quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Você conhece o Mundial de Escrita?

 


Hoje em dia existem diferentes formas de se envolver com desafios de escrita, o Projeto é uma delas com o Desafio Criativo e a Blogagem Coletiva, além também do ETEJ. Quem já é velho por aqui, também deve conhecer o NaNoWriMo que tem o objetivo de fazer os escritores escreverem sua obra em um mês, mas você sabia que existe outro evento de escrita que envolve a sua relação com outros escritores e uma votação para escolher a melhor equipe?


Quem disse que os escritores devem ser solitários?


Hoje trazemos para vocês mais informações sobre o Mundial de Escritura!


Inicialmente no idioma espanhol, a ideia do Mundial de Escritura nasceu em 2013 em uma oficina de escrita onde decidiram estimular os alunos a escreverem 3.000 caracteres por dia em um arquivo compartilhado para que todos pudessem ler os textos um dos outros. Inicialmente chamado de Le Championnat, o Mundial acontecia 4 vezes por ano de maneira presencial na oficina de escrita, onde os alunos se separavam em grupos para competir entre eles.


Em março de 2020, com a pandemia, decidiram abrir o Mundial de Escrita para pessoas do mundo inteiro, além de convidar diferentes autores para sugerir temas. Em agosto de 2021 foi lançada a versão em português do Mundial, abrindo espaço para que mais escritores possam participar!

 


E como funciona o Mundial de Escrita?


Primeiramente, o Mundial é uma competição onde existem diferentes times (você pode formar um time com seus amigos ou ser colocado em um time aleatório). Inicialmente, o participante escreve de maneira individual (podendo ler comentários dos companheiros sobre o próprio texto e opinar no texto dos companheiros), logo haverá uma votação entre os melhores textos dos integrantes do grupo e o texto escolhido como melhor será enviado para competir contra os outros grupos.


Durante as duas primeiras semanas, cada participante deve escrever 3.000 caracteres todo dia de acordo com o tema proposto. É muito importante chegar nesse número já que o site trabalha analisando o desempenho do grupo com porcentagens. Depois desse período você deve escolher um texto seu em até cinco dias para participar da votação geral do seu grupo, depois dos cinco dias o grupo terá três dias para votar no texto que mais gostaram, o texto com mais votos é aquele que representará o grupo. O texto escolhido poderá ser editado antes de ser enviado para competir contra os outros grupos.


Os textos dos dez finalistas vão somar pontos para definir os times ganhadores e o time vencedor ganhará prêmios, assim como os autores dos textos finalistas.


Como participo?


Você deve se cadastrar no site com um usuário próprio. Uma vez feito o seu cadastro, você pode escolher armar um time (tomando a posição de capitão), participar de um time já criado por um conhecido especificando o nome ou ser colocado aleatoriamente em um time.


Uma vez encerrada as inscrições, você receberá um e-mail de confirmação do grupo e também com um meio de contato (geralmente e-mail) para entrar em contato com os participantes. Logo, ao iniciar o mundial, você também receberá um e-mail com o tema do dia.


Para escrever, você deve entrar com o seu usuário na página e ir para o texto do dia, ali você verá o tema e haverá um espaço onde você deve escrever o seu texto, uma vez terminado é só enviar! Ficando disponível também para que os seus companheiros vejam e também atualizando o seu rendimento.


É importante destacar que você tem das 06:00 da manhã até às 05:59 da manhã do outro dia para escrever o texto, ao não enviar dentro desse horário, você perde a chance de enviar o texto desse dia.


As pessoas que não escreveram nem no primeiro dia e nem no segundo dia do Mundial serão automaticamente eliminadas do grupo, por isso é importante escrever! Sábado e domingo são dias para descansar, por isso não será enviado nenhum tema para você escrever.


Logo se inicia a etapa comentada anteriormente onde você deve escolher um texto seu para ir para a votação no seu grupo, depois é realizada a votação e o texto com mais votos é enviado para competir contra os outros grupos.


A intenção é sempre poder escrever e manter o contato com os outros escritores, por isso existe essa possibilidade de comentar no texto dos companheiros e todos podem editar e dar sugestões sobre o texto escolhido que será enviado para a competição.

 



As inscrições do último Mundial de Escrita desse ano vão do dia 20/10 ao 27/10 tendo início no dia 01/11. Então você ainda pode se inscrever!

 

E você, já conhecia o Mundial de Escrita? Já participou ou vai participar esse ano? Não se esqueça que você também pode participar da versão em espanhol do Mundial!

Site: https://pt.mundialdeescritura.com/

Instagram em português: https://instagram.com/copadomundodeescrita

Instagram em espanhol: https://instagram.com/mundialdeescritura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)

Follow Us @soratemplates