Dicas de criatividade: Indicações de leitura para lidar com a insegurança na escrita

Foto por Bethany Fidanzo, via Unsplash.

Na última live do Projeto, surgiu uma dúvida muito recorrente não só dos escritores daqui, mas também com quem trabalho lecionando escrita: "Como vencer a insegurança e começar a escrever?". Penso que a resposta está muito relacionada ao autoconhecimento: investigar o motivo do medo de começar a colocar as ideias no papel é fundamental para vencer essa insegurança. 


As lives do Projeto Escrita Criativa acontecem todo segundo domingo do mês, às 16h (horário de Brasilia). Clique aqui para se inscrever no nosso canal. 

Cada pessoa pode ter o seu próprio motivo de estimação: medo de ser lido, medo de expor a própria intimidade, medo de as pessoas não gostarem do texto pronto, medo de não conseguir escrever o que está exatamente na cabeça, medo de começar e não conseguir terminar, medo de se assumir escritor e ser visto como metido, medo do processo de revisão/mudança do que foi escrito, medo da falta de domínio da língua portuguesa, falta de informações sobre o assunto a ser explorado na escrita... Enfim, a lista é longa.

Para cada um destes problemas há uma ou várias soluções possíveis. É possível fortalecer a autoconfiança e se lançar na escrita estudando, trocando conhecimento com outros escritores e artistas, lendo. Abaixo, deixo três indicações de leituras bem específicas que têm linguagem acessível tanto para quem já trabalha com escrita há muito tempo, quanto para quem estiver começando. Três livros escritos por professoras de escrita literária e criatividade que, assim como eu, também escrevem e lidam com as inseguranças de seus alunos. São eles: 




Livro: Como escrever mesmo estando em pânico
Autora:
Carolina Zuppo Abed
Editora: Europa
Páginas: 140
Apresentação: Criado a partir da experiência da autora coordenando oficinas de escrita criativa em salas de aula, tanto para leigos como para estudantes universitários, o livro trabalha com especial cuidado os bloqueios que costumam atrasar e travar a criação de textos. Mostra, através de exercícios, como superar o desespero, lidar com o emocional e confiar nos resultados, mesmo que não sejam perfeitos. O livro Como Escrever Mesmo Estando em Pânico, de Carolina Zuppo Abed, é um guia prático e sensível para quem tem urgência em aprimorar a produção de textos e recuperar o tempo perdido. Pode ser para trabalhos acadêmicos, como TCCs, relatórios profissionais decisivos, ou até para os primeiros passos na produção literária de ficção e não ficção. É um livro que vai mudar a maneira de organizar seus pensamentos, melhorar a sua relação com a escrita e ajudar a produzir agora mesmo o trabalho que poderá mudar a sua vida.




💡💡💡




Livro: Para ler como um escritor
Autora: Francine Prose
Editora: Zahar
Páginas: 320
Apresentação: É possível ensinar a um escritor o seu ofício? A questão é polêmica, especialmente quando proliferam cursos de graduação e de extensão com essa proposta. Escritora e crítica literária, Francine Prose defende que sim, há muito o que aprender com os mestres. Virginia Woolf, Jane Austen, Nabokov, Philip Roth e Flaubert são alguns dos autores a quem dedica uma leitura atenta e cuidadosa em busca do segredo do "escrever bem". De cada um extrai valiosas lições. Uma obra indispensável para escritores iniciantes e leitores inveterados! 
E mais: a edição brasileira conta com acréscimos de Italo Moriconi, que analisa a obra de mestres como Drummond, Machado e Graciliano. Duas listas de livros para você ler imediatamente, preparadas por Francine Prose, com escritores estrangeiros, e Italo Moriconi, com autores nacionais. Best-seller e Livro Notável de 2007 do New York Times.



💡💡💡





Livro: O caminho do artista
Autora: Julia Cameron
Editora: Sextante
Páginas: 272
Apresentação: O caminho do artista reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar você a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos. Organizadas num programa de 12 semanas, essas técnicas vão guiá-lo por uma viagem de autodescoberta, ajudando-o a enfrentar seus medos, crenças e inseguranças – os maiores obstáculos para quem deseja expressar qualquer forma de arte. Este livro desmistifica a ideia de que o processo criativo precisa ser sofrido e extenuante, embora ele requeira uma boa dose de persistência e prática. Com este método, você vai aprender a abandonar as desculpas que o impedem de transformar suas ideias em realidade. Você vai descobrir como criar com mais liberdade e menos autocrítica, usando de forma consciente o potencial criativo que estava represado até agora.



Quer conferir outras dicas de livros e filmes para enriquecer o seu trabalho? Clique aqui para acessar a nossa Biblioteca Criativa ou acesse o nosso Comece aqui para ver outros conteúdos relacionados à escrita criativa.

Que você vença a ansiedade da página em branco e escreva muitos textos incríveis!

1 Comments

  1. Oi Fernanda eu não consegui assistir a live mas, eu amei as indicações de livros, ter uma segurança na hora da escrita é fundamental. E segurança se adquire tentando, treinando, escrevendo e só com o tempo ela vem.
    O importante é dar um passo de cada vez.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)