Arquétipos na construção de personagens: Pícaro

 


O arquétipo do Pícaro incorpora a vontade de pregar peças e do desejo de mudança. Todos os personagens que são principalmente palhaços ou manifestações cômicas expressam esse arquétipo.

Função psicológica

Despertam os heróis e plateias para a realidade. Ao provocarem nossas gargalhadas, nos ajudam a perceber nossos vínculos comuns, apontando as bobagens e a hipocrisia. Acima de tudo, introduzem mudanças, muitas vezes chamando a atenção para o desequilíbrio ou o absurdo de uma situação psicológica estagnada. São os inimigos naturais do status quo.

Função dramática: alívio cômico

Uma tensão sem alívio, o suspense e o conflito podem ser exaustivos emocionalmente para quem acompanha a narrativa, e, mesmo nos dramas mais carregados, a atenção se reaviva com momentos de gargalhada. Uma velha regra do teatro assinala essa necessidade de equilíbrio: Faça-os chorar muito, faça-os rir um pouco.



Um ótimo exemplo deste arquétipo é Loki, o deus norueguês dos truques e da trapaça. Como um verdadeiro Pícaro, ele serve aos outros deuses como conselheiro, mas também trama a destruição deles, solapando o status quo. É de natureza esquentada e sua energia rápida e veloz ajuda a aquecer a energia congelada e petrificada dos deuses, empurrando-os à ação e à mudança. Também traz o alívio cômico, tão necessário aos mitos nórdicos, geralmente sombrios. Em alguns momentos assume o posto de um Herói Picaresco que sobrevive, graças à astúcia, contra deuses mais fortes fisicamente. Em outros, acaba se transformando num adversário mortal. 

Este arquétipo também pode aparecer ou ser assumido por personagens de outros arquétipos. O herói picaresco, por exemplo, é muito popular no folclore, nos contos de fadas e desenhos animados.

Heróis Picarescos


É comum que os Pícaros sejam personagens catalisadores, que afetam as vidas dos outros, mas eles mesmos não mudam. Os heróis de outros gêneros, muitas vezes, têm que usar a máscara do Pícaro para enganar uma Sombra ou passar por um Guardião de Limiar.

Exemplos de heróis picarescos: Pernalonga, Patolino, Ligeirinho (Speedy González), Papa-léguas, Piu-piu, Pica-pau e Chapolin, 


Com o Arquétipo do Pícaro encerramos nossa série de postagens sobre os Arquétipos apresentados no livro “A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores”, de Christopher Vogler.  Agora nos conte você costuma usar os Arquétipos como base para a criação de seus personagens? 

1 Comments

  1. Amei aprender um pouquinho sobre isso. Personagens que de alguma forma entram na nossa vida por coisas ou passagens que sejam parecidas com o que acontecem com a gente na vida real me chama muito atenção.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)