Biblioteca Criativa: Como Clarice Lispector pode mudar sua vida, de Simone Paulino

Se você sempre quis ler Clarice, mas tem medo, este livro é para você!


Como Clarice Lispector pode mudar sua vida, de Simone Paulino além de ter sido a minha primeira leitura de 2023, foi uma grata surpresa. Encontrei este livro enquanto olhava a seção de literatura brasileira da biblioteca municipal do meu bairro e, só de bater o olho no índice, soube que precisaria lê-lo.

A obra conta com uma introdução ("A literatura que ajuda a viver"), 13 capítulos e uma espécie de epílogo, intitulado "Fim". Trata-se de uma espécie de um recorte biográfico em que Paulino narra a experiência de leitura que teve ao longo dos anos, desde seu primeiro contato com a literatura de Clarice Lispector até o momento da escrita da obra. 

Índice do livro. 



Todos os capítulos começam com "Como", de modo que o livro aborda temas filosóficos em um tom informal, que abre portas. Como uma boa clariciana, Paulino entende que a literatura de Clarice Lispector abre portas e corações e que, portanto, pode ser lida por todos. Chama a atenção, no entanto, que nem sempre ela sentiu assim. No primeiro capítulo, "Como deixar a vida ser o que ela é", Paulino narra uma experiência que foi vivida por muitos leitores: se deparar com uma leitura obrigatória para o vestibular e pensar que ler Clarice não era algo para ela. Em suas próprias palavras, 

"Minha história com Clarice começou com um não.
Como a maioria dos leitores brasileiros da minha geração, conheci Clarice na época do vestibular. Ela estava lá, em alguma lista obscura, entre os autores de leitura obrigatória. (...) Não. Eu não fiquei arrebatada por Clarice a primeira vez que li A hora da estrela, que peguei de empréstimo na precária biblioteca da escola estadual em que eu estudava no Ensino Médio. E não. Não entendi a grandeza da personagem Macabéa, uma nordestina de nome estranho e que mal corpo tinha, tamanha era a sua insignificância." (páginas 21 e 22)

Ao longo não só desse capítulo, mas do livro como um todo, a autora mostra como essa relação mudou, como houve uma aproximação que, de início, se deu de forma lenta, mas que capturou Paulino a ponto de ter livros da Clarice Lispector como companheiros de vida.

Livro Como Clarice Lispector pode mudar sua vida em primeiro plano.
Foto da Clarice Lispector em segundo plano.

"No começo não conseguia ler alguns livros inteiros, ia aos poucos, apalpando o escuro daquela estranha potência. Depois, tudo ficou diferente. Às vezes, totalmente fascinada, fazia mergulhos longos, lia ou relia um livro do começo ao fim numa manhã de sábado, sem intervalos para respirar o ar saturado da realidade que me cercava." (página 24)

Ao abordar temas cruciais da existência humana, a exemplo do amor, da felicidade, da compaixão, do medo, de Deus e da morte, Simone Paulino nos mostra como os livros da Clarice a ajudaram a compreender e a passar tanto pelos momentos bons, quanto pelos momentos desafiadores. E como essa relação literária a fez, de certo modo, se sentir em casa, em paz com sigo mesma, ainda que muitas vezes isso tenha vindo pela sensação de provocação que Clarice Lispector sabiamente lança no colo de seu leitor.

Um ponto abordado no livro — e de que concordo muito — é que a literatura escrita por Clarice Lispector nos faz desacelerar, nos joga em outro espaço-tempo. Ao mesmo tempo que nos puxa para longos mergulhos, em que queremos devorar todas as linhas ali escritas, fazemos uma pausa para nos olhar no espelho: o quanto daqueles personagens há em nós, leitores?

Por fim, vale dizer que Como Clarice Lispector pode mudar sua vida não vai dar um passo a passo para ler Clarice. Ele é mais uma conversa sobre a vida e como a literatura clariciana pode ser um abraço nessa jornada.

"Não quero obviamente oferecer um manual de como ler Clarice, porque os livros dela são uma materia viva e pulsante que não admitem prescrições de nenhum tipo. Mas quero compartilhar com os leitores as transformações que determinadas palavras de Clarice Lispector operaram na minha vida pessoal e no meu pensamento. Quem sabe, a partir destes breves fragmentos, os leitores se identifiquem, se sintam tocados, e possam mais cedo do que eu dizer sem medo um grande SIM a Clarice." (Página 26)



Capa. 📖



Livro: Como Clarice Lispector pode mudar sua vida
Autora: Simone Paulino
Páginas: 122
Editora: Buzz
Apresentação: Quando passei a ler apenas com a emoção, Clarice entrou e se instalou de forma definitiva na minha vida. Até se tornar quase tão indispensável para mim quanto meu pão de cada dia.
Aos poucos, ela se transformou num apoio indispensável para os meus momentos de dor. Uma espécie de oráculo para as minhas dúvidas existenciais. Sempre a palavra justa a conferir sentido ao que me acontecia. Mesmo que a palavra justa estivesse às vezes encoberta no meio de uma escrita muito mais vertiginosa do que meu pensamento era capaz de alcançar.


*Resenha postada originalmente no Algumas Observações.

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)