O que é o cronotipo – e como ele pode te ajudar na sua rotina de escrita



Você já deve ter ouvindo falar pelo menos uma vez na vida do Clube das 5 da Manhã ou daquele ditado que diz “Deus ajuda quem cedo madruga” e ficado um pouco frustrado com essa afirmação ou não ter consigo o sucesso prometido para quem faz parte do clube. 

A questão é que essa ideia de trabalhe/ estude enquanto eles dormem pode te levar um estado de exaustão e consequentemente o temido bloqueio criativo, podendo gerar algo muito mais sério do que apenas encarar as temidas páginas em branco e não saber o que fazer com elas. 



O post de hoje tem como objetivo te ajudar na hora de criar uma rotina de escrita e estudos de uma forma saudável respeitando seu próprio ritmo. Para isso precisamos falar um pouco sobre o que é cronotipo, como descobrir o seu e como isso pode te ajudar a aproveitar melhor seu potencial e ser mais produtivo. 

O que é cronotipo

 
De acordo com a definição dada pelo Instituto Internacional de Melatonina (IiMEL), da Universidade de Granada, na Espanha, o cronotipo é a predisposição natural que cada indivíduo tem de sentir picos de energia ou cansaço, de acordo com a hora do dia. Ou seja, o cronotipo é a sincronização dos ritmos circadianos - ciclo fisiológico de aproximadamente 24 horas. 

Já a melatonina, hormônio liberado pela glândula pineal no escuro, além de induz o sono também é responsável por administrar essa energia, determinando assim em que momento do dia estaremos mais despertos ou não


Quais os tipos de cronotipo 

  • Matutino: o pico de produção de melatonina ocorre antes da meia-noite. São pessoas que necessitam ir para a cama cedo e são mais ativos nas primeiras horas do dia. Em geral, dormem entre as 22h e 6h da manhã. De acordo com o IiMEL, 25% da população é matutina. Nesse grupo se encaixam as pessoas que fazem parte do Clube das 5 da Manhã e que conseguem realmente serem produtivas e obterem sucesso nas realizações das tarefas já nas primeiras horas da manhã.

  • Intermediário: a metade restante da população possui um cronotipo médio, ou seja, o pico de melatonina ocorre às 3h da manhã. Dormem geralmente entre meia-noite e 8h da manhã.

  • Vespertino: o pico acontece bem mais tarde, às 6h da manhã. São aqueles indivíduos que rendem melhor à noite, mas precisam prolongar o descanso até o início da manhã. O horário de sono costuma ser entre 3h e 11h. Corresponde a 25% da população. Se você não é essa pessoa, provavelmente conhece alguém que trabalha melhor no final da noite e nas primeiras horas da madrugada enquanto a maioria das pessoas dormem. 

Reconhecendo as limitações dos três cronotipos acima o psicólogo americano Michel Breus, conhecido como Doutor do Sono, desenvolveu uma categorização própria, nos perfis de sono de 4 animais: golfinho leão, urso e lobo. 

Imagem Awebic


  • Golfinhos (10% da população): Costumam acordar se sentindo pouco revigorados e ficam cansados até o fim da tarde, quando de repente entram no ritmo. São mais alertas tarde da noite e mais produtivos em momentos esparsos ao longo do dia. Geralmente são cautelosos, introvertidos e inteligentes.

  • Leão: (de 15% a 20% da população): Acordam ao nascer do sol ou até antes, começam a se sentir cansados no fim da tarde e pegam no sono facilmente. São mais alertas ao meio-dia e mais produtivos pela manhã. Costumam ser pessoas estáveis, práticas e otimistas.

  • Lobos (de 15% a 20% da população): Têm dificuldade para acordar antes das nove horas da manhã, ficam confusos mentalmente até o meio-dia e só se sentem cansados depois da meia-noite. São mais alertas às sete horas da noite e mais produtivos no fim da manhã e da tarde. Costumam ser impulsivos, pessimistas e criativos.

  • Ursos (50% da população): Acordam depois de apertar o botão de soneca uma ou duas vezes, começam a se sentir menos cansados do meio até o final da tarde e dormem profundamente, mas não tanto quanto gostariam. São mais alertas entre o meio da manhã e o começo da tarde e mais produtivos no fim da manhã. Geralmente são simpáticos e descontraídos.

Como descobrir o seu 

Para entender melhor sua programação biológica e descobrir qual cronotipo você se encaixa melhor , você pode fazer teste tanto na versão em inglês no site The Sleep Doctor ou em português no Instituto do Sono

Já para sabe qual dos quadros animais represente melhor o perfil do seu relógio biológico faça o teste aqui (em português). 



Vale lembrar que para obter resultados mais precisos, você deve responder a cada pergunta da maneira mais honesta possível.


Ter o conhecimento sobre em que momento do dia nosso corpo está mais desperto é importante para organizar e realizar nossas atividades diárias, é claro que nem sempre isso vai ser possível, afinal alguma coisas não dependem só da nossa vontade, mas no geral isso pode nos ajudar muito na hora de fazer o planejamento das atividades do dia e separar um momento dedicado para nossa escrita e estudos. Se você é uma pessoa com cronotipo vespertino e precisa executar uma tarefa importante, talvez levantar cedo não seja a melhor opção, talvez seja mais interessante deixa a atividade para o horário que você esteja mais desperto e focado.

Após fazer os teste e descobrir  quando suas funções cognitivas estão no auge, os horários de trabalho e descanso podem ser planejados de forma mais consciente e com proposito.

Conta aqui embaixo nos comentários o resultado do seu teste e se você achou que fez sentido pra você. 🙂 

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)