O mistério do dia internacional do livro



Dia 23 de abril é um dia muito especial, não só porque é o dia do livro, mas essa data envolve também muitas coincidências e mistérios! Então vem com a gente conhecer um pouco mais de como surgiu essa data e quais autores possuem uma história com ela!

Antes mesmo da Unesco declarar que o dia 23 de abril seria o dia internacional do livro, já era costume de muitos países comemorá-lo em datas relacionadas a autores célebres de seus países, como na Espanha que comemoravam a data pela morte de Miguel de Cervantes, mas antes mesmo do falecimento do escritor, lá na Catalunha, eles possuíam o costume de dar rosas para quem comprasse livros nessa data especial, para comemorar o dia de São Jorge.

A Unesco declarou a data a partir de muitas coincidências, no mundo literário, envolvendo os escritores mais renomados do mundo, dando dessa forma um tipo de tributo a eles e também para dar valor aos direitos de autor para os escritores da atualidade.

O mistério do dia 23 de abril.


Muitos dizem que essa é uma data um tanto mística pelos nascimentos e mortes envolvidos com os autores mais famosos, então vamos fazer aqui uma lista para que você possa tirar as suas conclusões e conhecer as obras mais famosas desses autores (clique na capa)!

William Shakespeare.
Autor inglês, nascido no dia 23 de abril de 1564 e falecido no dia 23 de abril de 1616. Conhecido como o dramaturgo mais influente do mundo.

                                  


Miguel de Cervantes.
Autor espanhol, falecido no dia 23 de abril de 1616. Conhecido por ser um grande romancista moderno.


Inca Garcilaso de la Vega.
Autor peruano, falecido no dia 23 de abril de 1616. Conhecido por ser o “príncipe dos escritores do Novo Mundo”.

Vladimir Nobokov.
Autor russo, nascido no dia 23 de abril de 1899. Conhecido por ser um grande romancista e poeta.

Maurice Druon.
Autor francês, nascido no dia 23 de abril de 1918. Recebeu o prêmio literário Goncourt e se tornou Ministro da Cultura Francesa.


Halldór K. Laxness.
Autor islandês, nascido no dia 23 de abril de 1902. Escreveu mais de 51 romances e ganhou o prêmio Nobel de literatura em 1955.



José Pla.
Autor espanhol, falecido no dia 23 de abril de 1981.



Jorge de Lima.
Autor brasileiro, nascido no dia 23 de abril de 1893.


Hélio Jaguaribe.
Autor brasileiro, nascido no dia 23 de abril de 1923.


Baltasar Lopes da Silva.
Autor cabo-verdiano, nascido no dia 23 de abril de 1907.


Bom, esses foram alguns dos escritores que nasceram ou morreram nessa data, sem contar os que lançaram obras! Você acha que tem algo de místico relacionado? Deixe aqui nos comentários se algo já aconteceu com você no dia 23 de abril ou se você tem uma teoria sobre isso!

Será que Shakespeare, Cervantes e Inca de la Veja estão relacionados de alguma maneira? Alguma conspiração para que eles morressem nessa data? Iluminatis?

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)