Qual tipo de papel é o ideal para o meu livro?

    

Imagem sob licença Creative Commons por cocoparisienne

    Você sabia que existem diferentes tipos de papel na impressão de um livro e que cada um deles é indicado para um tipo de publicação?

    Se você pretende publicar seu livro com uma gráfica ou em uma plataforma independente que permite a escolha de diferentes tipos de papéis, esse post é para você!

 

O Off-set

Parecido com o famoso papel sulfite de cor branca, porém com um pouco mais de qualidade e durabilidade em relação à umidade. Costuma baratear a impressão, por isso é muito usado na publicação de livros, porém é importante ter em conta que pelo contraste de fundo branco e corpo do texto preto, pode causar certo cansaço na vista. Igualmente continua sendo um dos papéis mais usados no mercado editorial.

Também possui uma maior absorção de tinta em comparação aos ouros papéis.

Utilizado para todo tipo de publicação, também recomendado para livros que possuam algumas poucas imagens coloridas.


 


O Pólen

Levemente amarelado, esse papel é o mais recomendado para livros longos já que, pela sua cor, não gera um cansaço na vista. Porém, costuma ser um pouco mais caro que a off-set. Além disso existem a pólen soft que é mais final e a pólen bold de maior espessura.

Geralmente usado para romances longos, porém também pode ser usado em qualquer tipo de publicação como livros de poesia, crônicas, etc. Não tão recomendado para livros com imagens coloridas, costumando tê-las em preto e branco.



 

O Couché

Papel mais resistente que possui um revestimento especial para impressão à cor, podendo ser fosco ou com brilho. Esse tipo de papel é recomendado para livros com muitas imagens, como livros de design, e principalmente para livros infantis, também costuma ser utilizado em revistas.



    É importante deixar claro que cada tipo de papel possui uma gramatura diferente. A gramatura é a massa representada em metros quadrados que o papel possui, para simplificar, pode-se dizer que está relacionada com o “peso” desse papel e por consequência é possível observar diferenças na grossura da folha de acordo com diferentes gramaturas. Geralmente para livros é usada a de 70g ou 90g quando o papel é off-set ou polén, usar um papel mais fino que estes, pode fazer com que a folha seja muito fina e seja possível observar o que está escrito do outro lado, incomodando a leitura da página atual com a interferência do texto presente no outro lado. Já o couché pode ser de 90g, 120g ou 150g dependendo do projeto do livro.

    Lembrando que um livro pode ter uma mistura de papéis no seu interior, por exemplo uma biografia pode ter todo o texto em off-set e algumas páginas com imagens inteiras em papel couché.

 


0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)