Dica de criatividade: aula gratuita — Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade (Vestibular Fuvest)

Vem cá entender os recursos que o Drummond usou na poesia de Claro Enigma.



Olá, escritores! 
Vocês conhecem a poesia de Carlos Drummond de Andrade? 

Mais uma vez, trazemos uma aula gravada pela nossa fundadora-moderadora Fernanda Rodrigues (em parceria com a também escritora Aline Caixeta). Juntas, elas gravaram aula sobre o livro Claro Enigma, do Carlos Drummond de Andrade, para o canal Oficinas Culturais do Estado de São Paulo., porque a obra está na lista de leitura obrigatória da Fuvest de 2020 e 2021, além de ser um importante livro do cânone brasileiro.

O legal é que tanto a Fernanda, quanto a Aline destrincharam muitos mecanismos poéticos do autor, o que ajuda MUITO os poetas daqui do Projeto Escrita Criativa!



Estrutura da Aula

Assim como aconteceu com a aula que elas gravaram sobre a crônica da Clarice Lispector, antes de falarem do livro propriamente dito, Fernanda e Aline quiseram trazer um contexto para todos os expectadores. 

Panorama histórico

A aula se inicia apresentando um panorama histórico, tanto mundial, quanto do Brasil, ressaltando fatos que influenciaram a produção do Drummond e a criação do Claro Enigma, em especial.

Biografia e principais livros

A segunda parte da aula foi para apresentar alguns pontos da vida e as principais obras do Drummond. Como o Claro Enigma é um livro que traz muito tanto de fatos biográficos, quanto da intertextualidade com outros poemas escritos pelo autor, essa parte da aula é fundamental.



Claro Enigma

Por fim, Fernanda e Aline entraram no livro propriamente dito. Elas apresentaram sua estrutura e analisaram tanto os poemas mais famosos, quanto os preferidos delas. Durante a análise, apontaram os recursos estruturais e linguísticos, bem como a ligação dos poemas com os outros textos do autor, sua relação com outros escritores, com seus dados biográficos e com os fatos históricos da época. Também buscaram relacionar o texto com o nosso contexto atual, para que os expectadores percebam a relevância literária desta obra e os motivos que a levaram a ser parte do nosso cânone.


Aperte o play! :)


Para continuar estudando

Na descrição do vídeo há um link para o material utilizado na aula. Você pode fazer o download e continuar os seus estudos.

Esperamos que vocês gostem!

PS: Vocês gostariam de ter aulas assim no canal do Projeto Escrita Criativa? Se sim, comente pedindo nos comentários. 

_____________________________________________________________
Observe também em: Bloglovin | Facebook | Twitter Instagram Flickr | Newsletter | Loja

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)