Projeto Escrita Criativa — Desde 2015 reunindo pessoas que amam escrever
  • Início
  • Escrita Criativa
    • Equipe
    • Projeto
    • Na Mídia
    • Participantes
    • Publicações
    • Banners
    • Comece aqui
  • Como Participar
    • Participe e apoie
    • Escreva: Vivenciando a Escrita
    • Envie o seu texto
    • Antologia 2025: tema Brasil
  • Colunas
    • Processos Criativos
    • Criação e Desenvolvimento de Escrita
    • Dicas de Criatividade
    • Aprimoramento Textual
    • Design
    • Direitos Autorais e Royalties
    • Amazon e KDP
    • Mercado Editorial
    • Biblioteca Criativa
    • Produções Literárias
    • Projeto Escrita Criativa Entrevista
    • Recados do Projeto
  • Contato
  • Serviços
  • Extras
    • Biblioteca Criativa
    • Downloads
    • Links Úteis
    • Loja
  • >
Imagem por Congerdesign


Olá, escritores! 

Vocês já pensaram em produzir o seu próprio material em casa para vender de forma bem caseira? Ou quem sabe uma prévia do seu livro para degustação de possíveis leitores?

Então vem comigo, que hoje eu vou ensinar para vocês como imprimir um livro pequeno em casa! (Lembrando que vai ficar um livrinho com lombada canoa).

No computador.

O primeiro passo é ter o livro ou as primeiras páginas dele terminados e bem diagramados, usando as regras da ABNT:

- Folha A4;
- Orientação retrato;
- Margens 3 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita.
- Fonte e tamanho de letra da sua preferência.
- Estilização da sua preferência.

Depois de ter feito isso, na parte de impressão, você deve colocar a configuração de imprimir “2 páginas por folha”.

Para isso é só você ir em aquivo>imprimir>uma página por folha> trocar por 2 páginas por folha.
Depois disso, você deve fazer um tipo de logística, já que você não poderá imprimir as folhas em ordem, porque ao colocar uma folha sobre a outra, as páginas ficarão desconfiguradas, sem falar que você deverá imprimir nos dois lados de forma manual (a menos que você tenha uma impressora que imprima dos dois lados automaticamente).



A primeira folha deve ir ao lado da última folha e assim por diante, além de você ter que mudar um pouco a ordem. Para isso, na mesma parte de imprimir, você deve colocar os números das páginas na ordem que quer imprimir na parte que disse “Páginas”.


Abaixo deixo um exemplo de um livro de 60 páginas:

Primeiro set de números para imprimir (primeiro rosto da folha): 60, 1, 58, 3, 56, 5, 54, 7, 52, 9, 50, 11, 48, 13, 46, 15, 44, 17, 42, 19, 40, 21, 38, 23, 36, 25, 34, 27, 32, 29.

Segundo set de números para imprimir (segundo set da folha*): 2, 59, 4, 57, 6, 55, 8, 53, 10, 51, 12, 49, 14, 47, 16, 45, 18, 43, 20, 41, 22, 39, 24, 37, 26, 35, 28, 33, 30, 31.

* Lembre-se de que para imprimir o segundo set de folhas, você deve colocar as folhas que já foram impressas na ordem correta, para que estas tenham o outro lado com a página que corresponde. Uma boa dica é fazer um modelo em miniatura com papéis pequenos, colocar os número e encaixar um no outro, assim não tem como errar.

Na impressora.

É muito importante conferir e testar qual posição você deve colocar a folha para que a impressão no verso seja a correta, ou seja, ver de qual lado a impressora “puxa” a folha para a impressão. Assim você sabe exatamente em qual posição deve colocar todas as folhas para que a impressão frente e verso funcione.

Além disso, é importante ter em conta a qualidade da impressão e também se você vai querer imprimir colorido ou em preto e branco.

Uma vez impresso.


É só colocar as folhas em ordem e grampear (colocar como mínimo 2 grampos).
 
Foto de Dobra Paper

Para a capa.


Você pode fazer uma capa inteira (capa e contracapa) em um editor de imagens ou no próprio word (capa em uma folha e contracapa em outra) e imprimir em um papel mais duro como papel cartão ou até mesmo enviar para uma gráfica para imprimir em um papel laminado com ou sem brilho. 

Lembrando que a ordem da capa deve ser ao contrário também, na esquerda a contracapa e na direita a capa.

Agora é só espalhar para o mundo um pedaço da sua obra!

Imagem de Luci Goodman por Pixabay.
Olá, escritor! 
O ano começou e muitos de nós colocamos nas metas de 2020 o velho plano de sempre "escrever mais", mas... como vencer a rotina ao invés de deixar que as demandas do dia a dia nos engulam? Trouxemos algumas dicas que podem lhe ajudar a chegar em dezembro orgulhoso de si mesmo. 

1. Identifique o melhor horário para você

Quando vamos estudar o que escritores de sucesso fazem para conseguir escrever, muitos relatam ter um horário fixo: escrevem apenas pela manhã, ou só de madrugada, ou ainda quando os filhos estão na escola e se sabe que não haverá interrupções. Você já parou para pensar qual é o horário que é mais produtivo na sua rotina? 

2. Tenha um tempo para escrita despretenciosa

Tenha um tempo diário de pelo menos 5 minutos para euma escrita despretenciosa. Poder ser um bloco de notas, um documento no celular/computador, um diário, as páginas matinais (Morning pages), uma lousa no seu quarto... Enfim, qualquer lugar em que você possa despejar tudo o que está na sua cabeça e que ninguém vai ler. Além de ajudar a criar o hábito da escrita, escrever sem a obrigação de publicar, de forma livre, sem pensar muito é um ótimo exercício para arejar a cabeça e por consequência ajuda a ter novas ideias (combatendo o bloqueio criativo).


3. Escreva todos os dias

Sim. Se você não sabe por onde começar, tente o básico que é escrever todos os dias. Não importa se você vai escrever por 10 minutos ou por uma hora inteira (ou até mais!). Também não importa muito se você já tem um projeto definido ou se está apenas narrando sobre a vida que acontece ao seu redor. O que importa de fato nesse exercício de escrver todos os dias é o fato de ele ajudar a cultivar a disciplina que o escritor profissional precisa ter. Suponhamos que você escreva mais ou menos 210 palavras por 300 dias (o que te daria uma folga de 65 dias entre férias, dias que você teve algum imprevisto no trabalho ou ficou doente), no fim de 2020 você terá um conjunto de textos formado por mais de 60 mil palavras - que é a média de tamanho dos livros atuais. Isso garante que você vai ter um livro pronto para publicar? É claro que não. Contudo, você terá material suficiente para poder revisar, editar, tirar novas ideias, o que já é um excelente começo para quem não tinha ideia de qual caminho seguir.

4. Conte para as pessoas que você tem este objetivo

Sabe aquele amigo virginiano que ama organização e prazos? Chegue para ele, diga que você tem essa meta de escrever mais e conte como resolveu se organizar para isso. Por fim, peça para que esse amigo sirva como seu incentivador, não deixando que você desista ou relaxe conforme o tempo for passando. Ter alguém que lhe anime nos momentos em que bate aquela preguiça é fundamental.

5. Use o modo avião

Coloque os aparelhos eletrônicos no modo avião (se desconecte da Internet) para evitar distrações com as notificações das redes sociais. Ter foco ajuda a não perder o fluxo de ideias e a escrever mais em menos tempo.

5.  Se assuma como escritor

Não venha com esse papo de que você não é escritor porque não foi publicado em uma grande editora ou não tem milhões de seguidores no Instagram. A partir do momento em que você escreve, se dedica e estuda (veja só você aqui lendo a este artigo!), você é escritor, SIM! Se você ainda sente vergonha ou medo de declarar para o mundo que você é escritor, dê uma lida nestas 6 dicas de como acreditar em si e se assumir escritor, que já publicamos aqui no blog.

Por fim, nós sabemos o quanto a rotina de casa-trabalho-estudos-vida social consome o nosso tempo. Entendemos que escrever todos os dias pode parecer luxo para quem vive na luta, mas sabemos que, aos pouquinhos, você pode chegar lá. Se fazer as seis dicas de uma vez ficar pesado, escolha uma e foque nela. Lembre-se que é melhor ter um texto pequeno do que não ter texto nenhum. ;)

Boa sorte com a meta e arrase neste 2020!
Foto por Joanna Kosinska


Olá, criativos!
O início do ano nos traz várias possibilidades. É aquele momento em que sentamos para planejar nossas metas, organizar como esperamos que nossa vida se desenrole ao longo dos 12 meses, mesmo sabendo que a vida nos reserva vários surpresas. 

Quem já nos acompanha no Projeto sabe que todos os meses nós temos Desafios Criativos únicos que visam estimular a criatividade de quem participa. Às vezes nos meses de janeiro e julho fazemos uma edição especial com um número maior de interações, porém com propostas preestabelecidas.

Este ano, decidimos testar um novo formato, onde agora em janeiro iremos compartilhar os temas para cada mês que serão trabalhados ao longo do ano. Essa é uma forma de vocês poderem se organizar melhor e já se programarem para escrever ao longo de cada mês. 

E como faço para participar?


Para participar é bem simples, basta pegar o tema corresponde ao mês em questão e começar a escrever!
Você pode fazer uma postagem em seu blog (caso você não tenha um blog e deseje participar, entre em contato conosco da moderação), ou plataforma de sua preferência seguindo as seguintes regras:


✏ Escrever um texto com a base na informação referente ao tema do mês. A maneira que você irá desenvolver sua história é livre, a ideia é que vocês usem a criatividade.
✏ Colocar o link do Projeto na postagem, caso você compartilhe em seu blog, redes sociais e afins. Você pode ou não compartilhar os textos criados, isso fica a seu critério, mas nós adoraríamos saber como cada tema te inspirou! 
✏ Quando publicar seu texto deixe o link aqui nos comentários, utilize a #desafiocriativopec ou nos marque nas redes sociais. 

Obs.: Criamos dois modelos de imagens caso vocês queiram usar no final da postagem:







Desafio Criativo 12 meses - Temas

  • Janeiro: Um livro bom com um final ruim
  • Fevereiro: Um personagem quem finge ser quem não é.
  • Março: Uma protagonista empoderada.
  • Abril: A beleza de recomeçar
  • Maio: Amor de mãe
  • Junho: O amor em todas as suas formas
  • Julho: Uma história sobre amizade
  • Agosto: Uma foto, várias lembranças.
  • Setembro: Um dia de liberdade. 
  • Outubro: Pelos olhos de uma criança
  • Novembro: Uma Saudade recorrente 
  • Dezembro: O eufemismo do ano


Abaixo temos uma imagem que reúne os temas que serão trabalhados durante o ano, cada um correspondendo a um mês. Vocês poderão salvar, imprimir, compartilhar com os amigos esta imagem. Esperamos que vocês aceitem o desafio e escrevam junto conosco em 2020! 



Foto por Fotownetrza


Ei, você!

Quer se inscrever na Antologia do projeto e não sabe como? Então vem comigo!

Para você que não sabe, nós do Projeto temos a intenção de realizar uma coletânea dos nossos escritos para o Projeto a cada dois anos. Em 2018 publicamos a primeira antologia com textos de maio 2015 a abril 2017 (para mais informações sobre a Antologia Amor e Resiliência:
http://projetoescritacriativa.blogspot.com/2018/01/lancamento-da-primeira-antologia-do.html).

Esta nova antologia terá textos de maio de 2017 a novembro de 2019 e será publicada em 2020 (data ainda não definida).

Se você entrou recentemente no grupo do projeto ou não pôde escreve algum tema, não há nenhum problema. Procure os temas antigos do grupo e tente escrever um texto sobre, não é porque já passou o prazo que você não possa escrever sobre. Não deixe que a falta de tempo, medo, ou qualquer outra desculpa te impeça de fazer parte de algo tão legal!

É uma grande oportunidade e uma nova experiência para autores iniciantes ou que ainda não possuem nenhuma publicação.

Para saber quais foram os temas do mês, você pode entrar na parte de “arquivos” no grupo do Projeto, lá vão estar todos os temas com o ano e o mês correspondentes, é interessante você acrescentar os links nos arquivos também.

Vou deixar a lista por aqui!

[2017 | Maio] Tudo aquilo que eu sinto, mas não digo.
[2017 | Junho] Aquilo que não está nos livros.
[2017 | Julho] Aquilo que meus olhos não veem.
[2017 | Agosto] As palavras fazem parte da magia.
[2017 | Setembro] Quando tudo volta.
[2017 | Outubro] E na minha mente de criança...
[2017 | Novembro] Dançando até meia-noite.
[2017 | Dezembro] No calor da emoção.
[2018 | Janeiro] De braços abertos ao vento.
[2018 | Fevereiro] Enfim encontrei...
[2018 | Março] Aqueles que se vão.
[2018 | Abril] Entre as xícaras de café...
[2018 | Maio] Nem toda heroína veste capa.
[2018 | Junho] Quando eu o vi...
[2018 | Julho] Com a caneta na mão...
[2018 | Agosto] A versão mais jovem de mim.
[2018 | Setembro] A minha liberdade.
[2018 | Outubro] Passos que escuto.
[2018 | Novembro] Naquele porta-retrato.
[2018 | Dezembro] Eu me tornei.
[2019 | Janeiro] Que o mar leve...
[2019 | Fevereiro] A música que me move.
[2019 | Março] Em seus olhos...
[2019 | Abril] Meu mundo mudou.
[2019 | Maio] Raízes...
[2019 | Junho] Décimo terceiro andar.
[2019 | Julho] A viagem que mudou tudo.
[2019 | Agosto] Não é a história da minha vida.
[2019 | Setembro] Aquele abraço tão...
[2019 | Outubro] De frente com o(a)...0
[2019 | Novembro] O que esperar do verão.
Desafio Criativo (deve ser a partir de maio de 2017 a novembro de 2019).

Uma vez que você escreveu textos com a temática desses meses, é só entrar no link do formulário (https://forms.gle/JnpHiGYMrSPwiuCB7), responder algumas perguntas e acrescentar o link dos textos no mês correspondente. E pronto!

As inscrições vão até dia 29 de fevereiro e vamos realizar uma curadoria! Boa sorte, escritores!
Atualização: Por conta da quarentena, decidimos estender o prazo da inscrição para participar da segunda Antologia do Projeto. Por isso as inscrições serão até 30 de setembro de 2020!

Vamos crescer juntos!
Imagem de Free-Photos por Pixabay
Olá, escritores!
Feliz ano novo!

Você colocou nas suas metas para 2020 publicar o seu texto, mas não sabe muito bem por onde começar? Que tal dar uma chance às revistas literárias? Fizemos uma lista com dez editorias que recebem textos para publicação. Veja as informações gerais, selecione a que mais tem a ver com a sua produção e mãos à obra!

Jornal Relevo

Gênero: recebe conto, artigo, resenha, ensaio, tradução e poesia;
Temática: temática livre;
Especificações: não há necessidade de envio de qualquer formato de biografia; envio de dois textos de prosa ou três de poesia; textos com no máximo 8 mil caracteres; colocar no assunto do e-mail "Envio do material: [nome do autor]"; não precisa ser material inédito. 
Envio do texto: por meio de e-mail: contato@jornalrelevo.com;
Site: https://jornalrelevo.com/

Revista 7faces

Gênero: recebe poesias e imagens;
Temática: temática livre e todos os autores devem submeter ao menos 3 poemas;
Especificações: o trabalho deve ser inédito; o autor deve enviar a ficha inscrição preenchida, declaração de autoria – ambos disponíveis no site da revista – e um resumo biográfico – todos em arquivo separado; 
Envio do texto: por meio de e-mail (revistasetefaces@ymail.com) conforme calendário no site;
Site:http://www.revistasetefaces.com/

Revista Avessa

Gênero: recebe contos, crônicas e poemas;
Temática: varia de acordo com cada chamada, conforme edital;
Especificações: é necessário ter um pseudônimo;
Envio do texto: por meio de formulário no site;
Site: http://revistavessa.com/

Revista Gueto

Gênero: recebe contos, crônicas, poemas e ensaios;
Temática: livre;
Especificações: recebe textos de autores da comunidade falante de língua portuguesa (Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe); no arquivo do texto, colocar uma minibiografia do autor; os contos não devem ultrapassar 5 páginas;
Envio do texto: por meio do e-mail: editorgueto@gmail.com
Site: https://revistagueto.com/

Revista Literatura e Fechadura

Gênero: recebe contos, crônicas, poemas, crítica literária (ensaio e resenha) e crítica musical;
Temática: livre;
Especificações: arquivo no formato word, fonte Arial, espaço simples, tamanho 12, tamanho do título 14 e em negrito; dão preferência a textos inéditos; "A Revista por não exigir retribuição financeira de seus autores publicados, vê como indispensável a exigência do compartilhamento em redes sociais do material publicado, para deste modo alcançar outros leitores, sendo de responsabilidade do autor selecionado a publicação da postagem em até 72 horas".
Envio do texto: por meio do e-mail: literaturaefechadura@gmail.com;
Site: https://www.literaturaefechadura.com.br/

Revista Mafagafo

Gênero: recebe contos e noveletas de ficção científica;
Temática: ficção científica;
Especificações: ver edital conforme o calendário de submissões.
Envio do texto: por meio de formulário no site;
Site: https://mafagaforevista.com.br/

Revista Mallarmagens

Gênero: recebe poemas, prosas, traduções, resenhas (de trabalhos em diferentes tipos de linguagem artística), artigos, contos, ensaios e conteúdos em mídias audiovisuais;
Temática: livre;
Especificações: enviar uma minibiografia e um e-mail para contato, para serem postados junto com o texto. No caso da submissão de poemas, é solicitada uma seleção de cinco a seis textos para análise, em arquivo anexo.
Envio do texto: por meio do e-mail revistamallarmargens@gmail.com;
Site: http://www.mallarmargens.com/

Revista Philos

Gênero: recebe todo o tipo de poesia escrita em línguas neolatinas e em inglês, bem como traduções de poesia para línguas neolatinas;
Temática: livre.
Especificações: só aceita conteúdo inédito; no máximo 4 poemas por envio (arquivo de no máximo 10 páginas)
Envio do texto: por meio de sistema no site;
Site: https://revistaphilos.com/

Revista Poesia Avulsa

Gênero: recebe poesia, traduções, contos, ensaios e resenhas
Temática: livre;
Especificações: enviar aquivo no formato word, com o mínimo de 5 e o máximo de 10 poemas; outros gêneros como resenhas, contos ou ensaios serão analisados separadamente quanto a sua extensão; Colocar no assunto do e-mail "Publicação"; Junto com o texto enviar minibiografia e foto do autor em alta definição;
Envio do texto: por meio do e-mail: contato@poesiaavulsa.com;
Site: http://www.poesiaavulsa.com

Revista Ruído Manifesto

Gênero: recebe todo o tipo texto literário;
Temática: livre.
Especificações: enviar textos junto com as informações do autor;
Envio do texto: por meio do e-mail: colabore@ruidomanifesto.org;
Site: http://ruidomanifesto.org/

Para ver outras revistas que publicam texto literário, clique aqui.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

Projeto Escrita Criativa



Projeto Escrita Criativa nasceu em 2015 com o objetivo de reunir blogueiros e novos escritores, para exercitarem a sua criatividade no papel.

Você pode saber mais sobre o que é o Projeto clicando aqui. Para conhecer a equipe, clique aqui.

O que você busca?

Olá, escritor!

Olá, escritor!
Quer escrever, mas se sente perdido? Não sabe bem por onde começar? Escreveu e não sabe o que fazer com o texto? Pois bem, fizemos uma espécie de mapa que pode lhe ajudar nesta missão. Vamos lá?

Inscreva-se na antologia 2025: tema Brasil

Inscreva-se na antologia 2025: tema Brasil

♥

Não importa onde você esteja e como você se parece. Crie o seu próprio estilo. Seja único para si e, no entanto, identificável para os outros. A criação começa profundamente por você mesmo. Inspire-se no meu mundo e dê um impulso extra à sua vida. Então mostre-se mais e seja apenas você ♥

Apoie o Projeto Escrita Criativa

Apoie o Projeto Escrita Criativa
Quer apoiar o Projeto Escrita Criativa? Que tal fazer um PIX? Contribua com qualquer valor e envie o seu comprovante para o nosso e-mail (contatoescritacriativa@gmail.com) para receber o nosso agradecimento! ♥

Para saber outras formas de fazer este apoio, acesse aqui.

Quem nos lê ♥

Escreva em 2024

Escreva em 2024

Facebook

Projeto Escrita Criativa no Telegram

Projeto Escrita Criativa no Telegram
Participe do nosso canal no Telegram.

Postagens mais visitadas

  • Melhores fontes para o seu livro e direitos de uso
      Imagem sob licença Creative Commons por Cocoparisienne Publicar um livro envolve muito mais que somente sentar na cadeira e escrever, prin...
  • Dicas de escrita: como pontuar os diálogos? O uso das aspas e do travessão
    Você sabe pontuar os seus diálogos? Olá, escritores! No final do ano passado, lançamos a seguinte pergunta no nosso Twitter:  Twitter, quer...
  • 4 geradores de mapa de fantasia que você precisa conhecer
    Se você é um escritor de fantasia, sabe que um bom mapa pode ser a chave para mergulhar seus leitores em um mundo mágico e cheio de aventura...
  • Envio de livros: o passo a passo do registro módico
    Foto por  Klára Vernarcová , via  Unsplash . Olá, escritores!  Publicar livro de modo independente é um processo que envolve muitos conhecim...
  • Diagramação | Tamanho e tipografia recomendada para livros infantis
      Imagem sob licença Creative Commons por StockSnap Diagramar um livro inclui mais que escolher o tipo de letra e ajustar as margens antes d...
  • Como editar um e-book já publicado na Amazon
      Você publicou o seu livro na Amazon, mas tem dúvidas se pode realizar alterações depois de publicado? Não se preocupe, hoje vamos indicar ...
  • Tudo o que vocês precisam saber sobre o Camp NaNoWriMo
    Vocês já conhecem o Camp NaNoWriMo? Olá, escritores! Vamos conhecer mais um desafio de escrita? Dos mesmos criadores do NaNoWriMo, em abril ...
Tecnologia do Blogger.

Lojinha - Físico

Lojinha - Físico

Lojinha - E-book

Lojinha - E-book

Conheça o Kindle Unlimited

Conheça o Kindle Unlimited

Divulgue Aqui

Arquivo do Blog

escritacriativaprojeto


Copyright © Projeto Escrita Criativa — Desde 2015 reunindo pessoas que amam escrever . Designed by OddThemes