Biblioteca Criativa: Encontre sua criatividade, de Tina Seelig


Sabemos que muita gente ainda acredita que ser uma pessoa criativa é um dom, quando na verdade está mais para uma habilidade que precisa ser desenvolvida. Se você está buscando uma maneira de  encontrar ou se  reconectar com seu potencial criativo este livro pode te ajudar nesse processo. 


Com a criatividade aguçada, em vez de olhar para os problemas, visualizamos as potencialidades; em vez de obstáculos, vemos as oportunidades; em vez de desafios, enxergamos a chance de criar soluções inovadoras.


"Encontre sua criatividade" é um livro inspirador escrito por Tina Seelig, uma renomada professora na área de criatividade, inovação e empreendedorismo, na Universidade de Stanford. Com Ph.D. Nele a autora nos convida a explorar maneiras de modificar nosso ambiente físico e social, desenvolver a nossa criatividade e a daqueles com quem  a gente trabalha e vive, analisar como a nossa motivação e o pensamento influenciam em nossa ação criativa, incluindo a vontade de experimentar, a capacidade de superar barreiras para encontrar saídas criativas para desafios difíceis. Além disso, ela nos apresenta a Máquina da Inovação, um modelo que ela criou com um vocabulário compartilhado e um conjunto de ferramentas  para que qualquer pessoa possa usar de forma a analisar e melhorar sua própria criatividade e a de sua equipe, organização ou comunidade.

As três partes de dentro da Máquina da Inovação são conhecimento, imaginação e atitude: 

  •  Seu conhecimento fornece o combustível para a imaginação.
  •  Sua imaginação é catalisadora para transformar o conhecimento em novas ideias.
  • Sua atitude é a faísca que aciona a Máquina da Inovação.

Fonte: Seelig, Tina. Encontre sua Criatividade (p. 19). Editora Belas-Letras. 


Já as três partes externas da Máquina da Inovação  são recursos, hábitat e cultura:

  • Os recursos são todos os bens na sua comunidade.
  • O hábitat é seu ambiente local, inclusive sua casa, sua escola ou seu escritório.
  • A cultura compreende crenças, valores e comportamentos coletivos em sua comunidade.

Pessoas que querem aumentar sua criatividade precisam estar abertas a tentar coisas que nunca tentaram antes, mesmo que os resultados sejam incertos.


Em um  primeiro momento a Máquina da Inovação pode parecer complexa, mas através de uma linguagem clara e acessível, Seelig consegue destrinchar seus seis componentes (conhecimento, imaginação, atitude, recursos, hábitat e cultura), de uma forma que facilita nosso entendimento, e depois os conecta  mostrando que todas as partes trabalham em conjunto influenciando o desenvolvimento da criatividade. 


Descartei muitas histórias que não se encaixaram e ideias que não deram certo. Desenvolvi a Máquina da Inovação de dezenas de formas antes de encontrar a certa. E enviei sete versões diferentes das duas primeiras páginas do livro ao meu editor, com a esperança de encontrar uma que desse certo. Sim, era difícil eliminar as palavras que tinha passado tanto tempo escrevendo para começar do zero. Porém, eu sabia que esse processo editorial torna o resultado final muito melhor e é a chave de qualquer processo.


Este livro não apenas oferece insights valiosos sobre como  encontrar e liberar nosso potencial criativo, mas também fornece exercícios e  exemplos reais de pessoas que aplicaram as lições em suas vidas pessoais e profissionais e obtiveram ótimos resultados. 

"Encontre sua criatividade" é uma leitura indispensável para aqueles que desejam explorar e ampliar sua criatividade.




Livro: Encontre sua criatividade

Título Original: inGenius: A Crash Course on Creativity
Autora: Tina Seelig
Tradução:Thaís Iannarelli
Editora: Belas-Letras
Páginas:  253
Sinopse: Há um senso comum que diz que a criatividade é um dom que poucas pessoas têm. Tina Seelig, professora renomada da Universidade de Stanford, em Encontre sua criatividade, desmistifica essa crença e defende que a criatividade é inata. Ela mostra o quanto deixamos de ser estimulados para sermos criativos conforme os anos passam. Assim, ela propõe maneiras de explorar a criatividade e apresenta, para isso, um modelo, chamado Máquina da Inovação, que demonstra como fatores externos e internos do indivíduo favorecem o desenvolvimento do potencial criativo. As estratégias para estimular nossa criatividade são bem simples: às vezes é só mudar algo de lugar ou olhar para um objeto de maneira diferente.

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)