Outras 5 maneiras de divulgar a sua obra

 

Imagem sob licença Creative Commons por Wokandapix

Publicar um livro pode despertar um sentimento de muita alegria e orgulho, mas também pode gerar um pouco de desespero em relação aos próximos passos para que o seu livro seja lido.

Se você ainda não possui uma base de leitores formada ou se é o seu primeiro livro, essa etapa de venda pode ser bem frustrante, por isso é importante preparar-se e ter em mente diferentes estratégias para evitar dores de cabeça. Nesse post já falamos sobre 6 maneiras de divulgar a sua obra, aqui trazemos uma pequena atualização e outras formas de fazer com que o seu livro chegue para mais leitores!


 1 - Redes sociais.

Todo escritor deve ter pelo menos uma rede social e não é somente para vender um livro, mas sim para interagir e criar uma base de leitores. Um espaço que pode ser usado para compartilhar processo de escrita, gerar curiosidade sobre o lançamento do próximo livro e também para fazer propaganda de livros já publicados, mas muito cuidado para não gerar um conteúdo de spam! Não canse os seus leitores com a mesma imagem de sempre ou com posts que gritam “COMPRE O MEU LIVRO AGORA”, porque isso costuma gerar um certo incômodo nos seguidores, além de gerar 0 empatia.


Procure maneiras criativas de despertar o interesse do seu leitor! Lembre-se sempre de estabelecer uma relação com ele, faça posts de curiosidades, fotos estilosas do seu livro por aí ou indique livros de mesma temática e acrescente um “você também pode gostar do meu livro”.


Se você tiver facilidade em edição de vídeo, procure fazer Reels ou Tiktoks que são ferramentas de vídeo que costumam alcançar um público maior de seguidores e não seguidores. Participe das trends de artistas e faça com que o público conheça mais sobre você e sobre a sua obra!


Esse vídeo pode ajudar você a pensar sobre criar redes sociais para você como escritor ou para os seus livros.



 

2 - Posts pagos em Facebook/Instagram.

Não é segredo para ninguém que os nossos posts chegam para um número reduzido de pessoas e que lutamos todos os dias para que o algoritmo funcione ao nosso favor, não importa se você está querendo vender o seu livro, produto ou trabalha como criador de conteúdo.


Uma das maneiras de fazer com que um post sobre o seu livro chegue até outras pessoas (incluindo pessoas que não te seguem, mas que possuem interesse em livros com o mesmo gênero que o seu) é pagar um determinado valor utilizando o Facebook Ads Manager. Ali você pode configurar tudo, tanto posts para o facebook quanto para o instagram.


É muito importante saber bem quem é o seu público antes de criar uma promoção paga. Já que você pode selecionar o Brasil inteiro, mas nem todos os brasileiros podem ter acesso fácil ao seu livro ou se interessarem pela temática. Tenha em mente os gostos dos seus leitores, escolha regiões específicas (se você publicou independente com uma plataforma que só entrega em um estado, não escolha um estado aleatório onde essa plataforma não entrega), escolha bem a quantidade de dinheiro a ser investida e a quantidade de dias que você quer que essa publicação apareça para as pessoas.


3 - Newsletter.

Se você tiver já tiver uma newsletter ou se você já tem uma base de leitores. É interessante fazer um conteúdo exclusivo enviado por e-mail, comentando sobre o seu livro, compartilhando como foi o processo de escrita, curiosidades ou qualquer outro tipo de informação que pode ser interessante para eles.

 

4 - Cadastre o seu livro em plataformas de avaliação.

Todo leitor viciado em livros costuma compartilhar suas opiniões em diferentes sites como o Skoob e o GoodReads. Por isso é legal cadastrar o seu livro nessas páginas, porque assim os seus leitores podem recomendar e compartilhar a sua obra, fazendo com que essa opinião chegue até outros leitores que utilizam essas plataformas. Além de que o seu livro também pode aparecer quando esses leitores estiverem procurando por livros para ler.


É legal também cadastrar uma página de escritor nessas plataformas, assim se uma pessoa gostou de um livro seu, ela pode entrar na sua página e procurar por outras obras suas.

 

5 - Participe de eventos literários.

Levar o seu livro, fazer marcadores e conversar com leitores em eventos literários é uma boa forma de captar a atenção de novos leitores, principalmente quando você está ali cara a cara com eles. Por conta da situação que estamos vivendo, é mais complicado, porém você pode participar de lives, atividades, sprints de escrita e através dessa interação, com certeza aparecerão pessoas interessadas em conhecer as obras dos diferentes participantes e ali você pode compartilhar mais sobre a sua obra. Lembrando de não fazer spam ou sair falando do seu livro loucamente interrompendo a dinâmica do evento virtual, isso pode gerar um incômodo e fazer com que as pessoas percam o interesse no seu livro, se divirta na live/evento e comente sobre o seu livro na hora certa, quando derem o espaço para isso.

 

Esse vídeo pode ajudar você!


 

E você? Como costuma divulgar a sua obra?



1 Comments

  1. Oi, tudo bem?
    Muito boas dicas!
    Meu problema com minhas publicações são os leitores fantasmas. Tenho números que considero bons, para quem faz o trabalho todo sozinha chegar a 1000 leituras no wattpad sem muita dificuldade considero um feito e tanto, mas tenho um retorno muito baixo. Mesmo das pessoas que interagem direto comigo e dizem gostar das minhas histórias. Acho isso muito estranho.
    No momento estou focada apenas em fanfics e textos autorais curtos, então estou fazendo apenas divulgação gratuita em redes sociais, mas tenho vontade de participar de concursos literários para ver se consigo um maior alcance e retorno.

    Até mais;
    https://hipercriativa.blogspot.com/
    &
    http://universo-invisivel.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)