Biblioteca Criativa: O caminho do artista, de Julia Cameron

Você já fez O Caminho do Artista?

A primeira edição de O caminho do artista foi lançado pela Julia Cameron em 1992 e, desde então, tem sido um grande sucesso. Tido como "A Bíblia da Criatividade", o livro já vendeu mais de 4 milhões de cópias ao redor do globo e é queridinho de muitas pessoas que trabalham com criatividade em diferentes frentes.

A própria autora é uma artista multifacetada. Escritora, poeta, dramaturga, compositora, diretora de teatro, TV e cinema, Julia Cameron é também professora de escrita literária. Sua obra é fruto, portanto, tanto de seu processo artístico quanto de sua troca com outros artistas e da sua carreira como docente.

“Este livro é uma ferramenta muito valiosa para quem deseja se conectar com a própria criatividade.” – Martin Scorsese

O livro é didático e direto. É estruturado em três partes bem distintas: um começo situacional (que contém a Apresentação, a Introdução, os Princípios Básicos e as Ferramentas Básicas), o programa com as doze semanas e um fechamento que conta com um Epílogo, Perguntas e respostas, Guia para grupos, Apêndice, Agradecimentos e sugestões de leituras. 

O caminho do artista não é um livro para ser lido numa sentada. Ele funciona como um curso. Um programa de doze semanas com leitura e tarefas. Duas delas perenes durante todo o período: as páginas matinais e o encontro com o artista. As páginas matinais consistem em escrever 3 páginas à mão, pela manhã. Essas páginas são de escrita livre. Já os encontros com o artista são duas horas semanais, para se divertir sozinho, fazendo algo que aguce a imaginação.



Sobre as doze semanas, cada uma delas trata da recuperação de um aspecto do artista para que a criatividade floresça novamente. Os assuntos passam pelos sensos de segurança, identidade, poder, integridade, possibilidade, abundância, conexão, força, compaixão, autoproteção, autonomia e fé. Cada capítulo apresenta atividades específicas sobre essas áreas, de modo a fortalecer a criação artística.

Aqui vale dizer que a Julia Cameron é espiritualista, no sentido de que ela crê em uma força maior, por ela chamada de Deus, Universo, Grande Criador, Grande Espírito, Força Criadora. Sendo assim, o livro parte dessa premissa para trabalhar a criatividade (ainda que não mantenha nenhuma ligação com religiões, em específico). Desse modo, ao ler e fazer os exercícios da obra, o leitor tem que estar aberto a entrar em contato com um lado mais místico.

Como dito, a escrita de Julia Cameron é didática. Deste modo, ela traz exemplos próprios, de alunos e conhecidos. Além disso, toda a obra é permeada por citações que complementam, endossam e/ou incentivam os leitores a seguir o que é proposto. Outro ponto alto do livro é que ao final de cada semana há uma Checagem, com perguntas específicas para que o leitor consiga saber como está progredindo no programa e, principalmente, onde moram as suas resistências a ele.

O caminho do artista é um livro para quem está disposto ao mergulho dentro de si, a quem tem determinação para se comprometer com seu próprio projeto criativo. Partindo dessa premissa, este é um livro/curso/leitura que vale muito a pena. 

Capa.



Livro: O Caminho do Artista
Título original: The Artist's Way
Autora: Julia Cameron
Tradução: Leila Couceiro
Editora: Sextante
Páginas: 272
Sinopse: O caminho do artista reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar você a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos. Organizadas num programa de 12 semanas, essas técnicas vão guiá-lo por uma viagem de autodescoberta, ajudando-o a enfrentar seus medos, crenças e inseguranças – os maiores obstáculos para quem deseja expressar qualquer forma de arte. Este livro desmistifica a ideia de que o processo criativo precisa ser sofrido e extenuante, embora ele requeira uma boa dose de persistência e prática. Com este método, você vai aprender a abandonar as desculpas que o impedem de transformar suas ideias em realidade. Você vai descobrir como criar com mais liberdade e menos autocrítica, usando de forma consciente o potencial criativo que estava represado até agora. Disponível em livro físico, e-book e audiolivro.

Vídeo disponibilizado no canal da Editora Sextante.

*Resenha postada originalmente no Algumas Observações.

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)