quarta-feira, 17 de novembro de 2021

9 livros para estimular sua criatividade



Hoje dia 17 de novembro é comemorado O Dia da Criatividade. Para celebrar a data, selecionamos a alguns livros que são ótimas leituras para nos tornarmos mais criativos, ainda que a gente não se considere uma pessoa criativa. Que tal? São livros que vão desde uma linguagem mais simples até um pouco mais técnica, mas uma coisa é certa você poderá tirar lições inspiradoras.





O Caminho do Artista


Escrito por: Julia Cameron

Traduzido por: Leila Couceiro

Editora: Sextante

Sinopse: O caminho do artista reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar você a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos. Organizadas num programa de 12 semanas, essas técnicas vão guiá-lo por uma viagem de autodescoberta, ajudando-o a enfrentar seus medos, crenças e inseguranças – os maiores obstáculos para quem deseja expressar qualquer forma de arte.

Esse livro desmistifica a ideia de que o processo criativo precisa ser sofrido e extenuante, embora ele requeira uma boa dose de persistência e prática. Com este método, você vai aprender a abandonar as desculpas que o impedem de transformar suas ideias em realidade.

Você vai descobrir como criar com mais liberdade e menos autocrítica, usando de forma consciente o potencial criativo que estava represado até agora. Esta é uma obra fundamental para escritores, poetas, pintores, músicos e qualquer pessoa que deseje trazer um pouco mais de inspiração à sua vida.


Despertar criativo: O caminho para criar sua vida


Escrito por: Amanda Longoni e Fernanda Longoni

Editora: Outro Planeta

Sinopse: A inspiração abre uma porta. Dela sopra um ar fresco e nos sentimos curiosos para ver o que se encontra lá dentro. Criar é atravessar essa porta e partir em uma longa jornada. Em Despertar criativo, você entrará em contato com a sua própria criatividade e aprenderá como usá-la a seu favor. Será capaz de criar o seu próprio caminho, sem seguir os outros, para sair de uma vida cinza para uma mais colorida. As irmãs Fernanda e Amanda serão suas guias nessa jornada em direção à inovação e à autenticidade. Para isso, você vai percorrer todos os passos do processo criativo: desde buscar inspiração até finalizar e compartilhar sua ideia com o mundo. Se você sente que precisa de uma mudança, chegou a hora de despertar e começar a criar hoje a vida que quer.


A Grande Magia

 

Escrito por: Elizabeth Gilbert

Traduzido por: Renata Telles

Editora: Objetiva

Sinopse: Ao compartilhar histórias da própria vida, de amigos e das pessoas que sempre a inspiraram, Elizabeth Gilbert reflete sobre o que significa vida criativa. Segundo ela, ser criativo não é apenas se dedicar profissional ou exclusivamente às artes: uma vida criativa é aquela motivada pela curiosidade. Uma vida sem medo, um ato de coragem. A partir de uma perspectiva única, Grande Magia nos mostra como abraçar essa curiosidade e nos entregar àquilo que mais amamos. Escrever um livro, encontrar novas formas de lidar com as partes mais difíceis do trabalho, embarcar de vez em um sonho sempre adiado ou simplesmente acrescentar paixão à vida cotidiana. Com profunda empatia e generosidade, Elizabeth Gilbert oferece poderosos insights sobre a misteriosa natureza da inspiração.


Limites Internos 
 

Escrito por: Steven Pressfield

Traduzido por: Gilson César Cardoso de Sousa

Editora: Cultrix

Sinopse: Em Como Superar seus Limites Internos – nova edição do clássico A Guerra da Arte –, o romancista best-seller Steven Pressfield identifica o inimigo que todos precisamos enfrentar em nós mesmos, traçando um plano de batalha para o vencermos e apresentando importantes ensinamentos para alcançarmos o máximo de sucesso. Ele enfatiza ainda a resolução necessária para reconhecer e superar os obstáculos à ambição, e mostra, com clareza, como chegar ao mais alto nível de disciplina criativa. Com prefácio exclusivo de Lúcia Helena Galvão, professora de Filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil há 31 anos, este livro é simplesmente A Arte da Guerra de Sun Tzu para a alma.


Encontre sua Criatividade: Redescubra seu potencial criativo com estratégias simples

 

Escrito por: Tina Seelig

Traduzido por: Thaís Iannarelli

Editora: Belas-Letras

Sinopse: Uma das maiores especialistas em inovação e criatividade do mundo vai conduzir você em uma jornada para redescobrir seu potencial criativo. Conheça formas de aumentar sua capacidade de enxergar as oportunidades ao redor, conectar e combinar ideias, desafiar teorias e repensar problemas. Explore maneiras de modificar seu ambiente físico e social, desenvolver sua criatividade e a daqueles com quem você convive. Descubra como a motivação e o pensamento influenciam sua ação criativa e sua capacidade de superar bloqueios, encontrar soluções e se abrir a novas ideias. Redescobrir o potencial criativo, que já existe em você, é a chave para encontrar a criatividade.





Como O Cérebro Cria: O Poder Da Criatividade Humana Para Transformar O Mundo
 

Escrito por: David Eagleman e Anthony Brandt

Traduzido por:  Donaldson M. Garschagen e Renata Guerra

Editora: Intrínseca

Sinopse: Unindo arte, ciência e cotidiano, neurocientista e compositor exploram origens e processos por trás da inovação em um livro que deu origem a série de mesmo nome disponível na Netflix.

O que guarda-chuvas, sinfonias, viagens espaciais, estádios de futebol, os quadros de Picasso e o calendário têm em comum? Todos foram concebidos, desenvolvidos e aperfeiçoados pelo poder da criatividade humana. Em um passeio pelas criações que tornaram o mundo o que ele é hoje, o compositor Anthony Brandt e o neurocientista David Eagleman explicam os elos entre a criatividade na arte, na ciência e na tecnologia e mostram as rotinas básicas do “software da inovação” em funcionamento. Descrevendo as ferramentas e as estratégias responsáveis pela irrefreável inventividade de nossa espécie, Como o cérebro cria oferece inúmeros exemplos de como todos os atos criativos resultam das mesmas operações cerebrais aplicadas a algo que já existia. Neste mergulho profundo na mente criativa, Eagleman e Brandt tentam responder à pergunta: O que está por trás da capacidade — e do desejo — dos seres humanos de inventar? Ao mesmo tempo uma celebração do espírito humano e um vislumbre de como podemos melhorar o futuro ao abraçarmos nossa criatividade, o livro apresenta surpresas e curiosidades, além de dicas sobre como produzir ideias de sucesso.


E se fosse diferente?: Caminhos alternativos para despertar sua criatividade

 

Escrito por: Gabriel Gomes e Luciano Braga

Editora: Belas-Letras

Sinopse: Como o jantar poderia ser diferente? Como o seu currículo poderia ser diferente? Como o seu feed do Instagram poderia ser diferente? Como as roupas do seu armário poderiam estar organizadas de uma forma diferente? Como a biografia do seu livro poderia ser diferente? Como os móveis da sua sala poderiam estar distribuídos de um jeito diferente? Como a sua festa de aniversário poderia ser diferente? Como a forma com que você cria seu filho ou filha poderia ser diferente? Como o seu pedido de casamento poderia ser diferente? A criatividade não é exclusiva para artistas, designers ou escritores. Por natureza somos seres criativos, mas vivemos em ambientes padronizados, que julgam as coisas feitas de outra maneira, e acabamos nos rendendo a modelos que são imitados. No entanto, assim como outras habilidades, a criatividade pode ser aprendida, estimulada e treinada, e perguntas como estas são um ponto de partida. Em vez de pensar em soluções extraordinárias, que tal pensar primeiro em como poderia ser diferente, e quem sabe se surpreender com o seu próprio poder criativo?


A Vida é o que você faz dela


Escrito por:  Adam J. Kurtz

Traduzido por: Guilherme Miranda

Editora: Paralela

Sinopse: Inspiração e perspectiva para quem produz arte (ou qualquer outra coisa).

Da mente inquieta do designer Adam J. Kurtz vem um chamado para todos os que passam pelos desafios do processo criativo. A partir de uma série de miniensaios manuscritos, este livro oferece toda a sabedoria e empatia de Adam Kurtz, em uma conversa de artista para artista.


Mostre seu trabalho!: 10 maneiras de compartilhar sua criatividade e ser descoberto

 

Escrito por: Austin Kleon

Traduzido por: Isabel W. de Nonno

Editora: Rocco

Sinopse: No best-seller Roube como um artista, Austin Kleon deu aos leitores a chave para o desbloqueio da criatividade, ensinando a saber “roubar” as ideias mais interessantes e produtivas de seus influenciadores. Agora, o autor mostra o próximo passo crucial desta jornada criativa: como tornar seu trabalho conhecido. Mostre seu trabalho! explica porque por que a generosidade supera a genialidade. Por que nossa capacidade de estar acessível e de saber usar nossas próprias redes pode ser mais importante do que um simples “networking”. Apostando mais na autodescoberta do que na autopromoção, o livro é um manifesto inspirador para o sucesso como artista ou empreendedor na era digital. Repleto de ilustrações, citações, histórias e ótimos exemplos, Mostre seu trabalho! oferece dez regras transformadoras para que sejamos mais abertos, corajosos e produtivos. Em capítulos dinâmicos e objetivos, Kleon propõe um fim definitivo ao já desgastado (e contraproducente) mito do gênio solitário, ao propor uma maior participação externa em seu processo criativo e artístico – para que, em outras palavras, todos possam “roubar” de você também. 



Você não precisa da permissão de ninguém para levar uma vida criativa. - Elizabeth Gilbert



Lembre-se:  ser criativo é um exercício diário então não deixe de buscar a criatividade todos os dias olhando ao seu redor. Criar é fundamental. Feliz Dia da Criatividade! 


Você também pode se interessar por: Biblioteca Criativa: 5 livros sobre criatividade - Como ser uma pessoa criativa? - Resenha - The War of Art, de Steven Pressfild


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)

Follow Us @soratemplates