenas uma postagem não seria suficiente para listá-las), que através de diferentes estilos e gêneros literários, elas exploram temas universais com maestria, tecendo narrativas que desafiam, emocionam e inspiram que você precisa conhecer. 

Foto: Ponte.org


Cidinha da Silva 

Escritora e editora na Kuanza Produções, com 17 livros publicados, é vencedora do Prêmio da Biblioteca Nacional de 2019 na categoria conto com o livro "Um Exu em Nova York". Suas obras foram traduzidas para o alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano. Entre os principais temas que aborda em sua obra, destacam-se africanidades, feminismo e racismo.

Algumas de suas obras: Os nove pentes d'Africa | O mar de ManuO homem azul do deserto | Um Exu em Nova York | Racismo no Brasil e afetos correlatos | #Parem de nos matar!A menina linda e outras crônicasTecnologias Ancestrais de Produção de Infinitos

Dica de leitura: O Homem azul do deserto

Contato: Blog| Instagram 

Foto: Trace.tv


Elisa Lucinda 

Atriz, cantora, escritora e poetisa, Elisa Lucinda transita com maestria entre diferentes expressões e linguagens artísticas, tendo a poesia como seu principal instrumento de trabalho. Engajada em questões sociais brasileiras, sua obra reflete a diversidade cultural do país e a luta por um mundo mais justo.

Foto: Divulgação/ Chico Cerchiaro


Eliana Alves Cruz


Jornalista, escritora e roteirista. Seu romance de estreia, Água de barrela, Elisa ganhou o prêmio Silveira Oliveira, da Fundação Palmares, em 2015. Também é vencedora do Prêmio Jabuti 2022 na categoria contos com a obra A Vestida. Tem ainda dois livros infantis e está em cerca de 20 antologias. Foi colunista do The Intercept Brasil, UOL e atuou como chefe de imprensa da Confederação Brasileira de Natação.
Foto: Divulgação/Igor Melo

Socorro Acioli

Jornalista, escritora e mestre em Literatura Brasileira e doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Em 2006, a escritora Socorro Acioli  participou da oficina "Como contar um conto", ministrada pelo Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez na Escola de Cinema de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Sua seleção para a oficina se deu pelo próprio escritor colombiano, que a escolheu a partir da sinopse de seu romance inédito "A cabeça do santo", posteriormente publicado pela Companhia das Letras. Em 2013, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria infantil com a obra Ela tem olhos de céu. Alguns de seus livros foram publicados em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Bolívia. 

Algumas de suas obras: A cabeça do santo | Oração para Desaparecer | A bailarina fantasma: Anabela em Quatro Atos | Vende-se uma família | Sobre os felizes | Tempo De CajuEla tem olhos de céu | Takimadalar, as ilhas invisíveis

Dica de leitura: A cabeça do santo

Contato:  Instagram 


Foto: Divulgação/ site da autora

Jarid Arraes 

Escritora, cordelista, poeta e autora do premiado livro "Redemoinho em dia quente", obra que recebeu o Prêmio Biblioteca Nacional, o Prêmio APCA de literatura na categoria contos e foi finalista do Prêmio Jabuti. Além de sua carreira literária, Jarid também idealizou o clube da escrita para mulheres, um espaço dedicado ao incentivo à produção literária feminina. Ao longo de sua trajetória, a autora já publicou mais de 70 títulos em literatura de cordel, consolidando-se como uma referência nesse gênero literário popular.

Algumas de suas obras: Corpo desfeito | Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis | Redemoinho em dia quente | Um buraco com meu nome | As lendas de Dandara

Dica de leitura:  Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis

Contato: Site

Foto: Carol Vayda

Fernanda Rodrigues 

Professora de escrita literária, escritora, revisora, preparadora de textos, leitora crítica, assistente literária, palestrante e cofundadora do Projeto Escrita Criativa. De formação, é especialista em Docência em Literatura e Humanidades (FMU) e em Formação de Escritores e Produção e Crítica de Textos Literários (ISE Vera Cruz), além de ser bacharel e licenciada em Letras — Português/Inglês (USJT) e pós-graduanda em Psicopedagogia (Universidade Anhembi-Morumbi). É autora dos livros de poesia A Intermitência das Coisas: sobre o que há entre o vazio e o caos e Rasgos dentro da minha própria pele, e do didático Narrativas Digitais: narro, logo existo! Registrar o meu mundo e construir histórias (2021). É 3º lugar no Prêmio SESC Crônicas Rubem Braga (2017) e tem textos em diversas antologias. 

Algumas de suas obras: A Intermitência das Coisas: sobre o que há entre o vazio e o caos | Rasgos dentro da minha própria pele Sobre o que estava tentando dizer

Dica de leitura:  A Intermitência das Coisas: sobre o que há entre o vazio e o caos

Contato: Blog | Instagram | Youtube 


Foto: Reprodução/Instagram

Iris Figueiredo

Formada em produção editorial pela UFRJ e começou a escrever ainda adolescente. É autora de Céu sem estrelas, que teve os direitos comprados para o cinema, além de "Pisando em nuvens" e "Roda-gigante", contos digitais passados no mesmo universo. 

Algumas de suas obras: Um passo de cada vez | Céu sem estrelasPisando em nuvens | Roda-gigante  

Dica de leitura:  Céu sem estrelas

Contato: Instagram


Foto: Divulgação / Editora Rocco


Clarisse Lispector

Embora nascida na Ucrânia, Clarice Lispector é consagrada como uma das grandes escritoras brasileiras da segunda metade do século XX. Seu estilo único, entre a poesia e a prosa, transcende gêneros e encanta leitores até hoje. Sua marca registrada reside na capacidade de incluir os detalhes do cotidiano, explorando a psique humana com maestria. Em 25 de maio de 1940, publicou seu primeiro conto conhecido, "O Triunfo". Três anos mais tarde, aos 21, lançou "Perto do Coração Selvagem", obra escrita aos 19 anos que lhe rendeu o prestigiado Prêmio Graça Aranha de melhor romance.

Esperamos que essa postagem inspire você a conhecer mais sobre as mulheres que estão moldando a literatura brasileira.  Agora conta pra gente quais autoras te inspiram e quais você gostaria de saber mais sobre aqui no Projeto Escrita Criativa? 


Confira também: Mulheres que fizeram história na literatura brasileira | 10 livros escritos por mulheres para se inspirar


* Ao clicar em qualquer link deste post e realizar uma compra, você nos ajuda a manter o Projeto Escrita Criativa ativo e cheio de novidades. É importante saber que todos os links deste post são links de afiliados. Isso significa que podemos receber uma pequena comissão sobre cada venda realizada através deles. Mas fique tranquilo, você não paga nada a mais por isso! Agradecemos o seu apoio! Continue aproveitando o blog e compartilhando com seus amigos!


0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)