Produções Literárias: Você está em uma missão importante, mas algo dá errado. O que você faz? | Por Caroline Silva
Quando tudo vai bem é muito bom continuar, quando o sol aparece faz bem levantar, quando ganhamos é fácil continuar, quando estamos vivendo e vencendo os dias felizes tudo faz sentido.
Mas e quando tudo parece desmoronar? E quando falta água, o sol não aparece, o sorriso não vem, os dias difíceis demora a passar, acontece que para nos seres humanos é muito mais fácil lidar com o que é óbvio porque o nosso cérebro entende que não precisará gastar energia diante do problema daquele impacto negativo vivenciado, e como fazer? Como agir?
Sempre que possível devemos olhar os dois lados da questão, ter uma visão ampliada mesmo que o mundo desabe, eu não posso desabar com ele essa é a reflexão, usar a força, resiliência coragem força de vontade para vencer o problema, e olhar para o mais difícil o problema em si, buscar a solução com um olhar de clareza diante da percepção, a mentalidade precisa atuar nesse momento para que consiga entender o seu problema, e buscar pelas soluções cabíveis estudar os pontos positivos e negativos para criar uma estratégia de resolução, o cérebro tenta te ajudar como isso? Ele manda resposta ao seu corpo de que algo não vai bem, como os próprios sintomas de doenças aparentemente física alergia, diabetes, depressão etc etc,por isso devemos olhar para questões emocionais o grande impacto da sociedade, somos capazes de dirigir grandes empresas, e assumir cargos importantes mas não conseguimos dirigir nossa mente que é o copiloto da vida, quando alguém eleva o tom de voz já perde a razão, a explosão vem a tona, quando tudo vai bem consegue postar um story dizendo gratidão mas quando tudo desaba o primeiro pensamento que vem é queria morrer para que viver, que vida é essa?
Essas reflexões fazem com que cheguemos a conclusão de que sim podemos ter problemas mas sempre terá soluções, mesmo que não aconteça da forma que eu quero, e está tudo bem nem sempre vai ser tudo perfeito, mas a pergunta é fiz o meu melhor? Dei o máximo de mim? Realmente fiz o que podia e o que estava em meu alcance? Então está tudo certo, não tenho porque carregar a culpa, o medo e o julgamento precisamos apoderar desses valores, gerenciar emoções e entender os comportamentos, esses que fazem do sorriso ao fracasso a perda a dor e sofrimento, é preciso ressignificar a vida dia a dia, é uma prática diária que deveria ser induzida como prática terapêutica não há a cada mês, mas a cada dia só assim teríamos mais saúde, menos mortes, tragédia, problemas e conflitos menos sofrimento e dor, entender nós mesmo é buscar a fórmula da inteligência e essa não se compra, se constrói com princípios e valores é fazer uma análise dessa identidade e reavaliar o que faz sentido? O que eu faço com o que recebo? O que eu posso fazer para resolver o meu problema? Tudo isso começa na mente humana faça essa busca e se surpreenda com os resultados.
Texto escrito pela escritora Caroline Silva, a partir da proposta do Vivenciando a Escrita do tema de setembro de 2024. Para conhecer a proposta de escrita vigente no mês, acesse aqui.
0 Comments
Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)