quarta-feira, 16 de junho de 2021

6 elementos que vão te ajudar na hora de criar uma cena


Não importa que tipo de cena você está escrevendo, existem alguns elementos básicos que são fundamentais para um bom desenvolvimento da narrativa, e algumas perguntas podem te ajudar nisso. São elas: O que, quem, quando, onde, como e por quê.




O que: Antes de tudo é importante definir o que irá acontecer na cena. Crie um roteiro do que você deseja que aconteça para te guiar nesse processo. Ex: duas pessoas se encontram no ponto de ônibus em frente a cafeteria.




Quem (Personagens): Você já definiu o que vai acontecer, agora é hora de definir quem está ou irá aparecer na cena. É importante conhecer os personagens. Quem são eles? Que tipo de relacionamento eles têm entre si? Como eles irão de comportar nesse encontro?


Nesse item pense também no ponto de vista. Sua história é contada em primeira ou terceira pessoa? Cada personagem possui uma personalidade distinta e isso vai influenciar no olhar que ela terá ao descrever cada situação, caso você esteja narrando em primeira pessoa.

Você também pode se interessar por: Dicas para construção de personagensFoco Narrativo: o que é, tipos e exemplos, O texto fala: as vozes dos personagens e Arquétipos na construção de personagens.




Quando (Data e horário): Você não precisa acrescentar na narrativa o dia exato e a hora em que cada cena ocorre, mas é importante que você tenha uma noção de quando ela está acontecendo, para não correr risco de cometer erros de continuidade ou de deixar seu leitor perdido. Esses detalhes são imprescindíveis, principalmente no caso de flashbacks ou qualquer outra alteração de tempo da história.




Onde (Ambientação): Precisamos saber “onde” as coisas acontecem, uma vez que os locais que se passam uma cena fazem toda a diferença para a imersão do leitor na história. Esse passo vai ajudá-lo a pensar se o local já foi citado anteriormente ou se é algo totalmente novo.


Criar uma lista de lugares é uma ótima forma de você não correr o risco de repetir uma mesma locação com descrições diferentes e causar confusão em que lê. Outra dica é explorar os cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato), para tornar a experiência de leitura mais palpável. Exemplo: Sua cena se passa em cafeteria localizada em frente a um ponto de ônibus. O que seu personagem vê? Quais são os cheiros que ele pode sentir? O que ele escuta? Qual o sabor da comida? A textura do ambiente?



Como: Você já definiu quem fará parte, como, quando e em que lugar vai acontecer a cena. Agora é a hora de escrever como tudo isso irá se desenrolar.



Por quê? (Objetivo da cena): E por fim, mas não menos importante, todas as cenas de uma história precisam ter um objetivo. Provavelmente você já leu algum livro e ficou se perguntando o que afinal tal cena agregou para o desenvolvimento da narrativa, assim como já notou que alguns autores costumam colocar outras várias para preencher espaço e que poderiam muito bem serem cortadas sem prejudicar em nada a história.


Nesse momento pense em qual papel você deseja que essa cena desempenhe. Ela será importante para o avanço da história? Vai trazer algum conflito? Progredir relacionamentos? Apresentar uma informação crucial ou detalhes da personalidade de algum personagem?

Essa etapa irá te ajudar a ver se seu livro apresenta coerência ou se precisa de alguma cena seja cortada, ou acrescentada.


Esperamos que essas dicas sejam úteis para o desenvolvimento da sua história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)

Follow Us @soratemplates