7 razões para você participar de uma antologia

Você já participou de alguma antologia?


Olá, escritores! 

Como vocês sabem, nossa equipe já organizou duas antologias, a Amor e Resiliência (livro físico e e-book) e mais recentemente a Marés (livro físico e e-book). No post de hoje viemos explicar por que motivos defendemos que as antologias são tão importantes, principalmente para quem está no início de carreira. Vejam só:


1. Antologias ajudam a perder o medo e a vergonha

Alguns escritores querem muito se publicar, mas têm medo e/ou vergonha de se lançar no mercado editorial. Pensar em todas as etapas de publicação e no encarar o público pode ser muito sobrecarregante para quem nunca fez isso. Sendo assim, antologias podem ser um modo de começar a se publicar aos poucos e com apoio de outros autores, com diferentes níveis de experiência.


2. Antologias dão experiência no mercado editorial

Participar de antologias ajuda o escritor a conhecer e a vivenciar toda a etapa do processo editorial, desde a seleção de um texto, a revisão, diagramação, elaboração da capa, divulgação, evento de lançamento (presencial ou virtual) e vendas. Isso ajuda o escritor a estar mais bem preparado para quando for lançar o seu livro solo.


3. Antologias ajudam a criar uma rede de escritores 

Muitos escritores se sentem sozinhos por não ter ninguém conhecido para compartilhar os dias de luta e os dias de glória da profissão. Participar de antologias é um bom modo de conhecer e entrar em contato não só com autores, mas também com outros profissionais da cadeia de produção de um livro.


Leia também: conheça os autores da Marés.


4. Antologias propagam o seu nome para os leitores

Como todos os escritores que participam da mesma publicação, o seu nome chega a outros leitores fora da sua bolha. Participar de livros com mais de um autor ajuda a propagar o seu nome e o seu trabalho por aí.

Exemplares das antologias organizadas pelo Projeto Escrita Criativa:
  Amor e Resiliência (2017) e Marés (2022).


5. Antologias são ótimas para construir portfólio 

Participar de antologias mostra que o autor tem proatividade. Para um autor que nunca publicou um livro e que está buscando uma editora, isso pode ser um diferencial.


Veja também: live de lançamento da Marés


6. Antologias podem gerar convites de editoras

Algumas editoras usam de antologias para conhecer novos nomes e captar escritores para o catálogo. Além de gostar do texto, se os responsáveis pelo catálogo gostarem de você (da sua literatura e do seu profissionalismo), eles podem oferecer um convite de publicação.


7. Antologias podem ser uma boa forma de saber se vale a pena publicar por determinada editora

Às vezes a visão de uma editora vista de fora, como leitor, é muito diferente da visão de dentro, como autor. Antologias são ótimas para que os escritores conheçam como determinada editora é por dentro. Vivenciar a experiência de antologia pode fazer com que o escritor ame ainda mais determinada casa editorial ou veja que ela não é aquilo que ele estava buscando.


Agora é sua vez!

Conte nos comentários: vocês já participaram de alguma antologia? De qual? Como foi a experiência? 

_____________________

Apoie o Projeto Escrita Criativa adquirindo um exemplar das nossas antologias:

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)