Dia do blog: escritoras para você ler e acompanhar

Foto por Andrea Davis, via Unsplash.

Como muitos de vocês sabem, ontem, 31 de agosto, foi o dia do blog! Nossa equipe, blogueira raiz que chegou na internet quando tudo era mato, é muito entusiasta dessa ferramenta que ajuda bastante no fortalecimento da carreira literária - seja falando sobre livros, seja publicando os próprios textos. 


Nós já contamos aqui como ter um blog impulsiona a sua carreira e hoje, queremos compartilhar com vocês blogs de mulheres que são escritoras de mão cheia! Bora ler, comentar e começar a formar rede?


As moscas na janela


Escrito pela graduada e mestranda em Letras, Larissa Fonseca, o As Moscas na Janela é um blog em que o leitor pode ler poemas, contos e prosa poética, além de se deleitar com pequenas narrativas fotográficas criadas pela autora.

Leia em: www.asmoscasnajanela.com


Carioca do interior



A carioca que se aventura pelo interior é a pedagoga Priscila Gonçalves. Apaixonada pelo universo juvenil, Priscila escreve literatura, ensino, viagens e muito mais. (Você pode ler a uma entrevista que a Priscila nos concedeu, aqui.)

Leia em: http://cariocadointerior.com.br


Degradê invisível 


A advogada Luísa Scheid é a responsável pelo Degradê Invisível. Além de ser a representante brasileira no NaNoWriMo, de ter se autopublicado na Amazon e participado de antologias, Luísa publica em seu blog textos autorais, dicas para escritores e outras pautas relacionada a viagens.

Leia em: www.degradeinvisivel.com.br


Escrevi pra tirar da cabeça



Pelas mãos da poeta Anna Carolina Ribeiro, nasce o Escrevi pra Tirar da Cabeça, blog em que ela reúne as suas especialidades: literatura e yoga. Lá também é possível saber mais dos processos criativos da autora e de seu livro, Lua em Escorpião.

Leia em: http://escrevipratirardacabeca.blogspot.com


Liliane Prata



O blog leva o nome da própria autora. Jornalista e filósofa, a Lili é conhecida por textos que pinçam temas do cotidiano para pensar sobre temas importantes tanto da nossa individualidade, quanto da vida coletiva. Lá também é possível conhecer mais dos seus livros: os romances juvenis O Diário de Débora 1 e 2; os de contos, Tem alguma coisa na água e Ela queria amar, mas estava armada; a não ficção literária/filosófica, O Mundo que Habita em Nós e o romance adulto Covardes, uma versão atualizada de Sem Rumo, publicado em 2013.

Leia em: http://www.lilianeprata.com.br/cadernos/blog/


Livia Brazil



Assim como acontece com o blog da Lili, o blog da Livia Brazil também leva o nome da autora. Lá, Livia compartilha fragmentos literários com um ar poético, além de informações sobre os seus livros (Queria tanto e Coisas não ditas), cinemas e cultura.


Minha vida literária


No Minha Vida Literária é possível acompanhar as resenhas e vivências da escritora Aione Simões. Lá é possível ficar por dentro dos processos de escrita da autora e saber todas as novidades do mercado editorial em primeira mão!

Pensamentos Valem Ouro


No Pensamentos Valem Ouro, a pedagoga, poeta e blogueira Vanessa Vieira compartilha da sua literatura (tanto por escrito, quanto por meio de vídeos) e traz a própria perspectiva não só dos cânones, mas também da literatura contemporânea. (Lembrando que a Vanessa participou do nosso Compartilhando Experiências e que você pode assistir ao vídeo dela aqui.)

Reticências


As Reticências de Lucila Eliazar Neves se propõem a trazer um olhar poético ao cotidiano. No blog é possível ler tanto crônicas quanto poemas. Lá também é o modo de conhecer sobre os livros da autora.

Leia em: https://oinfinitocomtrespontos.blogspot.com/


Watermelon Curly


O Watermelon Curly é fruto dos textos literários da brasileira radicada na Noruega, Leidiane Holmedal. Lá é possível ler contos, crônicas e poemas e se informar sobre os livros da autora.


Nossa equipe

Você sabia que as nossas cofundadoras também têm seus blogs pessoais? Além de criar conteúdo para este site, cada uma delas tem o seu respectivo espaço próprio, e você é mais que bem-vindo a conhecer todos eles!


Algumas Observações 


No ar desde 2006, o Algumas Observações é escrito por Fernanda Rodrigues. Nele é possível ler os textos literários escritos pela Fernanda (poemas, poemas em prosa, crônicas e contos), saber dos livros dela, pegar dicas de escrita e de leitura, conhecer novos escritores e muito mais.


Pandinando



Escrito por Ayumi Teruya, o Pandinando nasceu em 2014 para, além da literatura, compartilhar diferentes gostos e opiniões. A intenção é que os leitores possam pandinar com a autora entre os diferentes temas, desde receitas e DIY até textos e reflexões.

Profano Feminino



Em 2010, Ane Venâncio e sua amiga Isa resolveram se aventurar pelo mundo dos blogs, criando o Profano Feminino. Elas estão por aqui até hoje buscando maneiras criativas e literárias para encarar a realidade. Por lá é possível encontrar coisas interessantes e úteis e outras não tão úteis assim, incluindo os textos literários da Ane.

E você?

Você é escritor(a) e mantém algum blog? Você lê algum blog escrito por alguém que não apareceu nas nossas listas? Você já tinha sido apresentado a algum desses blogs? Conta pra nós nos comentários deste post!

Feliz dia do blog!

6 Comments

  1. Amei o post! Sou super a favor da volta dos holofotes sobre a blogosfera, então saber que tantos blogs estão ativos me deixa exultante <3 Certamente conferirei as recomendações!

    Respondendo a pergunta no finalzinho, eu recomendo o website Feitos de Palavras, da Boo. Ela é redatora freelancer, escritora e leitora, e no website posta crônicas, dicas de escrita e resenhas de livros. A escrita dela é MARAVILHOSA, super recomendo! O link é esse aqui: https://www.feitosdepalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Que honra enorme, imensa, gigantesca aparecer aqui ♥

    Muito obrigada! O post ficou incrível! E o trabalho de vocês é impecável... Sou muito fã!

    ResponderExcluir
  3. De fato, seu artigo foi muito bem explicado gostei de ler.
    Kariri da Sorte

    ResponderExcluir
  4. que blog mais lindo! estou amando e acompanhando! eu sou letróloga em formação e acabei de criar o meu blog em conjunto, estou me inspirando em blogs incríveis como este! parabéns ;)

    ResponderExcluir
  5. Excelente post. Foi através do blog Reticências, da Lucila Eliazar Neves, que conheci o Projeto Escrita Criativa, e fiquei contente de encontrar esse e outros blogs para seguir. O Projeto é muito bacana, já estou pensando no que escrever para participar. Agradeço pelo post!

    ResponderExcluir
  6. Olá gostei de ler seu post eu também escrevo poesias no meu blog (santini01blogspot.tk)

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)