O que é e como usar a Arma de Tchekhov

 

Imagem sob licença Creative Commons por Karina_S

Descrever as cenas de um livro pode parecer muito mais complicado do que parece, envolve desde a escolha do tipo de narrador até os elementos que aparecem em cada cena. Qualquer um já leu aquela descrição que parece que dura uma eternidade e outras bem singelas feitas em apenas duas linhas.


Sempre fica a critério do escritor escolher como descrever, o que descrever e a importância daquilo na história. Às vezes, essas decisões podem ser feitas sem um planejamento enquanto outros planejam cada detalhe.


Por isso, hoje vamos falar sobre uma ferramenta literária que pode te ajudar com isso.

 

A Arma de Tchekhov.

É muito utilizada em diferentes tipos de narrativa, seja em romances, roteiros e até mesmo em jogos. A Arma de Tchekhov se refere à uma frase do autor, médico e dramaturgo russo:


“Se no primeiro ato você colocar uma pistola na parede, no seguinte ela deve ser disparada. Em outro caso não coloque ela lá”. – Anton Pavlovich Tchekhov.


Essa frase se refere a um elemento que aparece na narrativa que, em um princípio, parece não ser importante e logo se transforma em um elemento especial. Isso porque para o autor, as histórias deveriam ser concisas e enxutas, sem perda de tempo descrevendo elementos que não são importantes para a trama.


Mas é importante saber como usar esse elemento, já que uma descrição muito detalhada de, por exemplo, um vaso de cerâmica pode dar a entender que esse objeto será muito importante para a trama, assim tirando toda a surpresa quando ele apareça para cumprir seu papel na história ou até mesmo fazendo com que o desfecho da história seja previsível.


A intenção da técnica é fazer com que o aparecimento de um objeto, em um início insignificante, se revele como algo de importância para a história. É muito importante que o autor saiba usar esse objeto no momento certo para não apresentar-se como um caso de Deus Ex Machina.

Ao longo do tempo, surgiram diferentes variações da arma de Tchekhov em como esse objeto pode ser usado na história:


1. Bumerangue de Tchekhov

É usada na trama quando um mesmo objeto é utilizado várias vezes ao longo da história em pontos específicos.



2. Presente de Tchekhov

Nesse caso o objeto especial é inserido na trama como um presente dado por ou para algum personagem.



3. A pessoa armada de Tchekhov

Ao invés de ser um objeto, é uma pessoa que vai cumprir a função desse objeto importante. Ou seja, é uma pessoa apresentada na trama que a princípio não parece ser alguém de importância e logo realiza algo de extrema importância para a história, seja um feito próprio ou algo para ajudar o protagonista.



4. Arsenal de Tchekhov

Nesse caso não é só uma arma, mas existem vários objetos que são importantes para a história. Podemos observar isso em histórias de fantasia com muitos amuletos ou elementos mágicos.



5. Arma de Tchekhov inversa

Acontece quando um objeto se apresenta como algo importante para a história, mas quando chega o momento em que ele deve ser usado, se apresenta como algo inútil, ou seja, não cumpre a função que deveria.



6. Habilidade de Tchekhov

Acontece quando o personagem possui alguma habilidade que se apresentará como algo importante no futuro.

 

E como usar essa técnica de escrita?

A Arma de Tchekhov nos faz pensar em quais elementos são realmente importantes para a trama, por isso essa técnica pode gerar os seguintes interrogantes que podem levar a uma nova estruturação na narrativa:

- Realmente preciso descrever/colocar isso?

- Isso é realmente importante ou se eu tirar ninguém vai sentir falta?

- Qual será o papel disso na minha história?

- Será que eu estou exagerando na ênfase disso e gerando um efeito não desejado? 

- Esse objeto que coloquei é uma Arma de Tchekhov ou um Deus Ex Machina?

- Como posso mudar a minha Arma de Tchekhov para que seja algo sutil e assim não dar informações de mais?


E você já conhecia a Arma de Tchekhov? Consegue identificar um elemento assim na sua trama ou em algum outro livro? Deixa aqui embaixo!

3 Comments

  1. mas o tchekhov nunca foi alemão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada por indicar o erro, acabei me confundindo com o lugar de falecimento dele que foi na Alemanha. Já vamos atualizar o post com a informação correta. Continue escrevendo ♥

      Excluir
  2. SPOILER!!! No livro Joyland, de Stephen King, este elemento aparece no final da história como um recurso de habilidade de uma personagem ao salvar o protagonista. A arma TCHEKHOV nesse caso é comentada no meio da trama, ao contar um pouco o passado dela. Quando ela usa a habilidade, você logo retoma que a personagem era campeã de tiro na juventude. Não fica aquela impressão estranha.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)