Biblioteca Criativa: 5 livros para inspirar sua rotina criativa




 Olá escritores!


Quem nos acompanha a mais tempo sabe que criatividade é um assuntos que nós amamos. Hoje nós trazemos mais cinco obras sobre o assunto que vão te ajudar a criar uma rotina criativa. Aproveite o período de férias e se inspire com essas leituras para começar 2023 da melhor maneira possível! 



Arte Importa: Porque Sua Imaginação Pode Mudar o Mundo


Escrito por:  Neil Gaiman 
Ilustrado por: Chris Riddell 
Traduzido por:  Augusto Calil e Ângelo Lessa 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 112
Sinopse: Uma emocionante ode de Neil Gaiman à criatividade, à imaginação e ao poder transformador da arte

“O mundo sempre se ilumina quando você faz algo que não existia antes”, diz Neil Gaiman na epígrafe de Arte importa, uma reunião de quatro textos breves e inspiradores do escritor sobre o fazer artístico. Com artes de Chris Riddell, ilustrador renomado e parceiro de longa data de Gaiman, o livro explora como ler, imaginar e criar livremente podem ser elementos revolucionários capazes de mudar o mundo.

Em “Crença”, Gaiman faz um manifesto a favor das ideias e da liberdade, escrito em decorrência do ataque terrorista à sede do jornal francês Charlie Hebdo, em 2015. Em “Por que nosso futuro depende de bibliotecas, leituras e devaneios”, o autor explica como ler ― sobretudo por prazer ― gera empatia, nos ajudando a imaginar mundos e realidades diferentes e a entender que as coisas não precisam ser como são.

Presente também na coletânea Alerta de risco, “Fazendo uma cadeira” é um incentivo a todos que já se viram sem motivação para criar, pois para Gaiman fazer um livro é um pouco como fazer uma cadeira. Aos poucos, peça por peça, tudo começa a se encaixar. O último texto, “Faça boa arte”, é um velho conhecido dos fãs do autor. Publicado em 2014 em formato de livro, o famoso discurso de Gaiman na University of the Arts, na Filadélfia, encoraja artistas de todas as áreas a quebrar regras, a cometer erros fantásticos e, acima de tudo, a fazer boa arte.

Com leveza e humor, Arte importa é um livro emocionante e necessário, um apelo inspirador à imaginação e à coragem de criar diante de momentos difíceis. “Seja valente. Seja rebelde. Escolha a arte. Ela importa.”






333 páginas para tirar seu projeto do papel 


Escrito por:  Daniel Larusso, Gabriel Gomes e Luciano Braga 
Editora: Belas-Letras
Páginas: 364
Sinopse:  "Sério... Este é o melhor pedaço de papel que eu já vi pra ajudar as pessoas a tirar ideias do papel". Murilo Gun Um livro que te diz o que fazer para você fazer o que quiser. Você só descobre de verdade quem é uma pessoa depois que conhece os projetos que ela colocou na rua. Por isso este não é um livro para você ler; é um livro para você fazer. Nas páginas escuras, ele te diz como fazer. Nas páginas brancas, você faz se quiser. Aqui você escreve, rabisca, desenha, pergunta, medita, cria, escuta… Da união das mentes e corações dos empreendedores Gab Gomes, Larusso e Luciano Braga nasceu 333 páginas para tirar seu projeto do papel, um livro que te mostra como planejar e dar vida ao seu projeto, um pouco a cada dia, por meio de provocações, questionamentos e desafios. Deixe para trás aquela sensação de “por onde eu começo”. Este livro é para quem Precisa ter uma ideia Está cheio de ideias e não sabe qual fazer Abandonou um projeto antigo Precisa organizar os pensamentos Está com um projeto na gaveta e não sabe qual é o próximo passo Precisa de inspiração e gás pra voltar ao projeto Está buscando alguém pra conversar sobre o projeto Precisa de disciplina Quer fazer algo diferente Abra a gaveta. Vamos começar. O que seu projeto deve potencializar em você? O que o mundo precisa e ninguém está fazendo? Escreva todas as suas desculpas para fazer seu projeto não acontecer.








Rotina criativa e hábitos que mudam


Escrito por: Larissa Rodrigues
Ilustrado por: Gabriella Gouveia 
Editora: Galera 
Páginas: 120
Sinopse: Organize sua rotina e mude seus hábitos para melhor com a criadora da maior comunidade de rotina criativa, planejamento e mudança de hábitos do Brasil, a Hábitos que Mudam.

Quando se fala em rotina, a primeira coisa que muitas pessoas imaginam é uma sequência de tarefas realizadas em horários fixos todos os dias da semana. Um cronograma engessado, chato e cansativo. Mas Larissa Rodrigues acredita que é possível ter uma vida planejada e, ainda assim, com uma rotina criativa que ajude você a realizar tarefas com propósito e a tirar projetos e metas do papel.

Desde 2018, a comunidade criada por Larissa, Hábitos que Mudam, ajuda mais de 295 mil pessoas a melhorar a rotina e a produtividade com conteúdos gratuitos, descomplicados, leves e coloridos, assim como é a proposta do livro. Ricamente ilustrado por Gabriella Gouveia, Rotina criativa e hábitos que mudam revela estratégias que farão os leitores entender como criar bons hábitos, organizar seus afazeres e implementar pequenas mudanças de comportamento que podem melhorar a qualidade de vida. Mas não espere encontrar um manual do que fazer ou não fazer. Em Rotina criativa e hábitos que mudam, as técnicas e ferramentas são apresentadas para fazer você descobrir o que funciona melhor na sua vida, o que cabe na sua rotina e o que faz sentido para suas prioridades.

Se você já usa planners ou outras ferramentas de gerenciamento de tempo, mas não consegue usar com constância. Se quer sentir sob controle do seu dia a dia e não que está apenas no piloto automático. Se possui uma rotina atarefada, mas gostaria de incluir atividades novas e prazerosas ao seu cotidiano. Esse livro é para você. Afinal, a liberdade e criatividade devem fazer parte da vida de todos!





Erra uma vez: Uma jornada visual sobre as nossas inseguranças criativas e a busca utópica pela perfeição


Escrito por: Tiago Henriques 
Editora: Belas-Letras
Páginas: 216
Sinopse: Um livro de capa dura que conta uma história recheada de reflexões visuais sobre criatividade e inseguranças que sentimos enquanto criamos.
O perfeccionismo, a procrastinação e o medo de julgamentos de outras pessoas são os maiores desafios que muitas pessoas encontram quando vão tirar seus projetos do papel.
E se existisse uma forma diferente de enxergar esses desafios criativos?
Uma visão diferente do "vai lá e faz" (que nos faz ignorar o que sentimos) e de "frases motivacionais" (que não têm um viés prático).
Botar a mão na massa e criar respeitando... você :)
O livro traz um olhar empático para a criatividade e narra (por texto e ilustração) a jornada de alguém que quer tirar sua ideia do papel. Alguém que começa a aprender a lidar com "obstáculos" criativos comuns: o medo de críticas, timidez de mostrar seu trabalho, adiar o primeiro passo, entre outros.
Uma jornada visual com questionamentos e reflexões sobre criar com empatia.







SIGA EM FRENTE: 10 maneiras de manter a criatividade nos bons e maus momentos


Escrito por: Austin Kleon 
Traduzido por:  Sofia Soter 
Editora:  Rocco
Páginas: 224
Sinopse:  Em seus livros anteriores, os best-sellers Roube como um artista e Mostre seu trabalho!, Austin Kleon deu aos seus leitores a chave para liberar a criatividade e o que é preciso para que seus resultados se tornem conhecidos. Agora, ele oferece um de seus trabalhos mais inspiradores, apresentando dez regras simples sobre como permanecer criativo, focado e fiel a si mesmo – por toda a vida. A vida criativa não é uma jornada linear em direção a uma linha de chegada, ela é como um loop – portanto, encontre uma rotina diária, já que hoje é o único dia que importa. Desconecte-se do mundo para conectar-se a si mesmo – e às vezes você só precisa mudar para o modo avião para que isso aconteça. SIGA EM FRENTE celebra as atividades ao ar livre e incentiva pequenas escapadas, nem que seja apenas para um passeio curto (como o diretor Ingmar Bergman disse à filha: “Os demônios odeiam ar fresco”). Preste atenção e, principalmente, preste atenção no que você presta atenção. Preocupe-se menos em terminar as coisas e preocupe-se mais com o valor do que você está fazendo. Foque menos em deixar sua marca nas coisas, trabalhe mais para deixar as coisas melhores do que estavam quando você as encontrou. SIGA EM FRENTE traz princípios éticos, atemporais e práticos para aqueles que tentam manter uma vida produtiva e significativa."




Você conhece mais algum livro sobre o assunto que merecia fazer parte desta lista? Deixe a sua sugestão nos nossos comentários!

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)