Projeto Escrita Criativa — Desde 2015 reunindo pessoas que amam escrever
  • Início
  • Escrita Criativa
    • Equipe
    • Projeto
    • Na Mídia
    • Participantes
    • Publicações
    • Banners
    • Comece aqui
  • Como Participar
    • Participe e apoie
    • Escreva: Vivenciando a Escrita
    • Envie o seu texto
    • Antologia 2025: tema Brasil
  • Colunas
    • Processos Criativos
    • Criação e Desenvolvimento de Escrita
    • Dicas de Criatividade
    • Aprimoramento Textual
    • Design
    • Direitos Autorais e Royalties
    • Amazon e KDP
    • Mercado Editorial
    • Biblioteca Criativa
    • Produções Literárias
    • Projeto Escrita Criativa Entrevista
    • Recados do Projeto
  • Contato
  • Serviços
  • Extras
    • Biblioteca Criativa
    • Downloads
    • Links Úteis
    • Loja
  • >
Imagem: lukasbieri.
Olá, escritor!
Se você tivesse que preencher um formulário e dizer a sua profissão, incluiria a literatura no seu currículo? Uma das maiores dificuldades do escritor no começo de carreira é justamente passar do "sou pseudo-escritor", "escrevo alguma coisa", "sou escritor amador" para a assertividade do "sou escritor". Então é sobre isso que quero falar hoje nesta postagem.

Por que é tão difícil se assumir escritor?

Acredito que os motivos estão fundamentados na visão que a sociedade tem do escritor. Normalmente, este ponto de vista varia entre dois polos: o primeiro é o do autor como ser iluminado, quase divino, que é o mais inteligente e intelectual da turma, sendo, então um ser inatingível; já o segundo, relaciona-se com a desvalorização das artes e humanidades em geral. Ou você vira um superstar, fazendo novelas da Globo ou turnês multimilionárias, ou você vai morrer de fome, vendendo miçangas na praia.

Encontramos, portanto, um problema grave. Este 8 ou 80 ignora as diversas nuances e, sobretudo, o esforço que há na carreira literária. Deve-se dizer que quem vive das artes não é um ser divino, mas alguém que trabalha duro - e sim, isso inclui os atores e cantores famosos -; que a arte, seja a literatura ou qualquer outra, pode ser aprendida e não depende de um milagre; que é possível ter sucesso (ainda que ele não esteja relacionado necessariamente com ter muito dinheiro) e que sim, não há nada de errado em viver de vender miçangas na praia.

Como tornar o ato de se assumir escritor mais fácil

A gente sabe que o falar é fácil, mas o fazer nem sempre é. Se assumir escritor muitas vezes envolve, vencer a timidez e a paciência de explicar a posição social do escritor (como fizemos no trecho acima), para quase todas as pessoas ao nosso redor. Sendo assim, deixamos abaixo algumas dicas:

1. Entender o papel social do escritor no mundo (e assumir uma postura humilde)
É fundamental que o escritor compreenda e aceite que o fazer literário é um fazer como outro qualquer. Assim como professores, médicos, advogados, engenheiros, gastrônomos e outros profissionais são pessoas normais, com suas lutas, perrengues e conquistas, o escritor também o é. Passar por cima do mito da genialidade e trazer a realidade para todos que o cerca contribuirá muito não apenas no momento de se assumir escritor, mas em todo o preâmbulo que a carreira exige.

Imagem: Tumblr.

2. Entender que pode ser uma armadilha esperar a musa inspiradora e a dor chegarem
Muita gente acha que escrever é algo de quando a gente se sente inspirado ou de quando está sofrendo apenas. O problema disso é que ao assumir esta postura fica mais difícil tratar a escrita como profissão. Já pensou se um engenheiro só construísse uma casa quando algo muito arrebatador na vida dele acontecesse ou se um bombeiro só fosse salvar vidas quando se sentisse verdadeiramente inspirado? O mundo seria um caos, não? Com a escrita é a mesma coisa. É importante ter uma rotina com uma regularidade para escrever. Há autores que escrevem todos os dias. Alguns deles se dão metas de quantidade de páginas ou de palavras escritas. Isso reforça tanto para eles quanto para quem convive com eles que ser escritor é uma profissão que deve ser levada a sério.

Sempre que tocamos neste assunto, surge alguém que diz: "ah, mas se eu sento e escrevo sem inspiração, sai uma bosta". Tudo bem. Escrever todos os dias não significa que tudo o que foi escrito será publicado e chegará a outras pessoas. Além disso, depois de escrever temos toda a etapa de preparação e edição do texto. A qualidade literária não pode servir de desculpa para procrastinação.

3. Entender que é preciso estudo
A profissão de escritor é muito democrática. Temos filósofos, médicos, biólogos, advogados, cantores, fotógrafos, químicos, e tantos outros profissionais que escrevem. Sendo assim, muita gente acha que escrever se resume a isso, a escrever, quando a história não é bem essa.

É preciso estudo. Ler literatura e não-ficção. Ampliar o conhecimento de mundo indo ao cinema, ao teatro, a museus. Estudar literatura: construção de personagens, de enredo, de ambiente, de figuras de linguagem, de público alvo, de importância de imagens, de métrica etc. Fazer cursos (sejam eles presenciais ou onlines). Estudar crítica literária, para saber dar feedback para outros escritores e, sobretudo, a entender o que melhorar no próprio texto. Ser escritor é estudar 24 horas por dia, 365 dias por ano. Não tem para onde correr.

4. Entender que é preciso acreditar no que você escreve e pôr a boca no trombone
Para um escritor que está começando a carreira agora, a divulgação boca a boca é fundamental. Ela começará com o próprio autor que falará em todos os lugares, de todas as formas, sobre a própria escrita. Para que as outras pessoas acreditem e queiram ler o que ele escreveu, é imprescindível que ele sinta que o escritor acredita de fato na própria obra.

Nota-se que tão importante quanto divulgar a própria obra é se autodeclarar escritor. Para começar, que tal um passo simples: coloque na sua assinatura de e-mail "Fulano de Tal, escritor". Você vai ver como uma ação simples assim vai lhe trazer coragem para se assumir escritor de outras formas.

5. Entender que publicar na Internet também é uma forma de ser escritor
Assim como há o mito da musa inspiradora, há também a lenda de que você só é escritor se publica livro físico. Isso não é verdade. Há plataformas de publicação gratuita (como o Wattpad e o Sweek), há modos de fazer autopublicação (como a Amazon e o Clube de Autores). Há sites e blogs. Há zines e revistas.

É legal ter um livro publicado? Sim, muito! Mas não se pode ignorar os outros meios de publicação digitais que levam o seus textos a tantos leitores.

6. Entender que é preciso estar dentro de uma comunidade de escritores
Estar dentro de uma comunidade de escritores ajuda muito a se desenvolver na profissão. Primeiro porque os autores costumam a compartilhar as ideias e angústias. Segundo, porque normalmente há uma troca de textos e esse processo de ler o que o colega escreveu e dar um retorno a ele é fundamental para a apuração do nosso olhar, para o nosso próprio texto. Terceiro, porque um escritor sempre acaba indicando o outro para o seu público e a comunidade se fortalece.

Onde encontrar uma comunidade para chamar de sua?
O Projeto Escrita Criativa tem um grupo no Facebook que tem esta proposta. Para fazer parte dele, clique aqui. Outra forma de conhecer outros escritores é participando de clubes de escrita, de oficinas literárias e de eventos relacionados à literatura (bienais, feiras, lançamentos etc.).

Faça o download do infográfico e leve estas informações sempre com você!
 (Para baixar:
- no computador, clique com o botão direito do seu mouse, depois escolha a opção "Salvar imagem como..."
- no celular: pressione a tela sobre a imagem, depois escolha a opção "Fazer download da imagem".)


Por fim...
Não há um momento exato que delimite o que é lazer e o que é profissão. Então, se você não passar a levar a carreira a sério, quem estiver ao seu redor nunca lhe verá como profissional da escrita. Você tem total capacidade de ser um excelente escritor e nós, do Projeto Escrita Criativa, acreditamos na sua potência! Esperamos que as seis dicas ajudem você a perder o medo de se assumir escritor e que a sua carreira literária deslanche em 2019!

Veja também o que é ser escritor na visão de seis autoras participantes do Projeto Escrita Criativa.

Para começarmos o ano em mais bem decidirmos disponibilizar um calendário de 2019 decorado com frases da nossa Antologia Amor e Resiliência para que o ano de vocês já comece inspirador e mais organizado! 

Para baixar basta clicar nas imagens e fazer o download. 















Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

Projeto Escrita Criativa



Projeto Escrita Criativa nasceu em 2015 com o objetivo de reunir blogueiros e novos escritores, para exercitarem a sua criatividade no papel.

Você pode saber mais sobre o que é o Projeto clicando aqui. Para conhecer a equipe, clique aqui.

O que você busca?

Olá, escritor!

Olá, escritor!
Quer escrever, mas se sente perdido? Não sabe bem por onde começar? Escreveu e não sabe o que fazer com o texto? Pois bem, fizemos uma espécie de mapa que pode lhe ajudar nesta missão. Vamos lá?

Inscreva-se na antologia 2025: tema Brasil

Inscreva-se na antologia 2025: tema Brasil

♥

Não importa onde você esteja e como você se parece. Crie o seu próprio estilo. Seja único para si e, no entanto, identificável para os outros. A criação começa profundamente por você mesmo. Inspire-se no meu mundo e dê um impulso extra à sua vida. Então mostre-se mais e seja apenas você ♥

Apoie o Projeto Escrita Criativa

Apoie o Projeto Escrita Criativa
Quer apoiar o Projeto Escrita Criativa? Que tal fazer um PIX? Contribua com qualquer valor e envie o seu comprovante para o nosso e-mail (contatoescritacriativa@gmail.com) para receber o nosso agradecimento! ♥

Para saber outras formas de fazer este apoio, acesse aqui.

Quem nos lê ♥

Escreva em 2024

Escreva em 2024

Facebook

Projeto Escrita Criativa no Telegram

Projeto Escrita Criativa no Telegram
Participe do nosso canal no Telegram.

Postagens mais visitadas

  • Melhores fontes para o seu livro e direitos de uso
      Imagem sob licença Creative Commons por Cocoparisienne Publicar um livro envolve muito mais que somente sentar na cadeira e escrever, prin...
  • Dicas de escrita: como pontuar os diálogos? O uso das aspas e do travessão
    Você sabe pontuar os seus diálogos? Olá, escritores! No final do ano passado, lançamos a seguinte pergunta no nosso Twitter:  Twitter, quer...
  • 4 geradores de mapa de fantasia que você precisa conhecer
    Se você é um escritor de fantasia, sabe que um bom mapa pode ser a chave para mergulhar seus leitores em um mundo mágico e cheio de aventura...
  • Envio de livros: o passo a passo do registro módico
    Foto por  Klára Vernarcová , via  Unsplash . Olá, escritores!  Publicar livro de modo independente é um processo que envolve muitos conhecim...
  • Diagramação | Tamanho e tipografia recomendada para livros infantis
      Imagem sob licença Creative Commons por StockSnap Diagramar um livro inclui mais que escolher o tipo de letra e ajustar as margens antes d...
  • Como editar um e-book já publicado na Amazon
      Você publicou o seu livro na Amazon, mas tem dúvidas se pode realizar alterações depois de publicado? Não se preocupe, hoje vamos indicar ...
  • Tudo o que vocês precisam saber sobre o Camp NaNoWriMo
    Vocês já conhecem o Camp NaNoWriMo? Olá, escritores! Vamos conhecer mais um desafio de escrita? Dos mesmos criadores do NaNoWriMo, em abril ...
Tecnologia do Blogger.

Lojinha - Físico

Lojinha - Físico

Lojinha - E-book

Lojinha - E-book

Conheça o Kindle Unlimited

Conheça o Kindle Unlimited

Divulgue Aqui

Arquivo do Blog

escritacriativaprojeto


Copyright © Projeto Escrita Criativa — Desde 2015 reunindo pessoas que amam escrever . Designed by OddThemes