Booktour: o que é, dicas para organizar o seu e por que ele pode ser uma boa estratégia de divulgação

Vai um livro por correio, aí? 😉

Olá, escritores!

No artigo de hoje nós vamos falar sobre o booktour. Vocês já conhecem essa técnica de divulgação de livros e de formação de comunidade? Vem conosco que lhe explicamos. 😉


O que é o booktour?

Foto de Yvette de Wit, na Unsplash.

Pensem em um cantor ou em uma cantora famosa. Uma das formas que este artista tem de promover o seu próprio trabalho é rodando por várias cidades (às vezes, até vários países), para apresentar suas músicas e se conectar com os seus fãs. A ideia do booktour é similar. A diferença é que quem sai em turnê não é um cantor ou uma cantora, mas sim o exemplar de um livro, dos seus livros. 😉


Como funciona o booktour?

Leia autores nacionais. 💚💛
(Foto por Fernanda Rodrigues)

Para que o booktour aconteça é preciso escolher um livro e ter um grupo (grande ou pequeno) de leitores. Normalmente, quem organiza a turnê da obra é um autor, uma editora ou um influenciador literário, embora isso não seja necessariamente uma regra obrigatória. Autores, editoras e influenciadores costumam se destacarem na organização dos booktours, porque é comum que a obra viajante seja alvo de divulgação.

Com o grupo formado, monta-se um calendário que considera o tempo de leitura propriamente dito e o tempo de deslocamento do livro. Para saber qual leitor lerá primeiro, é possível  fazer um sorteio ou estabelecer outro critério (a exemplo da proximidade geográfica ou do ordenamento dos nomes dos participantes de forma alfabética). 

Feito isso, cada um dos participantes lê de acordo com o cronograma pré-estabelecido e, quando terminada a leitura, o livro é entregue (ou enviado pelo correio) ao próximo leitor, até que todos tenham lido e o ciclo se feche voltando ou para o primeiro leitor ou para o organizador do booktour.


Dicas para organizar o seu booktour

Foto de Alex McCarthy, na Unsplash.


  1. Defina o grupo de leitores e reflita: qual gênero literário é o preferido da maioria das pessoas que participarão dessa atividade? Assim ficará mais fácil de escolher a obra lida;
  2. A partir da localização geográfica dos participantes, reflita: como um participante fará com que o exemplar chegue no próximo leitor? Se todos moram na mesma região, é possível entregar pessoalmente? Se as pessoas estão distantes uma da outra, quem irá arcar com os custos do envio via transportadora ou correio? 
  3. Como será a interação com o exemplar? Há pessoas que gostam de grifar livros e há aqueles que não gostam de fazê-lo. Qual será a regra quanto a isso? Se houver grifos, cada participante grifará  de uma cor diferente (para identificação) ou isso não faz diferença para o grupo?  Se não houver grifos, haverá algum arquivo compartilhado para comentários das leituras?
  4. Nossa recomenação é que o organizador do booktour crie uma rede: realize pelo menos 2 encontros,  sejam eles presenciais ou online (abertura do booktour, para discutir e esclarecer possíveis regras, e  fechamento, para que todos possam compartilhar tanto a experiência de leitura, quanto a do booktour); crie pelo menos um canal de comunicação entre os leitores (grupos de WhatsApp ou Telegram, canal no Discord  ou qualquer outro espaço de conversa).
  5. O que acontece caso algum participante não cumpra com o seu cronograma de leitura ou de entrega do livro? E se o exemplar se extraviar pelo Correio?
  6. Por fim, defina: com quem ficará o exemplar depois que o booktour acabar?

Por que o booktour pode ser uma boa estratégia para autores e editoras independentes?

Livraria Megafauna, centro de São Paulo - SP.


O booktour é uma forma eficiente de fazer com que apenas um exemplar seja lido por diversos leitores. Tanto para o autor, quanto para a editora (independentes), isso é estratégico, porque diminui os custos com a divulgação da obra.  Tomemos por exemplo um grupo de 10 leitores (que, normalmente, também são influenciadores ou falam sobre livros na internet, mesmo que só por lazer). Sai mais barato fazer um booktour com apenas um exemplar que passará por todos eles do que enviar um livro para cada um.

Além disso — e essa é a parte mais bacana do booktour — esse livro terá leituras aprofundadas, uma vez que os leitores trocarão informações sobre essa obra. Se o autor fizer parte do grupo (seja em tempo integral, como organizador; seja como convidado para algum encontro com os leitores), ele pode estreitar os laços com cada leitor e aumentar a sua base. Quando ele lançar uma próxima obra, provavelmente as pessoas quererão comprar a obra.

No fundo, o booktour tem a chance (a depender da moderação) de se tornar uma grande celebração da leitura de determinada obra.

Por fim, como dissemos no artigo Como ler livros de graça ou pagando pouco (sem o uso de pirataria), o booktour é uma ótima alternativa para leitores que querem ler de graça (caso a entrega do exemplar seja pessoalmente), ou pagando pouco (custos de correio). 

 

Compartilhe a sua experiência

Foto de Clay Banks, na Unsplash.


Você já organizou ou participou de algum booktour? Se sim, compartilhe a sua experiência nos comentários. 😊

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)