Você sabe o que é Chick-lit?

Foto sob licença creative commons por StockSnap


No mundo da literatura existem vários tipos e subtipos de gêneros literários, cada um deles com as suas especificações, variando desde um romance clássico de época, a Steampunk e até os polêmicos “hot”.

Chick-lit, vulgarmente conhecido como literatura de “mulherzinha”, é um gênero literário dentro da ficção que aborda questões do universo feminino, tendo em sua maioria protagonistas mulheres. Esse gênero costuma ter uma pegada cômica e leve onde a personagem deve passar por diferentes situações do cotidiano (ou não, já que algumas costumam ser inusitadas) para chegar até o que ela deseja. Além de relações amorosas, esses livros podem ter um foco em temáticas como trabalho, família, amizades, críticas sociais e muito mais.

As histórias são retratadas na era atual, mostrando a vida da mulher moderna, independente e audaciosa. É uma literatura escrita por e para mulheres que vem ganhando seu lugar entre outros gêneros, principalmente nas últimas décadas com o empoderamento feminino.

O chick-lit sofreu e ainda sofre muito preconceito por ser considerada uma “literatura barata”, “lixo literário”, “literatura fácil” e entre outros termos pejorativos. A verdade é que esses livros surgiram justamente como uma literatura leve que conta o cotidiano de uma mulher, por isso o nome de “chick” (garota). Como comentado anteriormente, os livros podem focar em diversas temáticas, muitas delas sobre as dificuldades da mulher na sociedade. Se pensarmos dessa forma, podemos perguntar-nos por que os livros com narrativas de cotidiano de homens não ganham um nome específico, sendo somente um romance, ficção, crônica... Quantos livros com protagonistas mulheres não estereotipadas você já leu? É para isso que existe o chick-lit, para abrir portas ao protagonismo feminino e vermos mais diversidade no mundo literário, assim como novos gêneros vêm surgindo nos últimos tempos, como por exemplo os romances sáficos.

Deixo aqui alguns livros chick-lit que com certeza você já deve ter ouvido por ai:

O diabo veste Prada – Lauren Weisberger.


Os delírios de consumo de Beck Bloom – Sophie Kinsella.


Melancia – Marian Keyes.









Tamanho 42 não é gorda – Meg Cabot.









O diário da princesa – Meg Cabot.

 

E você, já leu chick-lit antes? Tem algum livro para recomendar?

1 Comments

  1. Não sabia que esse tipo de leitura feminina, recebia esse nome. Adorei seu blog!
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)