O fim do Wattpad e suas alternativas

Imagem sob licença Creative Commons por StarupStockPhotos

 

O Wattpad é uma das plataformas mais conhecida entre os escritores, principalmente para aqueles que desejam ter uma resposta rápida e contato direto com os leitores, além de formar uma comunidade. Os conteúdos da plataforma costumam ser muito variados, contendo desde obras originais até fanfics hot.


Não é segredo para ninguém que o Wattpad mudou muito ao longo dos anos. De acordo com o site, a plataforma conta com mais de 90 milhões de usuários e em suas últimas mudanças surgiram novas funções como o Wattpad Studios em parceria com a Sony, Hulu e Syfy para a produção de filmes e séries, e o Wattpad Books em parceria com Macmillan, Anvil e Penguin Ranking House para a publicação de originais.


E para a surpresa de muitos, no final de janeiro desse ano foi anunciada a compra do Wattpad pela Naver, uma empresa sul-coreana conhecida por abrigar o Webtoon, plataforma líder de quadrinhos com mais de 72 milhões de usuários.


A intenção é fazer com que essas plataformas se unifiquem e que os escritores possam ganhar mais dinheiro com as suas obras e gerar mais possibilidades de adaptações para o cinema ou televisão, além, é claro da publicação do livro em diferentes livrarias. A compra será oficialmente concluída no segundo semestre de 2021 e até lá não veremos tantas modificações, porém, de acordo com os termos de uso da Naver, já é possível prever quais serão algumas delas para o próximo ano. Abaixo listamos algumas hipóteses do que pode acontecer:


1- Controle de faixa etária: sabemos que para publicar um livro e receber os direitos dele, é preciso ser maior de idade ou ter a autorização dos pais. Na Webtoon a idade mínima dos usuários é de 13 anos de idade, porém todos aqueles com menos de 18 anos devem ter a autorização dos pais para publicar as histórias na plataforma. Esta é uma regra que pode ser adotada futuramente para o Wattpad.

 

2- Controle de direitos de uso: Sabemos que um dos pontos fortes do Wattpad são as fanfics, porém, é importante saber que as leis de direitos autorais da Coréia são rígidas e no Webtoon está proibido o uso de propriedade intelectual de terceiros, o que significa que os usuários não podem utilizar personagens, trechos e universos que não são seus. Ainda não sabemos exatamente qual será o destino das fanfics se essa regra for implementada no Wattpad.

 

3- Fim das histórias hot: De acordo com os termos de uso da plataforma coreana, existe um limite de cenas com muita nudez ou violência. O que pode fazer com que muitas histórias hots não sejam aceitas futuramente no Wattpad.

 

4- O fim do Wattpad como conhecemos: Após todas essas informações, é possível teorizar que o Wattpad possa se transformar em uma plataforma de autopublicação como o Clube de Autores e UiClap ao invés de um lugar para compartilhar histórias e criar uma comunidade que interage a cada capítulo.

 


Mas não se preocupe, caso isso realmente aconteça e se você ainda não está preparado para publicar o seu livro dessa forma ou escreve simplesmente por hobbie e pela troca de experiência com leitores e escritores, você pode encontrar outras plataformas parecidas para compartilhar a sua história.

 

Nyah Fanfiction



Plataforma criada em 2005 e que teve grande popularidade antes do Wattpad, principalmente no início dos anos 2010’s com fanfics de Crepúsculo e séries teen. Em agosto de 2020 foi anunciada uma reforma na plataforma com um site completamente novo, ainda em fase Alpha, chamado +Fiction que promete um sistema totalmente novo com funcionalidade mais interativas.

Nele você pode publicar suas histórias livremente, ver comentários de leitores em cada capítulo, enviar mensagem e recomendar histórias.

https://pt.plusfiction.com/  ou  https://fanfiction.com.br/

 


Sweek



Plataforma relativamente recente, inaugurada em 2016 como uma plataforma de publicação de histórias com o objetivo de reunir leitores e escritores. O site foi pensado justamente para aquelas pessoas que gostam de ler histórias através do celular contanto com app para Android e IOS.

Além da típica interação nos capítulos das histórias, os escritores podem participar de concurso com prêmios em Euros e publicar o seu livro de maneira independente através do Sweek Publishing.

 

https://sweek.com/pt/

 


LuvBook



Plataforma totalmente brasileira criada em 2017 com a intenção de fortalecer a literatura brasileira. O site possui funções bem parecidas citadas anteriormente como a publicação de capítulo a capítulo, função de comentários e envio de mensagem. Também conta com marca d’água nas histórias para evitar o plágio, emoji em comentários e reações, além do aplicativo para o celular.

https://www.luvbook.com.br/

 


Spirit Fanfictions



Criado em 2012 a plataforma conta com uma interface moderna e prática com aplicativos para celular, tanto Android quanto IOS. Você pode publicar suas histórias por capítulos e interagir com os leitores que podem deixar comentários na sua obra, além de encontrar uma longa lista de categorias e uma função de biblioteca que pode ser organizada pelo leitor.

https://www.spiritfanfiction.com/


E você, conhece alguma plataforma para indicar para a gente? Acha que o Wattpad pode mudar completamente?

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)