O que é e como cadastrar o seu livro no Anuário de Poesia da Casa das Rosas

Você já conhece a Casa das Rosas? 🌹
(Foto por Fernanda Rodrigues) 

Olá, escritores!

O assunto de hoje é o registro da produção de poesia brasileira. Você é poeta ou tem curiosidade sobre este assunto? Se sim, vem comigo. E se você gosta de museu e de literatura em geral, também! 😉


Casa das Rosas: espaço Haroldo de Campos

Créditos da imagem: Casa das Rosas.

Antes de explicar o que é o Anuário de Poesia e por que ele faz o registro da produção dos poetas de todo o país, é preciso explicar quem é o órgão responsável pelo anuário: a Casa das Rosas.

Quem é de ou já veio a São Paulo e passou pela avenida Paulista deve conhecê-la. Logo no começo da avenida está um casarão antigo, projetado pelo escritório do famoso arquiteto Ramos de Azevedo. A casa casa como um todo tem estilo francês e um jardim com um roseiral, que hoje lhe nomeia. 

Créditos da imagem: Casa das Rosas.

O espaço foi construído em 1935 e habitado pelos herdeiros do Ramos de Azevedo até a década de 1980. Em 1991, se tornou um espaço cultural, depois de passar por restauração. Já em 2004, a Casa das Rosas passou por reinauguração, ganhando o nome e formato que tem atualmente: Casa das Rosas: espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. 

Flores do jardim da Casa.
(Foto por Fernanda Rodrigues)

Uma das rosas do roseiral.
(Foto por Fernanda Rodrigues)

Segundo o seu site, lá é possível participar de "cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura, etc.".


Centro de apoio ao escritor 

O Centro de apoio ao escritor é um dos trabalhos oferecidos no museu. Conforme o próprio site aponta,

Nossa proposta é contribuir para a sua formação como autor e orientá-lo nos possíveis caminhos dessa complexa e fascinante carreira literária, seja na escrita criativa, ou nas atividades de crítica, editorial, mediação de leitura e pesquisa. Você poderá frequentar gratuitamente nossos cursos, oficinas, palestras, fóruns, simpósios e saraus, sempre com escritores e profissionais do mercado; e também vai encontrar neste site muitas ferramentas para acompanhá-lo e estimular sua criatividade.
Faz parte do Centro de Apoio ao Escritor atividades como a promoção de oficinas online que podem ser assistidas na página da Casa das Rosas, o Pequeno Manual do Escritor, dicas de leitura e o Anuário de Poesia.


Anuário de Poesia

A Intermitência das Coisas, no Anuário de Poesia de 2019.


O dicionário Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa define anuário como "publicação anual que registra informações sobre um ou vários ramos de atividade, tais como ciências, artes, literatura, profissões, economia etc.". O Anuário de Poesia da Casa das Rosas faz justamente isso: registra os livros de poesia produzidos no Brasil.

Por que isso é importante?
Porque possibilita a documentação, a divulgação e a pesquisa do que os poetas atuais estão fazendo.

Os registros estão sendo contados a partir de 2013. Se você é poeta, editor, ou até mesmo leitor, pode contribuir para que seu livro conste no anuário. O processo é bem simples.

Passo a passo de como ter o livro no anuário

Meus livros. Os dois estão no Anuário de Poesia dos anos de 2019 e 2022.

1. Primeiro, acesse o site e verifique se o livro já não faz parte do arquivo. Se ele não fizer, continue nos passos seguintes.
2. Escreva um e-mail com os seguintes dados:
  • nome do livro;
  • nome do autor;
  • nome da editora;
  • número de páginas;
  • ISBN;
  • sinopse;
  • Anexe a capa (de preferência, em uma boa resolução).
3. Envie o e-mail para o seguinte endereço: cae@casadasrosas.org.br. Não se esqueça de ser gentil na mensagem do e-mail.

Pronto!
Agora é só aguardar. 😉


Como foi a minha experiência

Print do e-mail que eu mandei. Clique na imagem para ampliá-la.

Não me lembro muito bem como foi a inserção do A Intermitência das Coisas, porque já faz tempo. Entretanto, no começo do ano, eu escrevi o e-mail da imagem acima para incluir o meu mais recente livro, Rasgos Dentro da Minha Própria Pele, lançado em 2022, no anuário. Enviei o meu e-mail no dia 20 de janeiro de 2024. A resposta, dizendo que meu livro havia sido incluído, chegou no dia 30 do mesmo mês. 

Rasgos dentro da minha própria pele, no Anuário de Poesia de 2022.


Além de avisar que a inclusão foi realizada, a equipe também me mandou um print, para mostrar como o meu livro aparece no anuário. Eu usei este print para divulgar a entrada do livro no anuário. 😉

Ou seja, a equipe da Casa das Rosas, além de ser rápida, é muito gentil. 🌹


Visite o museu

Créditos da imagem: Casa das Rosas.


Por fim, mas não menos importante, não poderia deixar de dizer este último recado: se você for um escritor de São Paulo ou estiver por aqui, não deixe de passar na Casa das Rosas. As atividades costumam ser gratuitas, há uma cafeteria atrás do museu (esta paga, obviamente) e um jardim lindo para ser fotografado. Como escritores, é importante que valorizemos equipamentos culturais (museus, teatros, casas de cultura etc.). Será um passeio prazeroso. Além disso, dá para esticar até os vizinhos: ao lado estão o SESC Paulista e o Itaú Cultural. Em frente, a Japan House. Todos com uma programação incrível e gratuita/de baixo custo. 

Casa das Rosas
Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço:
Av. Paulista, 37 • Bela Vista • CEP 01311-902 • São Paulo • Brasil
Funcionamento: de terça a domingo
Jardim: 7h às 22h
Casa: das 10h às 18h (entrada permitida até às 17h30)
Próximo à estação Brigadeiro, linha 2-Verde do metrô. 
Clique aqui para ver no Google Maps.

_______________________
Fontes das informações deste artigo:

Compre os livros da Fernanda Rodrigues autografados e com dedicatória na loja do Algumas Observações.

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)