Mudanças Climáticas: livros para adiar o fim do mundo

Em 5 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data que nos convida para refletir sobre nossa relação com o planeta, os problemas ambientais mais urgentes e os desafios que enfrentamos na busca por soluções eficazes. É também uma oportunidade para explorarmos maneiras de prevenir danos futuros ao meio ambiente e construirmos um futuro mais sustentável para todos.

Nesse contexto, a literatura surge como uma ferramenta poderosa para aprofundar nossa compreensão das causas e consequências dessa crise, além de inspirar e motivar ações individuais e coletivas. Através dos livros, podemos explorar diferentes perspectivas, conhecer soluções inovadoras e fortalecer nosso compromisso com a preservação ambiental.

Nesta postagem listamos algumas obras que abordam a temática e que valem a pena entrar na sua lista de leituras. 


Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak 

Sinopse: Uma parábola sobre os tempos atuais, por um de nossos maiores pensadores indígenas. Ailton Krenak nasceu na região do vale do rio Doce, um lugar cuja ecologia se encontra profundamente afetada pela atividade de extração mineira. Neste livro, o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”. Essa premissa estaria na origem do desastre socioambiental de nossa era, o chamado Antropoceno. Daí que a resistência indígena se dê pela não aceitação da ideia de que somos todos iguais. Somente o reconhecimento da diversidade e a recusa da ideia do humano como superior aos demais seres podem ressignificar nossas existências e refrear nossa marcha insensata em direção ao abismo. Desde seu inesquecível discurso na Assembleia Constituinte, em 1987, quando pintou o rosto com a tinta preta do jenipapo para protestar contra o retrocesso na luta pelos direitos indígenas, Krenak se destaca como um dos mais originais e importantes pensadores brasileiros. Ouvi-lo é mais urgente do que nunca. Esta nova edição de Ideias para adiar o fim do mundo, resultado de duas conferências e uma entrevista realizadas em Portugal entre 2017 e 2019, conta com posfácio inédito de Eduardo Viveiros de Castro. 

Compre aqui


Banzeiro òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo, de Eliane Brum

Sinopse: Eliane Brum mescla relato pessoal e investigação jornalística para escrever um livro urgente de denúncia e em defesa da Amazônia, lugar que adotou como casa e de cuja luta pela sobrevivência participa ativamente. 
Escritora, jornalista e documentarista, Eliane Brum faz um mergulho profundo nas múltiplas realidades da maior floresta tropical do planeta. Com quase 35 anos de experiência como repórter, há mais de vinte ela percorre diferentes Amazônias. Em 2017, adotou a floresta como casa ao se mudar de São Paulo para Altamira, epicentro de destruição e uma das mais violentas cidades do Brasil desde que a hidrelétrica de Belo Monte foi implantada.
A partir de rigorosa pesquisa, Brum denuncia a escalada de devastação que leva a floresta aceleradamente ao ponto de não retorno. E vai mais além ao refletir sobre o impacto das ações da minoria dominante que levaram o mundo ao colapso climático e à sexta extinção em massa de espécies. Neste percurso às vezes fascinante, às vezes aterrador, a autora cruza com vários seres da floresta e mostra como raça, classe e gênero estão implicados no destino da Amazônia e da Terra.
Um livro imprescindível para quem tem a coragem de buscar respostas para o tempo de urgência que vivemos, escrito por quem não teme se arriscar para buscá-las.



A caçadora de árvores, de Marie Pavlenko



Sinopse: A pequena Samaa vive em um mundo que poderá ser o nosso em alguns anos: a vida na face da Terra desapareceu quase que totalmente e a areia devorou tudo. As pessoas, agora nômades, caçam as últimas árvores e vendem a madeira para sobreviver. Samaa também gostaria de caçar árvores, mas é impedida por este ser um trabalho considerado masculino. Um dia, porém, ela decide desobedecer às ordens dos mais velhos e secretamente seguir os caçadores até o deserto, onde descobre que longe de casa tudo é diferente. Ao se perder dos homens, a menina vai de encontro àquilo que pode mudar o destino de sua tribo para sempre. Tendo como cenário um tempo futuro, em que observamos o declínio do planeta devido as consequências do aquecimento global e do uso desenfreado dos recursos da Terra, A caçadora de árvores traz lições sobre a importância da vida e a preservação do meio ambiente, tudo isso envolto em uma narrativa bela e contemplativa.




A espiral da morte, de  Claudio Angelo 

Sinopse: Um trabalho de fôlego e apuração detalhada que tenta desvendar como sobreviver às consequências nefastas do aquecimento global. Neste livro vencedor do Prêmio Jabuti 2017, o jornalista Claudio Angelo viaja aos extremos da Terra para documentar os impactos da mudança climática. Numa mistura de reportagem, diário de viagem e relato científico, o autor mostra como o Ártico e a Antártida estão derretendo por causa das ações humanas e como isso impacta desde animais icônicos como os pinguins e os ursos-polares até os moradores de metrópoles brasileiras como Rio e Recife. Numa narrativa divertida, que traduz a ciência do clima para o público leigo sem contornar sua complexidade, A espiral da morte passeia entre agricultores esquimós, ursos esfomeados, ambientalistas presos, marinheiros heróis, os interesses da poderosa indústria do petróleo e cientistas que arriscam suas vidas nos locais mais inóspitos do mundo para desvendar o quebra-cabeças do aquecimento global. Um livro indispensável para quem quer entender um dos maiores problemas da humanidade neste século. Livro vencedor do Prêmio Jabuti 2017, na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática.




2084, de James Lawrence Powell


Sinopse: O ano é 2084, e os efeitos do aquecimento global estão em toda parte. Nenhum país foi poupado. Os cenários mais pessimistas projetados pela ciência revelaram-se modestos perto da realidade. Nova York está parcialmente submersa. A floresta amazônica se transformou em um leito de cinzas. A rica cidade portuária holandesa de Roterdã, foi engolida pelo mar. Na Austrália, tenistas infartam em plena quadra, fulminados pelo calor. Nada disso aconteceu. Ainda. Mas pode acontecer, como alerta o geólogo James Lawrence Powell nesta obra de ficção que se ampara no conhecimento científico de hoje para prever um amanhã terrível – se nada for feito. Ao simular entrevistas com políticos, cientistas e cidadãos de vários países que perderam tudo em eventos climáticos extremos e seus desdobramentos, Powell lança um alerta poderoso. Avançando 100 anos em relação ao cenário distópico imaginado por George Orwell em 1984, este livro é uma exploração original, baseada em evidências, do planeta em que nossos filhos e netos viverão.




Como evitar um desastre climático, de Bill Gates

Sinopse: Neste livro urgente e ricamente detalhado, Bill Gates propõe um plano abrangente, prático e acessível para zerar a emissão de gases de efeito estufa e evitar uma catástrofe climática.
Bill Gates passou uma década investigando as causas e os efeitos da mudança climática. Com a ajuda de especialistas nas áreas de física, química, biologia, engenharia, ciência política e finanças, ele se concentrou no que deve ser feito para impedir uma catástrofe ambiental. Neste livro, o fundador da Microsoft não explica apenas por que precisamos zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa, mas também detalha como podemos atingir esse objetivo e superar os desafios que temos pela frente.
A partir de sua experiência em inovação e de tirar ideias do papel, Gates descreve como a tecnologia já vem ajudando a reduzir as emissões, onde e como ela pode funcionar de forma mais eficaz, em quais setores precisamos de novidades e quem são os pesquisadores por trás delas. Finalmente, ele apresenta um plano prático para zerar as emissões, que inclui desde as políticas públicas até as atitudes que nós, cidadãos, podemos tomar a fim de monitorar o trabalho do governo, de nossos empregadores e de nós mesmos. Como o autor demonstra, zerar as emissões não será fácil, mas, seguindo os conselhos deste livro, é uma meta que está plenamente a nosso alcance.




Emergência climática, de Matthew Shirts

Sinopse: Com uma linguagem direta e descomplicada, este livro é um mergulho em assuntos da mais alta importância: a mudança climática e o aquecimento global ― e o que cada um de nós tem a ver com isso. Prêmio Jabuti 2023 na categoria Ciência.
Se hoje sabemos que o aquecimento global é um fato e que uma mudança climática está em curso ― por isso mesmo, precisamos agir rápido para evitar que o pior ocorra ―, é graças a uma longa história, protagonizada por cientistas e ativistas que vêm trabalhando ao longo de décadas para provar aos governos e à população em geral que a Terra está esquentando. Nós, além de responsáveis por isso, somos os únicos com o poder de mudar o curso dos acontecimentos.
Neste livro, o jornalista ambiental Matthew Shirts se debruça sobre a emergência climática, explicando com detalhes, gráficos e fotografias tudo o que permeia este assunto ― os desafios de um acordo global para combate ao aquecimento, o novo ativismo jovem que tem sido protagonista nesta luta, a importância do Brasil neste panorama e o que podemos esperar do futuro.



Lembre-se: O Dia Mundial do Meio Ambiente é apenas um ponto de partida. A luta contra a mudança climática exige um compromisso contínuo de todos nós. Através da leitura, da educação e da ação individual, podemos construir um futuro mais sustentável para o nosso planeta. Para saber mais sobre o assunto acesse: Programa Para O Meio Ambiente

* Ao clicar em qualquer link deste post e realizar uma compra, você nos ajuda a manter o Projeto Escrita Criativa ativo e cheio de novidades. É importante saber que todos os links deste post são links de afiliados. Isso significa que podemos receber uma pequena comissão sobre cada venda realizada através deles. Mas fique tranquilo, você não paga nada a mais por isso! Agradecemos o seu apoio! Continue aproveitando o blog e compartilhando com seus amigos!

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)