Arquétipos na construção de personagens: Camaleão


Como o próprio nome sugere, o arquétipo do Camaleão muda de aparência ou de estado de espírito,  isso ocorre tanto para o herói como para o público, tornando  difícil ter certeza do que ele realmente é. 



Função psicológica

 

Expressar a energia do animus e da anima. De acordo com  o psicólogo Carl Jung o  animus representa o elemento masculino no inconsciente feminino, o emaranhado de imagens positivas e negativas de masculinidade nos sonhos e fantasias de uma mulher. Enquanto anima é o elemento feminino correspondente no inconsciente masculino. Segundo essa teoria, as pessoas têm um conjunto completo tanto de qualidades femininas como masculinas, e ambas são necessárias para a sobrevivência e o equilíbrio interno.



Função dramática


Este arquétipo tem a função dramática de trazer dúvida e suspense à história. Quando a heroína ou o herói começam a perguntar: "Será que ela é fiel? Será que vai me trair? Ele me ama de verdade? Ele é meu amigo ou inimigo?", geralmente há um Camaleão presente. Graças a essa capacidade de causar incerteza, o arquétipo do Camaleão surge com grande frequência nos gêneros literários noir (são histórias que  misturam mistério,  terror e elementos policiais que vão além dos conhecimentos de investigação criminal)  e  thriller (utiliza o suspense, tensão e excitação como principais elementos para a construção da narrativa). 



A femme fatale, a mulher que age como tentação ou é destruidora, é um tipo comum de Camaleoa. Esse recurso é tão antigo que podemos encontrar vários exemplos na  bíblia, desde as histórias de Eva no paraíso, como a de Dalila cortando os cabelos de Sansão para retirar dele a força. 


Assim como outros arquétipos, o Camaleão,  pode se manifestar  tanto em personagens masculinos como femininos. Há tantos hommes fataux filmes, mitos e na literatura quanto mulheres. Na mitologia grega, por exemplo, Zeus era um grande Camaleão, mudando sua aparência para seduzir donzelas humanas.  


Porém, o aspecto fatal não é algo essencial nesse arquétipo. Os Camaleões podem apenas intrigar e confundir o herói, em vez de tentar matá-lo. Trocar de formas faz parte do romance.



Máscara de Camaleão

 


Como acontece com outros arquétipos, o Camaleão é uma função, ou uma máscara, que pode ser usada por qualquer personagem da história. Muitas vezes, um herói tem que se tornar um Camaleão para escapar de alguma armadilha ou ultrapassar um Guardião de Limiar. Os vilões e seus aliados podem usar a máscara de Camaleão para seduzir ou confundir o herói. Trocar de formas é também um atributo natural de outros arquétipos, como Mentores e Pícaros.  Exemplo: Merlin, mentor do rei Arthur, frequentemente muda de forma para ajudar o rei.




O Camaleão é um dos arquétipos mais flexíveis e serve a uma variedade de funções nas histórias modernas.  Em várias narrativas, quando uma mulher muda de estilo de roupas ou de penteado, isto pode indicar que sua identidade está se modificando e que sua lealdade é duvidosa. Esse arquétipo também se expressa por meio de mudanças de comportamento ou do modo de falar, como uma troca de sotaque ou a elaboração de uma série de mentiras. 


Exemplo: em Mudança de hábito, a atriz Whoopi Goldberg interpreta uma cantora de cabaré de Las Vegas que se disfarça de freira para não ser morta, por ter testemunhado um assassinato.




Este arquétipo é encontrado, normalmente, nas relações entre homem e mulher, mas pode ser muito útil também em outras situações, quando se deseja retratar personagens cuja aparência ou comportamento se alteram para satisfazer as necessidades da história.



Esperamos que você tenha gostando de saber um pouco mais sobre o Arquétipo do Camaleão. Na próxima postagem sobre o assunto iremos conhecer mais sobre o Arquétipo da Sombra. Agora nos conte você costuma usar os Arquétipos como base para a criação de seus personagens?




0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)