Você já se perguntou o que é uma ficha catalográfica? Para que serve? Como faço? Quem faz? Então você está no post correto!
O que é?
A ficha catalográfica é um documento obrigatório e essencial que deve estar presente no livro. Essa ficha contém dados descritivos sobre o conteúdo e outras informações como: título, nome do/s autor/es, data e local de publicação, editora, número de edição/volume, gênero, entre outros. Geralmente encontrada atrás da folha de rosto em um quadrinho junto com outras informações sobre a produção do livro.
Para que serve?
Ela permite
a identificação e catalogação do seu livro nos acervos, as informações contidas
nesse documento auxiliam os bibliotecários, editores e livreiros na localização
do mesmo. Cada ficha catalográfica possui um número de identificação único que
faz parte de um sistema de classificação.
Basicamente, auxilia na localização dos seus livros entre tantos que existem mundo afora. O que também é interessante para conhecer livros de temáticas similares.
Quem deve fazer a ficha catalográfica?
Ela deve ser realizada por profissionais de biblioteconomia com registro ativo no Conselho Federal de Biblioteconomia e devem estar padronizadas de acordo com as regras do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2).
Onde realizo a ficha catalográfica?
Você pode solicitar o serviço para a Câmara Brasileira do Livro (CBL) de maneira online seguindo os passos no site ou contratar o serviço diretamente com um bibliotecário. Muito importante: o profissional deve estar com o registro ativo!
O que significa cada parte da ficha catalográfica?
E você
sabia dessas informações sobre a ficha catalográfica? Já fez antes? Conhece
algum/a bibliotecário/a para indicar-nos?
0 Comments
Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)