Conheça o novo painel de relatórios do KDP

 


Os escritores que publicam através da Amazon, devem ter notado que houve um mudança em relação ao relatório de vendas, onde somos derivados para uma página completamente renovada e com algumas novas funcionalidades. Nós da equipe do Projeto vamos acompanhar você no passo a passo para entender cada parte dessa nova atualização.

Se você não sabe acessar o seu painel de vendas, é muito fácil! É só entrar com a sua conta no site da KDP e logo clicar em “Relatórios”. Você será derivado para a seguinte página:

 

Aqui você encontrará todas as informações dos seus Royalts, tanto do mês atual quanto dos meses anteriores. Se é a primeira vez que você acessa a nova versão dos “Relatórios” é necessário fazer alguns ajustes antes de ver os seus ganhos nesse painel principal

 

Configuração

1. O primeiro passo é clicar em “Escolha suas configurações” para escolher como você quer que a Amazon mostre os seus royalties.


2. Nesse primeiro passo ele explica como funciona o “Estimador de Royalties”, nada mais é que uma estimativa de quanto você acumulou durante o mês em base a determinados dados do Fundo Global do KDP. Para quem não sabe, os valores dos seus ganhos de páginas lidas são determinadas pelo valor total arrecadado nesse fundo que logo são distribuídos para cada escritor.

3. No segundo passo ele pedirá para você escolher a moeda da sua preferência. Se você recebe em reais e a sua loja principal for a Amazon.com.br, você deve escolher BRL. No caso de vender livros no exterior, você deve escolher a moeda correspondente à sua loja principal.

4. O último passo pergunta como você quer que o estimador de royalties calcule os seus ganhos, se baseado nos ganhos do mês anterior, se assumindo uma redução ou aumento em % do Fundo Global.

Uma vez feito isso, a sua página inicial já estará configurada com os dados necessários para mostrar o balanço mensal até o dia que você está acessando a página.


Ao entrar em “Visualizar Estimador de Royalties”, você pode visualizar os valores dos meses atuais e dos meses anteriores. Na barra superior, você pode selecionar os filtros para encontrar exatamente a informação que procura, começando com mês, autores, os livros, as lojas, formatos e distribuidoras.

 



Na barra lateral, também encontramos outras funcionalidades.

 

Pedidos

Aqui você encontrará todas as informações de livros vendidos nesse mês e anteriores, isso inclui tanto livros em e-book e físicos comprados e também os e-books que participaram da promoção de livro gratuito. Assim você poderá ver todas as unidades que foram distribuídas aos leitores.

Eles disponibilizaram também a ferramenta de comparação de livros, que é interessante para saber qual livro seu está vendendo mais e também a época em que o livro vendeu mais, além de poder fazer o download desses dados.



KENP lidas

Aqui você encontrará a quantidade de páginas lidas através do programa KDP Select, onde assinantes do Kindle Unlimited leram o seu livro. Você tem acesso aos dados do mês atual e também de meses anteriores.

Assim como a seção anterior, você pode fazer a comparação de desempenho de cada livro e realizar o download do relatório.


 

Mês atual

É um relatório de vendas que mostra informações de livros vendidos, distribuídos gratuitamente e de páginas lidas do mês atual ou do mês anterior, tanto de e-books como livros físicos. Nas configurações, você pode filtrar as informações de acordo com o formato do livro e também a loja principal.


Promoções

Aqui você verá as informações do Kindle Countdown Deals, disponível apenas para algumas lojas da Amazon, onde você pode oferecer descontos nos seus livros. Para saber mais, clique aqui.

 

Pré-vendas

Toda a informação de livros vendidos em pré-venda serão encontrados nessa seção.

 

Royalties dos meses anteriores

Aqui você encontrará as informações de ganho dos meses anteriores em todas as moedas disponíveis. Da mesma forma que os outros relatórios, você também pode realizar o download dessas informações.


Pagamentos

Diferente da estimativa, aqui você encontrará o valor exato dos royalties já pagos em cada mês. Essa parte é muito importante, porque aqui você poderá checar os valores que entraram na sua conta bancária.


Relatórios (antigos)

Se você não gostou da nova versão dos relatórios, não tem problema! Você ainda pode acessar a versão antiga e acessar os dados da mesma forma que fazia até um tempo atrás.


 

Responda ao questionário.

Por último, essa é uma opção que a Amazon disponibilizou para você dar o seu feedback sobre o novo layout. Não é um questionário obrigatório, porém, se você tiver sugestões ou reclamações, pode fazer isso nesse item!

 

O que você achou do novo layout dos relatórios? Acha que separado assim fica mais fácil de entender ou preferia como era antigamente?


Lembrando que não trabalhamos para a Amazon, qualquer dúvida de cunho formal e de recebimentos de royalties deve ser feita através do suporte no site da KDP.

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)