quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Dia do blog: escritoras para você ler e acompanhar

Foto por Andrea Davis, via Unsplash.

Como muitos de vocês sabem, ontem, 31 de agosto, foi o dia do blog! Nossa equipe, blogueira raiz que chegou na internet quando tudo era mato, é muito entusiasta dessa ferramenta que ajuda bastante no fortalecimento da carreira literária - seja falando sobre livros, seja publicando os próprios textos. 


Nós já contamos aqui como ter um blog impulsiona a sua carreira e hoje, queremos compartilhar com vocês blogs de mulheres que são escritoras de mão cheia! Bora ler, comentar e começar a formar rede?


As moscas na janela


Escrito pela graduada e mestranda em Letras, Larissa Fonseca, o As Moscas na Janela é um blog em que o leitor pode ler poemas, contos e prosa poética, além de se deleitar com pequenas narrativas fotográficas criadas pela autora.

Leia em: www.asmoscasnajanela.com


Carioca do interior



A carioca que se aventura pelo interior é a pedagoga Priscila Gonçalves. Apaixonada pelo universo juvenil, Priscila escreve literatura, ensino, viagens e muito mais. (Você pode ler a uma entrevista que a Priscila nos concedeu, aqui.)

Leia em: http://cariocadointerior.com.br


Degradê invisível 


A advogada Luísa Scheid é a responsável pelo Degradê Invisível. Além de ser a representante brasileira no NaNoWriMo, de ter se autopublicado na Amazon e participado de antologias, Luísa publica em seu blog textos autorais, dicas para escritores e outras pautas relacionada a viagens.

Leia em: www.degradeinvisivel.com.br


Escrevi pra tirar da cabeça



Pelas mãos da poeta Anna Carolina Ribeiro, nasce o Escrevi pra Tirar da Cabeça, blog em que ela reúne as suas especialidades: literatura e yoga. Lá também é possível saber mais dos processos criativos da autora e de seu livro, Lua em Escorpião.

Leia em: http://escrevipratirardacabeca.blogspot.com


Liliane Prata



O blog leva o nome da própria autora. Jornalista e filósofa, a Lili é conhecida por textos que pinçam temas do cotidiano para pensar sobre temas importantes tanto da nossa individualidade, quanto da vida coletiva. Lá também é possível conhecer mais dos seus livros: os romances juvenis O Diário de Débora 1 e 2; os de contos, Tem alguma coisa na água e Ela queria amar, mas estava armada; a não ficção literária/filosófica, O Mundo que Habita em Nós e o romance adulto Covardes, uma versão atualizada de Sem Rumo, publicado em 2013.

Leia em: http://www.lilianeprata.com.br/cadernos/blog/


Livia Brazil



Assim como acontece com o blog da Lili, o blog da Livia Brazil também leva o nome da autora. Lá, Livia compartilha fragmentos literários com um ar poético, além de informações sobre os seus livros (Queria tanto e Coisas não ditas), cinemas e cultura.


Minha vida literária


No Minha Vida Literária é possível acompanhar as resenhas e vivências da escritora Aione Simões. Lá é possível ficar por dentro dos processos de escrita da autora e saber todas as novidades do mercado editorial em primeira mão!

Pensamentos Valem Ouro


No Pensamentos Valem Ouro, a pedagoga, poeta e blogueira Vanessa Vieira compartilha da sua literatura (tanto por escrito, quanto por meio de vídeos) e traz a própria perspectiva não só dos cânones, mas também da literatura contemporânea. (Lembrando que a Vanessa participou do nosso Compartilhando Experiências e que você pode assistir ao vídeo dela aqui.)

Reticências


As Reticências de Lucila Eliazar Neves se propõem a trazer um olhar poético ao cotidiano. No blog é possível ler tanto crônicas quanto poemas. Lá também é o modo de conhecer sobre os livros da autora.

Leia em: https://oinfinitocomtrespontos.blogspot.com/


Watermelon Curly


O Watermelon Curly é fruto dos textos literários da brasileira radicada na Noruega, Leidiane Holmedal. Lá é possível ler contos, crônicas e poemas e se informar sobre os livros da autora.


Nossa equipe

Você sabia que as nossas cofundadoras também têm seus blogs pessoais? Além de criar conteúdo para este site, cada uma delas tem o seu respectivo espaço próprio, e você é mais que bem-vindo a conhecer todos eles!


Algumas Observações 


No ar desde 2006, o Algumas Observações é escrito por Fernanda Rodrigues. Nele é possível ler os textos literários escritos pela Fernanda (poemas, poemas em prosa, crônicas e contos), saber dos livros dela, pegar dicas de escrita e de leitura, conhecer novos escritores e muito mais.


Pandinando



Escrito por Ayumi Teruya, o Pandinando nasceu em 2014 para, além da literatura, compartilhar diferentes gostos e opiniões. A intenção é que os leitores possam pandinar com a autora entre os diferentes temas, desde receitas e DIY até textos e reflexões.

Profano Feminino



Em 2010, Ane Venâncio e sua amiga Isa resolveram se aventurar pelo mundo dos blogs, criando o Profano Feminino. Elas estão por aqui até hoje buscando maneiras criativas e literárias para encarar a realidade. Por lá é possível encontrar coisas interessantes e úteis e outras não tão úteis assim, incluindo os textos literários da Ane.

E você?

Você é escritor(a) e mantém algum blog? Você lê algum blog escrito por alguém que não apareceu nas nossas listas? Você já tinha sido apresentado a algum desses blogs? Conta pra nós nos comentários deste post!

Feliz dia do blog!

3 comentários:

  1. Amei o post! Sou super a favor da volta dos holofotes sobre a blogosfera, então saber que tantos blogs estão ativos me deixa exultante <3 Certamente conferirei as recomendações!

    Respondendo a pergunta no finalzinho, eu recomendo o website Feitos de Palavras, da Boo. Ela é redatora freelancer, escritora e leitora, e no website posta crônicas, dicas de escrita e resenhas de livros. A escrita dela é MARAVILHOSA, super recomendo! O link é esse aqui: https://www.feitosdepalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Que honra enorme, imensa, gigantesca aparecer aqui ♥

    Muito obrigada! O post ficou incrível! E o trabalho de vocês é impecável... Sou muito fã!

    ResponderExcluir
  3. De fato, seu artigo foi muito bem explicado gostei de ler.
    Kariri da Sorte

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)

Follow Us @soratemplates