Os benefícios das Fanfics

 

Imagem sob licença Creative Commons por Expresswriters

Os escritores costumam aventurar-se por diferentes gêneros ao longo da sua carreira, muito pode mudar desde o primeiro livro escrito até o último rascunho guardado no word há alguns minutos atrás. A escrita evolui e também pode ser representada de diversas formas, não é à toa que existem histórias tão diferentes e gêneros que se renovam ao passar dos anos. Podemos ver como a escrita é representada de diversas formas, como por exemplo: contos, crônicas, poemas e também FANFICS!

“Fanfics?”, você se pergunta.

Exatamente. Caso você não saiba a palavra fanfic surge desde “fanfiction”, que em tradução livre seria “ficção de fã”, ela é uma narrativa ficcional que parte de uma obra principal (livros, filmes, séries, músicas, jogos, novelas...) onde o fã pode usar distintos elemento como personagens e até mesmo o universo para criar a sua própria história ou uma nova versão da história original.

“Mas fanfic?”, você continua se perguntando.

Há um preconceito que ronda o universo das fanfics, geralmente são consideradas como histórias amadoras, literatura “lixo” ou algo de fãs obcecados que não devem ser levados à sério. Os escritores desse gênero costumam não ser considerados como tal, seja porque escrevem sobre histórias de outras pessoas ou porque publicam em plataformas online, sem possuir um livro original publicado fisicamente.

A questão é que as fanfics são muito mais que “historinhas” escritas por fãs. Elas contribuem de diferentes formas no desenvolvimento dos jovens escritores, principalmente pré-adolescentes e adolescentes que começaram a aventurar-se no mundo da escrita.

Em 2019 Cecilia Aragon e Katie Davis publicaram um artigo chamado “Writers in the secret Garden: Fanfiction, youth, and new forms of mentoring”. No qual argumentam e se opõe à ideia que os jovens de hoje em dia não sabem escrever e afirmam que, aqueles jovens que escrevem fanfics podem tornar-se bons escritores, além de contribuir na construção de uma comunidade na qual os jovens dão devoluções entre si e se corrigem mutuamente. Entendendo as bases e as questões abordadas nesse estudo, podemos dizer que a prática de escrever fanfictions podem trazer diferentes benefícios como:

• aumentar a critividade (ao exercitar mudanças em uma história/universo já criado).

• Melhora na ortografia (seja através do corretor automático, do feedback de leitores na plataforma e também a partir do interesse do próprio escritor ao procurar a grafia correta perante uma dúvida).

• Melhora no enredo e construção de narrativa (através do feedback de leitores e também do hábito da leitura).

• Possibilidade de criar histórias com mais diversidade e representatividade (ao inserir a realidade do escritor dentro de histórias hegemônicas).

• Conquista de leitores através das plataformas

• Troca de informações e interações com pessoas que compartilham dos mesmos interesses.

• Estímulos para jovens escritores (não há uma idade certa para começar a escrever).

• Possibilidade de futuras publicações, sejam independentes ou tradicionais (olheiros sempre estão presentes nas diversas plataformas).

Podemos citar alguns best-sellers que foram fanfics: After, 50 tons de cinza, Instrumentos Mortais...

Nesse ponto, podemos retomar algo que sempre dizemos no Projeto, o processo de escrita não precisa ser solitário. Escrever fanfics é uma experiência que engloba toda uma comunidade; onde a intenção, além de ler e escrever, é interagir com diferentes pessoas e realizar essa troca de ideias que torna todo esse processo algo enriquecedor. Por esse motivo, temos que respeitar toda forma de escrita e estimular esse hábito, já que essa é uma forma de iniciação no mundo da escrita para muitos jovens que sonham em ser escritores.

Para finalizar, é importante remarcar como essa prática pode trazer mais representatividade brasileira para as histórias que já conhecemos, mudar personagens americanos e europeus para brasileiros, mudar os cenários tão clichês para os nossos bairros que organizam quermesses e botecos com feijoada de domingo. Colocar mais cor nesse papel tão branco.

E você, já escreveu ou leu uma fanfic? Tem algum para recomentar para a gente?

1 Comments

  1. Oi Ayumi, tudo bem?
    Como comecei a escrever fanfics antes de "existir" internet, não tive problemas com esse preconceito, mas vejo com tristeza o sofrimento desnecessário que os jovens passam com esses críticos de fanfic. Sempre escrevi as minhas com o mesmo cuidado e pesquisa que as autorais e não as vejo como menos literatura por serem fanfics.

    Meu trabalho atual concluído é a fanfic 'Memórias Anônimas' da série Sherlock da BBC. Está completa no Wattpad: https://www.wattpad.com/story/257942243

    Até breve;
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    http://universo-invisivel.blogspot.com (Contos e Crônicas)

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)