5 dicas de como mostrar mais o que o personagem está passando (mostrar x dizer)

Foto por Conor Luddy, via Unsplash.

Olá, escritores!

Muito se fala sobre a importância de mostrar pelo que os personagens estão passando no lugar de apenas passar uma informação sobre o que está acontecendo. Entretanto, vocês podem se perguntar: como fazer isso na prática? No post de hoje, trazemos algumas dicas de como fazer isso:


1. Evite expressões abstratas

Photo by Jonathan Borba on Unsplash

Uma das formas de mostrar o que o personagem está sentindo ou pelo o que ele está passando é evitar palavras abstratas, principalmente os adjetivos e verbos de ligação. Quando optamos por elas, acabamos dizendo ao invés de criar uma imagem na cabeça dos leitores.

Algumas das palavras/expressões que dizem: era feliz/triste, permanecia ansioso/calmo, ficava nervoso/tenso, é alto/baixo, é magro/gordo, parecia inteligente/ignorante, era pobre/rico, amado/odiado etc.


2. Troque-as por verbos de ação

Imagem do vídeo As it Was, do Harry Styles.


Sempre que surgir uma característica que se expressa por uma dessas expressões abstratas, faça a seguinte pergunta:

Como eu percebo que uma pessoa no dia a dia é/está/se sente assim? 

Tente responder com uma ação - em outras palavras, coloque o seu personagem em movimento (físico ou mental). Essa resposta provavelmente não será respondida em poucas palavras. Por exemplo: 

Enquanto ao dizer é possível escrever que "Maria estava ansiosa" (3 palavras); ao mostrar, a sentença cresce: "Maria andava de um lado para o outro no largo corredor. Suas unhas dos dedos da mão direita quase não existiam mais, de tanto que ela as roía" (28 palavras). Tanto andar, quanto roer expressam atitudes de pessoas que estão ansiosas.


3. Acrescente estímulos aos 5 sentidos

Enfermeira vintage.

Colocar estímulos aos 5 sentidos no texto faz com que o leitor evoque suas próprias memórias e, assim, conecta esse leitor com o seu personagem. Voltando ao exemplo anterior, além das ações, poderíamos complementar escrevendo:

"Maria andava de um lado para o outro no largo corredor de paredes e chão brancos. Tanto o esmalte vermelho quanto as próprias unhas dos dedos da mão direita quase não existiam mais, de tanto que ela as roía. Quanto mais a faxineira entornava a mistura de cloro e desinfetante em seu esfregão, mais o ambiente se aprofundava em seu abismo de impessoalidade. Entretanto era a falta do silêncio esperado que mais lhe perturbava. O vai e vem dos enfermeiros, o falatório dos médicos e o som de seus próprios sapatos no chão faziam dos minutos um tempo infinito".

Reparem que: 

  • o andar da personagem no corredor, a cor das paredes do chão e do esmalte, o entornar do líquido no esfregão e os enfermeiros indo e vindo evocam a nossa visão;
  • os passos dos personagens e o falatório dos médicos evocam a audição;
  • a mistura de cloro e desinfetante evocam o olfato;
  • o roer das unhas pode evocar o paladar;
  • até mesmo o esfregão em uso pode evocar o tato.

Tudo isso contribuí para que possamos ver mais do que apenas receber uma informação.


4. Se pergunte como o personagem veria

Um dino veria e vivenciaria o mundo do mesmo modo que o autor do texto o faz?


Às vezes nos faltam palavras para mostrar porque estamos pensando o mundo com o nosso olhar, não com o olhar da personagem. Nessas horas, vale a pergunta:

Como esse personagem, de características tão diferentes das minhas, veria o mundo? Ele repararia nas mesmas coisas que eu ou outros aspectos dessa coisa/situação/pessoa chamariam mais a atenção?

Na resposta para essa pergunta, é possível encontrar muitas informações, incluindo um gesto, um sabor, uma forma de reagir que traga a ação tão importantes já mencionadas nos itens 2 e 3.


5. Por fim, deixe para uma segunda etapa

Sem pressão. Courteney Cox em Shining Valey.


Se você acha tudo isso muito complexo no momento da escrita, não se desespere! Uma coisa que você pode fazer é usar essas dicas no momento da edição do texto. Escreva sem se preocupar muito com isso, depois, faça uma leitura tentando observar em quais momentos você apenas diz o que está acontecendo e em quais momentos você mostra. Analise se é necessário fazer algum tipo de alteração nesse sentido, mudando o que precisa ser mudado.

Sempre dá tempo de melhorar o nosso texto, então mantenha isso no radar, mas não se deixe parar por causa disso na hora da escrita. 😊😉

Eu preciso escrever isso, por Travis.


Essas são as nossas dicas rápidas sobre esse assunto. 
Deixem nos comentários qual você mais gostou e quais são as suas. 😉

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