Olá, escritores!
Entre nossas férias e a volta ao ritmo acelerado do dia a dia, os livros se mantiverem como nossos companheiros fieis. Neste post, compartilhamos com vocês os títulos que nós lemos nesses dois primeiros meses do ano. De histórias que emocionaram a livros que nos fizeram refletir, cada escolha sem dúvidas foi uma experiência única. Confiram:
Janeiro
Ane
Os cem anos de Lenni e Margot, de Marianne Cronin
Sinopse:Uma amizade extraordinária. Cem anos de histórias prestes a serem contadas... antes que seja tarde demais.Lenni é uma adolescente de dezessete anos, dona de uma personalidade especial e de muito carisma. Pode-se dizer que é uma garota cheia de vida... exceto que, segundo os médicos, ela está à beira da morte. Como um modo de preencher seus dias no hospital em que está internada e sozinha - e de cumprir uma aposta feita com o padre da capela -, Lenni começa a frequentar aulas de arte terapêutica. E é então que conhece Margot, uma senhora de oitenta e três anos, doce e de coração rebelde como o de Lenni. A conexão entre elas é intensa e imediata, e as duas percebem uma peculiaridade: juntas, têm um século de vida! Para celebrar esses cem anos que compartilham, decidem montar uma exposição de cem pinturas. Em cada uma, retratam uma memória importante dos anos que viveram. Histórias de paixão, juventude, amadurecimento, alegria, afeto, de quando se encontra em alguém o amor de sua vida. Histórias que merecem, sempre, ser compartilhadas.
Uma história de amor no Ano-Novo Lunar, de Gene Luen Yang e LeUyen Pham
Sinopse: Valentina é uma jovem vietnamita-americana que recebeu esse nome em homenagem a são Valentim. Por conta disso, acabou desenvolvendo uma paixão verdadeira pelo dia dele ― que em muitos países é também o Dia dos Namorados. No entanto, após grandes decepções, Val está pronta para jogar tudo pelos ares e desistir do amor. O sentimento só lhe trouxe desgosto e segredos, e ela tem certeza de que está amaldiçoada, afinal, ninguém da sua família jamais teve sorte no amor. Mas o acaso surge e um encontro com dois entusiastas da famosa Dança do Leão desperta algo em Val. Será que é amor de verdade? Seria essa a sua chance de quebrar a maldição da família? Ou ela está destinada a viver para sempre com o coração partido?
Páginas: 352
Editora: Alt
👉 Comprar: Amazon
Foi um péssimo dia ,de Natalia Borges Polesso
Sinopse: “Era o final dos anos 80, e tudo isso era normal. Pessoas levavam a filha das outras para casa sem avisar, crianças passeavam na caçamba dos carros, ninguém usava cinto de segurança, ansiedade era coisa que se curava com chinelada e/ou benzedura. E o mais maluco de tudo: existia uma bala assassina, a terrível e deliciosa bala Soft.” Nesse universo tão real quanto imaginativo, Natalia Borges Polesso apresenta duas histórias que trazem um olhar sensível sobre a passagem da sua própria infância para a adolescência. A relação com o irmão mais novo, o possível divórcio dos pais, os afetos pelas amigas e até a melhor forma de manejar um tchaku: tudo pode rapidamente se transformar em dilemas e inseguranças. À medida que as situações vêm à tona, a pequena Natalia vai descobrindo que compreender sentimentos é tatear no escuro e que aprender a tratar das próprias complexidades pode ser justamente o que faz ecoar a individualidade.
Páginas: 96
Editora: Dublinense
👉Comprar: AmazonAyumi
Doctor Who: The Eleventh Doctor Vol. 1 (English Edition), de Al Ewing, Rob Williams e Simon Fraser
Sinopse: With a force of personality capable of bending time itself and all the energy of a star’s exploding heart, the Doctor blasts into the hollow, tragic life of a woman with so much to offer – and gives her the chance to scream “Geronimo!” at the thrills, colours and terrors of an infinite universe!
Masterful writers Al Ewing (Loki: Agent of Asgard, Mighty Avengers) and Rob Williams (Ordinary, The Royals: Masters of War) team with astounding artists Simon Fraser (Nikolai Dante) and Boo Cook (Elephantmen) to blast the Eleventh Doctor – as played by Matt Smith – into a tantalising new era of time-twisting comics stories!
Páginas: 124
Editora: Titan
👉Comprar: Amazon | Também disponível no Kindle Unlimited
Masterful writers Al Ewing (Loki: Agent of Asgard, Mighty Avengers) and Rob Williams (Ordinary, The Royals: Masters of War) team with astounding artists Simon Fraser (Nikolai Dante) and Boo Cook (Elephantmen) to blast the Eleventh Doctor – as played by Matt Smith – into a tantalising new era of time-twisting comics stories!
Páginas: 124
Editora: Titan
👉Comprar: Amazon | Também disponível no Kindle Unlimited
Fernanda
Canção para ninar menino grande, de Conceição Evaristo
Sinopse: Trata-se de um mosaico afetuoso de experiências negras, um canto amoroso e dolorido. Na figura do personagem Fio Jasmim, Conceição discute com maestria as contradições e complexidades em torno da masculinidade de homens negros e os efeitos nas relações com as mulheres negras. O livro é um mergulho na poética da escrevivência e ao mesmo tempo um tributo ao amor sob uma ótica poucas vezes vista na literatura brasileira.
Páginas: 136
Editora: Pallas
👉Comprar: Amazon
Páginas: 136
Editora: Pallas
👉Comprar: Amazon
Quarto de despejo - Diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus
Sinopse: O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.
Páginas: 200
Editora: Ática
👉Comprar: Amazon | Também disponível na Audible Um Paraíso Portátil, de Roger Robinson
Sinopse: “Este livro – um desolado carrossel fantasmagórico de vidas penduradas por um fio, em busca de um lugar para chamar de ‘lar’ – faz do limiar entre o que é o ‘paraíso’ e o ‘inferno’ (e as representações cristalizadas que deles se construíram ao longo dos séculos) um ponto de partida para uma nova realidade”. As palavras de Prisca Agustoni na apresentação evidenciam, ao mesmo tempo, a estrutura de Um Paraíso Portátil e o seu centro: ao longo das cinco partes nas quais se distribuem, os poemas de Roger Robinson compõem um arranjo de vozes e formas diversas para expor as violências colonial e étnico-racial em suas mais variadas manifestações. Britânico de origem caribenha, o autor se vale da dub poetry; da citação de “vozes amigas” como Coltrane, Fela Kuti e Bob Marley; de trechos mais confessionais e prosaicos; de certa inspiração cinematográfica; de humor e de causticidade. Mas há algo além de que Robinson não se esquece nessa busca pela elaboração de lutos e traumas: um conselho de sua avó, em que o autor se agarra para seguir acenando rumo a alguma cura possível, um remédio coletivo ou particular.
Páginas: 104
Editora: Incompleta👉Comprar: Editora Incompleta
Fevereiro
Ane
As músicas que você nunca ouviu, de Becky Jerams e Ellie Wyatt
Sinopse: É possível que duas garotas encontrem suas vozes em um mundo determinado a silenciá-las?
Meg parece ter tudo o que Alana não tem: é rica, estilosa e cheia de fãs - graças ao seu irmão Caspar, um grande astro do pop mundial. Mas está presa a este mundo como irmã de celebridade. Enquanto Meg tenta sobreviver à sombra de seu irmão e com as dezenas de haters on-line que a satirizam sempre que a garota tenta expressar seu próprio talento, Alana, uma jovem talentosa que compõe as próprias músicas, parece não saber o que é o medo da exposição...
E quando seus mundos colidem, tudo muda drasticamente!
Páginas: 328
Editora: Livros da Alice
Fernanda
Como encontrar seu estilo de escrever: As chaves para alcançar a expressão pessoal, de Francisco Castro
Sinopse: Encontrar seu estilo é algo que requer o desenvolvimento de uma linguagem literária para ter clareza de expressão a ponto de elaborar com perfeição o que você pretende contar. Este livro mostra a arte e o prazer de lapidar um texto para alcançar sua máxima qualidade. Com exercícios práticos e exemplos comentados que estimulam a criatividade, este guia irá entregar a você as chaves para sua expressão pessoal literária.
Páginas: 96
Editora: Gutenberg
Comprar: Amazon
Crônicas de Travesseiro, de Pedro Tavares
Sinopse: Esse é um livro de crônicas. Me perdoem, mas é. Aqui você vai encontrar alguns textos que realmente deveriam ter morrido em jornais velhos, embrulhando vasos quebrados ou protegendo o assoalho contra respingos de tinta. Você verá memórias já embaçadas pelo tempo, histórias com pouco fundo de verdade e argumentações furadas – algumas delas, diga-se, em que nem acredito mais ou talvez nunca tenha acreditado. Tomando a liberdade pra modificar um pouco as palavras daquele velho clássico, esse é o livro e, se gostarem, fico feliz. Caso gostem, não sei o que é um piparote, mas deixo um adeus mesmo assim.
Páginas: 150
Editora: Publicação independente
Comprar: Diretamente com o autor @pedrotavares
Agora queremos saber de vocês: o que andaram lendo nos últimos dois meses? Compartilhem suas leituras conosco nos comentários!
0 Comments
Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)