Biblioteca Criativa: Arte Importa, Neil Gaiman


Arte Importa, de Neil Gaiman apresenta uma linguagem fluida e acessível, assemelhando-se a  uma conversa entre amigos de longa data, onde Gaiman compartilha conosco sábios conselhos, alguns em forma de puxão de orelha, outros como aquele sinal do universo que estávamos esperando para darmos o primeiro ou validar que estamos no caminho certo. 

Ao longo da leitura as palavras de Gaiman aliadas as ilustrações de Chris Riddell, nos oferecem vários insights e nos convidam a refletir sobre nosso potencial criativo e como a nossa imaginação pode mudar o mundo, assim como  a importância de se fazer arte  e se reconhecer como artista. 

O mundo sempre se ilumina quando você faz algo que não existia antes. 

O livro de divide em quatro partes:


Crença

Em Crença o autor fala sobre o impacto que as ideias possuem de transformar a sociedade, nos incentiva a ter um pensamento crítico.

Creio  que, na batalha entre armas e ideias, as ideias no fim vencerão.  


Por que nosso futuro depende de bibliotecas, leituras e devaneios

Neste capítulo Gaiman defende a importância das bibliotecas, dos bibliotecas e do hábito da leitura. 

Bibliotecas representam liberdade. Liberdade de ler, liberdade de expressar ideias, liberdade de se comunicar. Elas promovem educação, entretenimento, espaços seguros e acesso à informação.  


Fazendo uma cadeira 

No terceiro capítulo o autor faz uma analogia entre escrever um livro e se montar uma cadeira, representando muito bem o que  muitos de nos já vivenciamos em nossa rotina criativa. 

Fazer um livro é um pouco como fazer uma cadeira. Talvez devesse vir acompanhado de alguns avisos, como nas instruções da cadeira. 


Faça boa arte

Na última parte somos presenteados com um pequeno manual de como fazer boa arte. Neil Gaiman através de suas vivencias nos recordar que errar faz parte do processo criativo, é que muitas vezes quando as coisas saem fora do planejando, algo incrível pode acontecer! 

Cometa interessantes, impressionantes, gloriosos, fantásticos erros. Quebre regras. Deixe o mundo mais interessante por estar nele. Faça boa arte.










Livro: Arte importa: Porque sua imaginação pode mudar o mundo
Autor: Neil Gaiman 
Ilustrador: Chris Riddell
Tradutor: Augusto Calil, Ângelo Lessa e Editora Intrínseca 
Páginas: 112
Editora: Intrínseca
Sinopse: Uma emocionante ode de Neil Gaiman à criatividade, à imaginação e ao poder transformador da arte. “O mundo sempre se ilumina quando você faz algo que não existia antes”, diz Neil Gaiman na epígrafe de Arte importa, uma reunião de quatro textos breves e inspiradores do escritor sobre o fazer artístico. Com artes de Chris Riddell, ilustrador renomado e parceiro de longa data de Gaiman, o livro explora como ler, imaginar e criar livremente podem ser elementos revolucionários capazes de mudar o mundo.

Em “Crença”, Gaiman faz um manifesto a favor das ideias e da liberdade, escrito em decorrência do ataque terrorista à sede do jornal francês Charlie Hebdo, em 2015. Em “Por que nosso futuro depende de bibliotecas, leituras e devaneios”, o autor explica como ler — sobretudo por prazer — gera empatia, nos ajudando a imaginar mundos e realidades diferentes e a entender que as coisas não precisam ser como são. Presente também na coletânea Alerta de risco, “Fazendo uma cadeira” é um incentivo a todos que já se viram sem motivação para criar, pois para Gaiman fazer um livro é um pouco como fazer uma cadeira. Aos poucos, peça por peça, tudo começa a se encaixar. O último texto, “Faça boa arte”, é um velho conhecido dos fãs do autor. Publicado em 2014 em formato de livro, o famoso discurso de Gaiman na University of the Arts, na Filadélfia, encoraja artistas de todas as áreas a quebrar regras, a cometer erros fantásticos e, acima de tudo, a fazer boa arte.

Com leveza e humor, Arte importa é um livro emocionante e necessário, um apelo inspirador à imaginação e à coragem de criar diante de momentos difíceis. “Seja valente. Seja rebelde. Escolha a arte. Ela importa.”



1 Comments

  1. Livro interessante. Já tinha visto a capa dele por aí, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha.
    Vou adicionar à minha lista de futuras leituras.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)