Projeto Escrita Criativa — Desde 2015 reunindo pessoas que amam escrever
  • Início
  • Escrita Criativa
    • Equipe
    • Projeto
    • Na Mídia
    • Participantes
    • Publicações
    • Banners
    • Comece aqui
  • Como Participar
    • Participe e apoie
    • Escreva: Vivenciando a Escrita
    • Envie o seu texto
    • Antologia 2025: tema Brasil
  • Colunas
    • Processos Criativos
    • Criação e Desenvolvimento de Escrita
    • Dicas de Criatividade
    • Aprimoramento Textual
    • Design
    • Direitos Autorais e Royalties
    • Amazon e KDP
    • Mercado Editorial
    • Biblioteca Criativa
    • Produções Literárias
    • Projeto Escrita Criativa Entrevista
    • Recados do Projeto
  • Contato
  • Serviços
  • Extras
    • Biblioteca Criativa
    • Downloads
    • Links Úteis
    • Loja
  • >



Olá, escritores! 

Chegamos a nossa última postagem do ano e, para começar 2023  com o pé direito, nada melhor que conhecer os temas do ETEJ para começar o novo ano escrevendo e estimulando a criatividade. Queremos saber de vocês: todos estão prontos para exercitar a escrita por 31 dias?! 😍

O que é o ETEJ?

O ETEJ é um projeto esporádico do Projeto Escrita Criativa em que estimulamos que os escritores escrevam juntos em janeiro e em julho. Nossa ideia é incentivar a todos para aproveitarem o mês de férias e colocar as ideias no papel!



Como faço para participar?

Para participar é bem simples.  Basta escrever no mínimo um parágrafo/estrofe por dia durante os 31 dias do mês de janeiro. Animou? Quer se desafiar a sair da rotina ou simplesmente passar o tempo, criamos um arquivo com várias propostas de escrita para ajudá-los nessa jornada, para baixá-la basta clicar na palavra  download abaixo. 



🍀🍃🌼○ Download ○🍀🍃🌼


Escrevi, e agora?

Você pode compartilhar o seu texto nas redes sociais com a tag #ETEJ e aproveitar para ler os textos produzidos por outros escritores! Ah, caso compartilhe sua rotina de escrita durante o ETEJ lá no Instagram e não esqueça de nos marcar @escritacriativaprojeto. 


Você também pode gostar das propostas dos ETEJs anteriores. Para lê-las, clique aqui.




 Últimos recados

Dia 30 às 19:30 iremos realizar nossa última live do ano lá no nosso canal do Youtube , e esperamos ver vocês por lá! Assista a live aqui! Já ativa o sininho para não esquecer. 😉


Em janeiro estaremos de férias, mas  queremos ver todo mundo participando do ETEJ. Em fevereiro estamos de volta e com algumas novidades. Aproveitem esse tempinho para conferirem os vídeos lá do canal e as postagens aqui do blog! 😊 


E por fim queremos desejar a todos  um feliz e próspero Ano Novo! Obrigada por nos acompanharem durante esse! E para fechar essa postagem com chave de ouro deixamos um trechinho das sábias palavras de Carlos Drummond de Andrade para inspirar vocês neste fim de ano:


Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila... 



Imagem sob licença Creative Commons por KostkaCZ

 

Você já pensou que as tradições presentes em um livro podem falar muito mais sobre a história ou os personagens do que você imagina? Às vezes descrever certas tradições enriquecem a história de maneiras que nem chegamos a perceber.

Já fizemos um post aqui no Projeto sobre as vozes dos personagens, explicando como a maneira que o personagem se expressa pode indicar diferentes características e torna-lo mais verossímil.

Hoje é dia de falar mais sobres as tradições, principalmente porque estamos perto do natal e ano novo.

Ser inserido em uma cultura.


Uma simples tradição pode falar muito sobre o background do personagem principal ou de outros personagens durante o livro. Por exemplo, o uso de roupas brancas no ano novo ou pular sete ondas é muito comum no Brasil, algo que talvez em outros países não seja tão normal assim.

Em comparação a essa nossa tradição de passar o ano novo de roupas brancas, no Peru as pessoas usam diferentes cores para atrair o que desejam (dourado/amarelo para riqueza é um exemplo), já nós brasileiros costumamos fazer isso com a cor da nossa roupa íntima. Na Argentina, eles não costumam usar nenhum tipo de roupa específica ou uma cor para simbolizar algo.

O mesmo pode acontecer com o natal, em alguns países onde a religião cristã não é tão forte, o natal não costuma ser celebrado como tal, por exemplo, no Japão. Também está o povo judeu que celebra o Hanucá.

E não é somente com essas festas que você pode trabalhar no seu livro para trazer o background dos seus personagens e tornar a história mais real, você pode trabalhar com diferentes festividades e datas importantes, como nos EUA que comemoram o Thanksgiving ou o famoso 4 de julho, quem sabe escrever sobre um personagem que faz umas pegadinhas no dia primeiro de abril? Ou que um casal compartilhe uma maçã do amor em uma festa junina?

Trazer esses elementos culturais também é interessante para que os leitores conheçam mais da tradição do nosso país da mesma forma que acabamos conhecendo a tradição de outros países através dos livros e filmes. É situar os nossos personagens na nossa cultura e também trazer a influência dos antepassados dos nossos personagens. Às vezes nem é necessário exagerar nessa representação, você pode tranquilamente colocar elementos sutis, mas que revelam muito ao leitor e também gera uma certa empatia por compartilhar a mesma cultura ou até mesmo conhecer outras versões da mesma tradição já que o nosso país é tão grande.

Mas como assim, trazer influência dos antepassados dos nossos personagens dentro de uma cultura?

Segue para o próximo item!

Diferenças dentro da mesma cultura.


Perfeito, você já decidiu que a sua história se passa no Brasil e já encontrou uma maneira de colocar a nossa forma de festejar e as nossas tradições no livro, mas você já percebeu que cada família e cada região do mesmo país pode comemorar uma mesma data de maneira diferente? E como isso aplica ao seu personagem? Qual tradição pertence somente à família dele?

Como todos sabemos, o Brasil recebeu influência de vários imigrantes e cada um deles com as suas tradições adaptadas ao país. Não é à toa que comemos comidas quentes e pesadas (nem tão apropriadas para o calor) em um clima tropical ou que colocamos o pinheiro de natal com neve falsa quando no Brasil nem neva!

É interessante pensar, principalmente quando escrevemos livros ou contos de natal, por exemplo, qual tradição pertence ao seu personagem. Um protagonista brasileiro com descendência japonesa pode misturar em uma ceia porções de coxinhas com inarizushi, outro pode ter descendência polaca e comer um consomê de beterraba e ter doze pratos em total na ceia. Talvez existam outros pratos tradicionais, além do pavê no jantar do seu personagem, e isso também conta muito aos leitores, de maneira indireta, sobre o background dele.

Como comentei anteriormente, não é necessário pensar somente nessas festividades, podem ser outras ao longo do livro para tornar a vida do personagem mais próxima à realidade e não isolá-lo completamente das tradições da sociedade na qual ele se encontra. Por exemplo, no meu bairro tínhamos desfiles das escolas para o dia 7 de setembro e as quermesses nas festas juninas.

A intenção não é dar protagonismo total na história se o foco não for essa temática, mas sim, poder buscar uma forma de inserir elementos que contem mais sobre o passado, presente e cultura do personagem.

No post anterior contamos como a maneira que os personagens se expressam podem contar mais sobre eles, dessa vez é a maneira em que a narrativa é situada ou os detalhes que queremos descrever na história que vão contar mais sobre eles.

Também podemos falar um pouco das simpatias, não somente as festivas, mas também algumas coisinhas que podemos fazer sem uma data específica, como colocar o Santo Antônio de cabeça para baixo em um copo de água, soprar canela no primeiro dia de cada mês ou guardar uma nota de um dólar na carteira para dar sorte.


São essas pequenas tradições e simpatias que fazemos na vida real que podem ser transferidas para a literatura trazendo uma história mais verossímil aos leitores, além de registrar parte da nossa própria cultura e sociedade nos livros, trazendo sempre mais representatividade para o mercado editorial. 

Imagina só que gostoso ler uma história de natal onde o personagem principal rouba uma coxinha da mesa e a saboreia antes da ceia! Ou então se o personagem for judeu, conhecer mais sobre como essa tradição se misturou com a cultura brasileira. Essas tradições abrem diferentes possibilidades na narrativa, trazendo também mais personalidade aos personagens, afinal, toda família tem o seu jeitinho de ser que é diferente das outras e isso com certeza afeta o dia-a-dia do protagonista.

 

E já que estamos chegando ao fim de 2022, conta para a gente! Quais são as suas tradições de natal e ano novo? Quais tradições ou simpatias você já usou ou gostaria de usar no seu livro? Você e o seu personagem as compartem?

 

Pelourinho, Salvador, Bahia.
(Foto por Celso Hashimoto, via Unsplash.)

Olá, escritores!

2023 está batendo à porta, por isso resolvemos escrever um post voltado aos leitores e escritores que já estão em clima de planejamento de passeios e viagens. Que tal incluir a literatura no roteiro? Deixamos, abaixo, alguns eventos que acontecem anual ou bienalmente no Brasil. Junte o seu dinheiro, programe a sua folga e apareça! 😉

Os eventos estão organizados por região do Brasil. Entre parênteses, informamos as cidades e estados em que eles acontecem. Colocamos as datas nos eventos que já confirmaram suas agendas.


Norte

Belém, Pará.
(Imagem por robertajosua, via Pixabay.)

  • Feira do livro e das multivozes (Belém/PA): https://feiradolivroedasmultivozes.com.br/

Nordeste

Chapada Diamantina, Bahia.
(Imagem por Beia Carvalho, via Unsplash.)

  • Bienal do Livro do Ceará (Fortaleza/CE): https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br/
  • Festival Literário de Currais Novos (Currais Novos/CE): https://www.instagram.com/flic_cn/ 

  • Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (Recife/PE): https://bienalpernambuco.com/ (de 06 a 15 de outubro de 2023)
  • Feira Miolos (Olinda/PE): https://www.instagram.com/feiramiolos/

  • Bienal do Livro da Bahia (Salvador/BA): https://bienaldolivrobahia.com.br/
  • Flipelô (Salvador/BA): https://flipelo.com.br/
  • Festival Baiano Literário de Contação de Histórias (Salvador/BA): https://www.instagram.com/festivalbaianoliterario/ (17 e 18 de junho de 2023)
  • Flisba (Ilhéus/BA): https://www.instagram.com/flisba/
  • Festival Literário de Serra Grande (Serra Grande/BA): https://www.instagram.com/flisgserragrande/
  • Flitê (Itaetê/Chapada Diamantina/BA): https://www.instagram.com/flite.itaete/
  • Fligê (Mucugê/Chapada Diamantina/BA): http://fligemucuge.com.br/2022/

Centro-Oeste

Esplanada dos Ministérios, Brasília, DF.
(Foto por Thandy Yung, via Unsplash.)

  • Bienal do Livro de Brasília (Brasília/DF): https://bilb.com.br/
  • Flipiri (Pirenópolis/GO): https://flipiri.com/

Sudeste

Praça Pôr do Sol, São Paulo, SP.
(Foto por Lucas Marcomini, via Unsplash.)

  • Bienal do Livro (Rio de Janeiro/RJ): https://bienaldolivro.com.br/ (de 01 a 10 de setembro de 2023)
  • Flisgo (São Gonçalo / RJ): https://www.instagram.com/flisgo/
  • Flip (Paraty/RJ): https://www.flip.org.br/
  • FliDAMSJM (São João do Meriti/RJ): https://www.instagram.com/flidamsjm/

  • A feira do livro (São Paulo/SP): https://www.instagram.com/afeiradolivro/
  • Feira Miolos (São Paulo/SP): https://www.instagram.com/feiramiolos/
  • Flipop (São Paulo/SP): https://www.flipop.com.br/
  • Festival de Literatura Negra da Zona Norte (São Paulo / SP): https://www.instagram.com/fellinfestival/
  • FliA (Assis/SP): https://www.instagram.com/feiraliterariadeassis/
  • Festival Literário de Birigui (Birigui/SP): https://www.instagram.com/flibi.birigui/
  • Bienal do livro de Guarulhos (Guarulhos/SP): https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/wp_site/portalbienal/

  • Fliaraxá (Araxá/MG): https://fliaraxa.com.br/
  • FliLagoa (Lagoa Santa/MG): https://www.instagram.com/flilagoa/
  • Flipoços (Poços de Caldas/MG):  http://flipocos.com.br/ (de 29 de abril a 07 de maio de 2023)
  • Fliti (Tiradentes/MG): https://www.instagram.com/flitifeiraliterariatiradentes/
  • FliBH (Belo Horizonte/MG): https://www.instagram.com/flibhoficial/
  • Bienal Mineira do Livro (Belo Horizonte/MG): https://bienalmineiradolivro.com.br/ 

Sul

Memorial da Imigração Ucraniana, Curitiba, Paraná.
(Imagem por Fernanda Rodrigues, via Algumas Observações).


  • Festival Literário de Itajaí (Itajaí/SC): https://www.instagram.com/festivalliterariodeitajaisc/
  • Festival Litercultura (Curitiba/PR): https://litercultura.com.br/

Faltou algum?

Conhece mais algum evento bacana que deveria estar aqui? Deixe nos comentários ou envie as informações para contatoescritacriativa@gmail.com 😉



 Olá escritores!


Quem nos acompanha a mais tempo sabe que criatividade é um assuntos que nós amamos. Hoje nós trazemos mais cinco obras sobre o assunto que vão te ajudar a criar uma rotina criativa. Aproveite o período de férias e se inspire com essas leituras para começar 2023 da melhor maneira possível! 



Arte Importa: Porque Sua Imaginação Pode Mudar o Mundo


Escrito por:  Neil Gaiman 
Ilustrado por: Chris Riddell 
Traduzido por:  Augusto Calil e Ângelo Lessa 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 112
Sinopse: Uma emocionante ode de Neil Gaiman à criatividade, à imaginação e ao poder transformador da arte

“O mundo sempre se ilumina quando você faz algo que não existia antes”, diz Neil Gaiman na epígrafe de Arte importa, uma reunião de quatro textos breves e inspiradores do escritor sobre o fazer artístico. Com artes de Chris Riddell, ilustrador renomado e parceiro de longa data de Gaiman, o livro explora como ler, imaginar e criar livremente podem ser elementos revolucionários capazes de mudar o mundo.

Em “Crença”, Gaiman faz um manifesto a favor das ideias e da liberdade, escrito em decorrência do ataque terrorista à sede do jornal francês Charlie Hebdo, em 2015. Em “Por que nosso futuro depende de bibliotecas, leituras e devaneios”, o autor explica como ler ― sobretudo por prazer ― gera empatia, nos ajudando a imaginar mundos e realidades diferentes e a entender que as coisas não precisam ser como são.

Presente também na coletânea Alerta de risco, “Fazendo uma cadeira” é um incentivo a todos que já se viram sem motivação para criar, pois para Gaiman fazer um livro é um pouco como fazer uma cadeira. Aos poucos, peça por peça, tudo começa a se encaixar. O último texto, “Faça boa arte”, é um velho conhecido dos fãs do autor. Publicado em 2014 em formato de livro, o famoso discurso de Gaiman na University of the Arts, na Filadélfia, encoraja artistas de todas as áreas a quebrar regras, a cometer erros fantásticos e, acima de tudo, a fazer boa arte.

Com leveza e humor, Arte importa é um livro emocionante e necessário, um apelo inspirador à imaginação e à coragem de criar diante de momentos difíceis. “Seja valente. Seja rebelde. Escolha a arte. Ela importa.”






333 páginas para tirar seu projeto do papel 


Escrito por:  Daniel Larusso, Gabriel Gomes e Luciano Braga 
Editora: Belas-Letras
Páginas: 364
Sinopse:  "Sério... Este é o melhor pedaço de papel que eu já vi pra ajudar as pessoas a tirar ideias do papel". Murilo Gun Um livro que te diz o que fazer para você fazer o que quiser. Você só descobre de verdade quem é uma pessoa depois que conhece os projetos que ela colocou na rua. Por isso este não é um livro para você ler; é um livro para você fazer. Nas páginas escuras, ele te diz como fazer. Nas páginas brancas, você faz se quiser. Aqui você escreve, rabisca, desenha, pergunta, medita, cria, escuta… Da união das mentes e corações dos empreendedores Gab Gomes, Larusso e Luciano Braga nasceu 333 páginas para tirar seu projeto do papel, um livro que te mostra como planejar e dar vida ao seu projeto, um pouco a cada dia, por meio de provocações, questionamentos e desafios. Deixe para trás aquela sensação de “por onde eu começo”. Este livro é para quem Precisa ter uma ideia Está cheio de ideias e não sabe qual fazer Abandonou um projeto antigo Precisa organizar os pensamentos Está com um projeto na gaveta e não sabe qual é o próximo passo Precisa de inspiração e gás pra voltar ao projeto Está buscando alguém pra conversar sobre o projeto Precisa de disciplina Quer fazer algo diferente Abra a gaveta. Vamos começar. O que seu projeto deve potencializar em você? O que o mundo precisa e ninguém está fazendo? Escreva todas as suas desculpas para fazer seu projeto não acontecer.








Rotina criativa e hábitos que mudam


Escrito por: Larissa Rodrigues
Ilustrado por: Gabriella Gouveia 
Editora: Galera 
Páginas: 120
Sinopse: Organize sua rotina e mude seus hábitos para melhor com a criadora da maior comunidade de rotina criativa, planejamento e mudança de hábitos do Brasil, a Hábitos que Mudam.

Quando se fala em rotina, a primeira coisa que muitas pessoas imaginam é uma sequência de tarefas realizadas em horários fixos todos os dias da semana. Um cronograma engessado, chato e cansativo. Mas Larissa Rodrigues acredita que é possível ter uma vida planejada e, ainda assim, com uma rotina criativa que ajude você a realizar tarefas com propósito e a tirar projetos e metas do papel.

Desde 2018, a comunidade criada por Larissa, Hábitos que Mudam, ajuda mais de 295 mil pessoas a melhorar a rotina e a produtividade com conteúdos gratuitos, descomplicados, leves e coloridos, assim como é a proposta do livro. Ricamente ilustrado por Gabriella Gouveia, Rotina criativa e hábitos que mudam revela estratégias que farão os leitores entender como criar bons hábitos, organizar seus afazeres e implementar pequenas mudanças de comportamento que podem melhorar a qualidade de vida. Mas não espere encontrar um manual do que fazer ou não fazer. Em Rotina criativa e hábitos que mudam, as técnicas e ferramentas são apresentadas para fazer você descobrir o que funciona melhor na sua vida, o que cabe na sua rotina e o que faz sentido para suas prioridades.

Se você já usa planners ou outras ferramentas de gerenciamento de tempo, mas não consegue usar com constância. Se quer sentir sob controle do seu dia a dia e não que está apenas no piloto automático. Se possui uma rotina atarefada, mas gostaria de incluir atividades novas e prazerosas ao seu cotidiano. Esse livro é para você. Afinal, a liberdade e criatividade devem fazer parte da vida de todos!





Erra uma vez: Uma jornada visual sobre as nossas inseguranças criativas e a busca utópica pela perfeição


Escrito por: Tiago Henriques 
Editora: Belas-Letras
Páginas: 216
Sinopse: Um livro de capa dura que conta uma história recheada de reflexões visuais sobre criatividade e inseguranças que sentimos enquanto criamos.
O perfeccionismo, a procrastinação e o medo de julgamentos de outras pessoas são os maiores desafios que muitas pessoas encontram quando vão tirar seus projetos do papel.
E se existisse uma forma diferente de enxergar esses desafios criativos?
Uma visão diferente do "vai lá e faz" (que nos faz ignorar o que sentimos) e de "frases motivacionais" (que não têm um viés prático).
Botar a mão na massa e criar respeitando... você :)
O livro traz um olhar empático para a criatividade e narra (por texto e ilustração) a jornada de alguém que quer tirar sua ideia do papel. Alguém que começa a aprender a lidar com "obstáculos" criativos comuns: o medo de críticas, timidez de mostrar seu trabalho, adiar o primeiro passo, entre outros.
Uma jornada visual com questionamentos e reflexões sobre criar com empatia.







SIGA EM FRENTE: 10 maneiras de manter a criatividade nos bons e maus momentos


Escrito por: Austin Kleon 
Traduzido por:  Sofia Soter 
Editora:  Rocco
Páginas: 224
Sinopse:  Em seus livros anteriores, os best-sellers Roube como um artista e Mostre seu trabalho!, Austin Kleon deu aos seus leitores a chave para liberar a criatividade e o que é preciso para que seus resultados se tornem conhecidos. Agora, ele oferece um de seus trabalhos mais inspiradores, apresentando dez regras simples sobre como permanecer criativo, focado e fiel a si mesmo – por toda a vida. A vida criativa não é uma jornada linear em direção a uma linha de chegada, ela é como um loop – portanto, encontre uma rotina diária, já que hoje é o único dia que importa. Desconecte-se do mundo para conectar-se a si mesmo – e às vezes você só precisa mudar para o modo avião para que isso aconteça. SIGA EM FRENTE celebra as atividades ao ar livre e incentiva pequenas escapadas, nem que seja apenas para um passeio curto (como o diretor Ingmar Bergman disse à filha: “Os demônios odeiam ar fresco”). Preste atenção e, principalmente, preste atenção no que você presta atenção. Preocupe-se menos em terminar as coisas e preocupe-se mais com o valor do que você está fazendo. Foque menos em deixar sua marca nas coisas, trabalhe mais para deixar as coisas melhores do que estavam quando você as encontrou. SIGA EM FRENTE traz princípios éticos, atemporais e práticos para aqueles que tentam manter uma vida produtiva e significativa."




Você conhece mais algum livro sobre o assunto que merecia fazer parte desta lista? Deixe a sua sugestão nos nossos comentários!

Você também pode gostar de: 5 livros sobre criatividade | 9 livros para estimular sua criatividade
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

Projeto Escrita Criativa



Projeto Escrita Criativa nasceu em 2015 com o objetivo de reunir blogueiros e novos escritores, para exercitarem a sua criatividade no papel.

Você pode saber mais sobre o que é o Projeto clicando aqui. Para conhecer a equipe, clique aqui.

O que você busca?

Olá, escritor!

Olá, escritor!
Quer escrever, mas se sente perdido? Não sabe bem por onde começar? Escreveu e não sabe o que fazer com o texto? Pois bem, fizemos uma espécie de mapa que pode lhe ajudar nesta missão. Vamos lá?

Inscreva-se na antologia 2025: tema Brasil

Inscreva-se na antologia 2025: tema Brasil

♥

Não importa onde você esteja e como você se parece. Crie o seu próprio estilo. Seja único para si e, no entanto, identificável para os outros. A criação começa profundamente por você mesmo. Inspire-se no meu mundo e dê um impulso extra à sua vida. Então mostre-se mais e seja apenas você ♥

Apoie o Projeto Escrita Criativa

Apoie o Projeto Escrita Criativa
Quer apoiar o Projeto Escrita Criativa? Que tal fazer um PIX? Contribua com qualquer valor e envie o seu comprovante para o nosso e-mail (contatoescritacriativa@gmail.com) para receber o nosso agradecimento! ♥

Para saber outras formas de fazer este apoio, acesse aqui.

Quem nos lê ♥

Escreva em 2024

Escreva em 2024

Facebook

Projeto Escrita Criativa no Telegram

Projeto Escrita Criativa no Telegram
Participe do nosso canal no Telegram.

Postagens mais visitadas

  • Melhores fontes para o seu livro e direitos de uso
      Imagem sob licença Creative Commons por Cocoparisienne Publicar um livro envolve muito mais que somente sentar na cadeira e escrever, prin...
  • Dicas de escrita: como pontuar os diálogos? O uso das aspas e do travessão
    Você sabe pontuar os seus diálogos? Olá, escritores! No final do ano passado, lançamos a seguinte pergunta no nosso Twitter:  Twitter, quer...
  • 4 geradores de mapa de fantasia que você precisa conhecer
    Se você é um escritor de fantasia, sabe que um bom mapa pode ser a chave para mergulhar seus leitores em um mundo mágico e cheio de aventura...
  • Envio de livros: o passo a passo do registro módico
    Foto por  Klára Vernarcová , via  Unsplash . Olá, escritores!  Publicar livro de modo independente é um processo que envolve muitos conhecim...
  • Diagramação | Tamanho e tipografia recomendada para livros infantis
      Imagem sob licença Creative Commons por StockSnap Diagramar um livro inclui mais que escolher o tipo de letra e ajustar as margens antes d...
  • Como editar um e-book já publicado na Amazon
      Você publicou o seu livro na Amazon, mas tem dúvidas se pode realizar alterações depois de publicado? Não se preocupe, hoje vamos indicar ...
  • Tudo o que vocês precisam saber sobre o Camp NaNoWriMo
    Vocês já conhecem o Camp NaNoWriMo? Olá, escritores! Vamos conhecer mais um desafio de escrita? Dos mesmos criadores do NaNoWriMo, em abril ...
Tecnologia do Blogger.

Lojinha - Físico

Lojinha - Físico

Lojinha - E-book

Lojinha - E-book

Conheça o Kindle Unlimited

Conheça o Kindle Unlimited

Divulgue Aqui

Arquivo do Blog

escritacriativaprojeto


Copyright © Projeto Escrita Criativa — Desde 2015 reunindo pessoas que amam escrever . Designed by OddThemes