Arquétipos na construção de personagens: Arauto



O Arauto é o arquétipo que impele o herói a avançar na história, é ele quem anuncia a vinda de uma  mudança significativa ou lança desafios que impulsionam o personagem principal a se lançar na aventura. 


Função psicológica: chamar à mudança


Os Arautos desempenham função psicológica importante, ao anunciarem a necessidade de mudança. Algo no nosso íntimo sabe quando estamos prontos para a mudança, e nos envia uma mensagem. Pode ser uma figura de sonho, uma pessoa real, uma carta ou uma nova ideia que encontramos. O chamado pode vir de um livro que lemos, uma música que ouvimos ou de um filme que vimos. Mas algo dentro de nós é tocado, como um sino que leva um golpe, e as vibrações resultantes espalham-se por nossa vida, até que a mudança seja inevitável.


Exemplo: As cartas de Hogwarts que Harry Potter recebe.


Função dramática: motivação


Os Arautos fornecem motivação, lançam um desafio ao herói e desencadeiam a ação da história. Alertam o herói (e a plateia) para o fato de que a mudança e a aventura estão chegando.

O Arauto pode ser uma pessoa ou uma força. A chegada de uma tempestade ou dos primeiros tremores de terra, em filmes como Furacão ou Terremoto, pode ser o Arauto da aventura. A queda da bolsa de valores ou a declaração da guerra já puseram várias histórias em marcha.

É comum que o Arauto seja apenas um modo de levar ao herói a notícia de uma nova energia que irá afetar o equilíbrio. Pode ser um telegrama ou um telefonema. 


Exemplo:  Em Odisseia, Hermes, a pedido de Atena, leva uma mensagem de Zeus à ninfa Calipso, para que ela liberte Odisseu (Ulisses).  O aparecimento de Hermes como Arauto é que põe a história em movimento.


Tipos de arauto


O Arauto pode ser uma figura positiva, negativa ou neutra. Em algumas histórias, é um vilão ou seu emissário, talvez lançando um desafio direto ao herói ou tentando enganá-lo, para que ele se envolva. 

Em outras histórias, o Arauto é um agente das forças do bem, chamando o herói para uma aventura positiva. A máscara de Arauto pode ser usada, temporariamente, por um personagem que encarna primordialmente algum outro arquétipo. Um Mentor muitas vezes age como Arauto, desafiando o herói. O Arauto pode ser a amada do herói, ou um Aliado, ou ainda alguém neutro, como um Pícaro ou um Guardião de Limiar.


Exemplo: A morte de Ellie em Up - Altas Aventuras. 


O arquétipo do Arauto pode entrar em cena em praticamente qualquer ponto da história, mas é empregado com maior frequência no primeiro ato, para ajudar a  levar o herói à aventura. Seja um chamado interior, um desenvolvimento externo ou um personagem com notícias de mudança, a energia do Arauto é necessária em quase toda história.

Esperamos que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre o Arquétipo do Arauto. Na próxima postagem sobre o assunto, iremos falar sobre o Arquétipo do Camaleão.

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)