Produções Literárias: ALICE a nada convencional | Por Jackeline Castro

Foto por Küflü Çikin, via Pexels.


DIA 1. Um nome que não é seu, mas que te representa.


Meu nome não é Alice, mas bem que poderia ser. Tal nome tem um significado que remete a linhagem nobre e é de origem francesa! Aí você deve se perguntar. Ahhh ela deve possuir riquezas ou no mínimo ser descendente de franceses. E para sua surpresa, meu caro leitor eu não sou afortunada com nenhuma das duas façanhas kkkk, Contudo Alice me representa por que me lembra da doce e pequena Alice, a clássica e lendária personagem das histórias do famoso romancista Lewis Carroll. Cuja personalidade é marcada por sua excentricidade.

Alice vive como se pertencesse a um universo paralelo (na verdade ela pertence), não se enquadra em padrões outrora considerados normais é exagerada, desastrada e bastante extravagante. Muitos diriam que ela é louca ou problemática. Eu a considero enigmática e perspicaz.

É impressionante como ela consegue ser criança e adulta em um mesmo personagem, ela foge do lugar comum pois se adequa aos diferentes cenários que lhe são propostos.

Talvez soe como arrogante ou mesmo prepotente em determinados trechos, mas ouso dizer que me vejo nela nos mínimos detalhes.

Alice é atemporal. As vezes ela sente-se perdida, como se ninguém a compreendesse ou como se sua maneira de enxergar o mundo fosse errada ou distorcida. Na verdade, ela só observa a vida através de outros espelhos. O jeito que ela visualiza o mundo é diferente e quem a pode julgar? Afinal! nada nesse mundo soa como normal.

E por ser tão diferente, acaba não se encaixando nos padrões "normais" de sua época/sociedade.

Quem ousar discordar, que discorde pra lá. Eu a considero corajosa e destemida. Provavelmente eu não tenha todos os adjetivos acima descritos, pois Alice é incomum e nasceu para cumprir um propósito nada fácil, nem normal, tampouco comum.

Porém, quero acreditar (e não venha estragar minhas crenças kkk) que eu também, assim como você que está lendo, nasceu para ser diferente e para fazer a diferença. Seja a nível individual ou universal. O modo como somos utilizados pelo universo diverge de pessoa para pessoa e é aí que mora a magia da coisa toda.

Alice pode não representar o coletivo, mas ela me representa e posso afirmar que também me encoraja. Pois embora ela viva aparentemente no "mundo da lua" ela consegue ver bondade nas pessoas e luta pelo bem daqueles a quem ama.

No final das contas, se me perguntassem como eu gostaria de me chamar (não que eu não goste de como eu me chamo, que fique bem claro kkk), sem dúvidas minha resposta mais plausível seria - Alice a nada convencional.


Texto escrito pela escritora Jackeline Castro, a partir da proposta do Desafio Criativo de julho de 2022, que teve como tema Lua Cardeal: seja ousado e dê o primeiro passo.
O Desafio Criativo estimula os nossos autores a escreverem partindo de temas escolhidos pelas cofundadoras do Projeto Escrita Criativa. Saiba mais aqui 


Sobre o autor(a)


Jackeline Castro, 28 anos. Enfermeira pela (UFMA), Pós Graduada em Docência do Ensino Superior. Amante da leitura desde que me entendo por gente, agora trilhando o caminho da escrita - em fase de construção diga-se de passagem.
Sou e acho que sempre serei uma adolescente de 15 anos no universo dos livros, pois tenho um fascínio por eles.
Escrevo para destravar e para desabafar meus sentimentos, pois isso me ajuda a relaxar. Além de me permitir documentar a vida através das letras. É essa sou eu.

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)