Jeferson abriu os olhos, mas continuou deitado na cama dura e estreita, concentrando-se para capturar o máximo possível dos detalhes do sonho que havia acabado de sonhar: ele, com um gordo gato preto nos braços e semblante de triunfo. Sim... A sensação de alegria que experimentou no sonho ainda estava bastante viva nele. Na cama, deixou um leve sorriso desenhar-se em seus lábios, enquanto apoiava os braços sob a cabeça. Mas havia mais alguém no sonho... Fechou novamente os olhos tentando rever aquelas imagens. Aos poucos sua mãe chorando, ajoelhada no chão, com os braços para o alto, reapareceu nitidamente para ele.
Jeferson pulou da cama animado. Era hoje que ia deixar para trás aquela vida de trocados contados, noites curtas, comida pouca e muito trabalho. Daria uma vida melhor para D. Neide. O sonho era claro: só precisava apostar no bicho. Ia dar gato na cabeça!
Saiu de casa assobiando, rumo à banca do bicho que ficava na vielinha, um quarteirão acima de seu barraco. Fez a aposta e seguiu para o que seria – tinha certeza! – seu último dia na oficina. Antes, porém, comprou uma rosca na padaria e decidiu levar para D. Neide, aproveitando para dividir com a mãe suas mais doces esperanças.
No caminho até lá, chamou a atenção de Jeferson um cartaz colado em diversos postes, árvores e muros da cidade. A mensagem oferecia uma gorda recompensa para quem encontrasse Nadine, a gatinha estampada na fotografia. Os olhos de Jeferson se iluminaram. Ele havia interpretado errado o sonho! Não era o jogo do bicho que lhe traria a grana, mas sim Nadine. Ele seguiu seu caminho com a certeza de que ia encontrá-la.
De fato, já bem próximo à casa de D. Neide, um gato preto saiu de um terreno baldio em disparada, como se fugisse de algo ou alguém. Jeferson não pensou duas vezes: largou a rosca jogada na calçada e correu em seu encalço. No meio da avenida em frente à casa da mãe, Jeferson, enfim, agarrou o bichano, mas em seu momento de triunfo, não notou o ônibus da linha 203B que vinha a toda, sempre atrasado. Nem Jeferson e nem o gato resistiram ao impacto.
D. Neide, ouvindo a balbúrdia em frente ao seu sobradinho, chegou ao portão e deu com Jeferson estirado no asfalto. Depois do choque, jogou-se ao lado do único filho e, com as mãos para o céu, chorou até ser capaz de acreditar que aquilo não passava de um pesadelo.
Texto escrito pela escritora Cassiana Perez, a partir da proposta do Vivenciando a Escrita para o mês de janeiro de 2025: Um dia de Coincidências. Para conhecer os próximos temas e saber como participar, acesse aqui.
Esse sábado
dia 22 de março é o Indie Book Day ou Dia do Livro Independente. Criado em 2013
na Alemanha com a intenção de dar mais visibilidade e apoio às editoras e
livrarias independentes, terminou se espalhando para vários países e é claro
que o Brasil não podia ficar de fora tendo tantas editoras e escritores
independentes.
Diferentes
maneiras de participar:
Indique e
compartilhe nas redes sociais usando a #indiebookday.
Suba fotos
e vídeos com o livro.
Compre
livros de autores e editoras independentes.
Reposte
publicações com esses livros.
Basicamente
toda e qualquer ação que faça com que o livro possa chegar até outras pessoas!
E você, tem livros publicados de maneira independente ou tem algum para recomendar? Deixa aqui nos comentários!
Por que é
importante?
Sabemos que
ser escritor no Brasil não é fácil, ainda mais sendo escritor ou escritora
independente. É um processo longo e que exige muito trabalho, porém costuma ter
pouca visibilidade em comparação aos escritores que conseguem publicar com grandes
editoras. Por isso é importante apoiar, comprar, compartilhar e falar sobre
para que todos aqueles que escolhem esse tipo de publicação possam ter uma
chance de chegar até os leitores, para que todos possam conhecer suas histórias.
O escritor independente nem sempre terá as ferramentas das grandes editoras
para poder divulgar o livro e por isso que o melhor marketing é o boca-a-boca.
O mesmo
acontece com as pequenas editoras ou editoras independentes, que lutam constantemente
para permanecer no mercado que está cada vez mais difícil, com custos exorbitantes
para manter a qualidade dos livros e publicar novos autores. Comprar livros
dessas editoras é ajudar a que continuem abertas dando oportunidades à novos
escritores, à novas histórias e também a uma diversidade de livros, já que
algumas delas realizam projetos de livros não tão comuns que saem do padrão
convencional.
Vamos
juntos fortalecer escritores e editoras independentes, para que todos tenhamos
oportunidades no futuro criando uma rede de apoio gigante, principalmente no
Brasil que é um país onde a população cada vez lê menos e onde editoras fecham
todo o tempo.
Olá, escritores!
Como muitos de vocês sabem, no dia 15 de março comemora-se o Dia do Consumidor. Essa data serve para nos lembrar dos nossos direitos como consumidores, de modo que comerciantes e marcas respeitem quem injeta dinheiro na economia através de consumir seus produtos e serviços.
Esta também é uma data em que aproveita-se para fazer muitas promoções. Conosco, não seria diferente, por isso pensamos em uma semana inteira de descontos, já que um dos nossos objetivos no Projeto Escrita Criativa é democratizar tanto a escrita literária, quanto a leitura, sendo assim, nada como fazermos uma superpromoção com os nossos livros, não é mesmo?
Na loja do Algumas Observações, vocês podem comprar as versões fisicas das nossas antologias e as versões digitais dos nossos planners e dos nossos adesivos.
Para ter 10% de desconto no valor total do seu pedido, use o cupom: DESCONTO10.
O dia do consumidor está se aproximando e hoje a Amazon começou com um "Esquenta Semana do Consumidor" para você aproveitar as ofertas de maneira antecipada com produtos que variam de 10% a 70% de desconto, selecionamos algumas indicações para vocês!
Mais informações do Esquenta
Semana do Consumidor na Amazon Brasil
As ofertas
antecipadas do Esquenta começaram! Você já pode aproveitar milhares de
promoções enquanto a Semana do Consumidor não começa. Aproveite descontos em
itens da rotina, Cuidados Pessoais, Limpeza da Casa, Beleza, Livros e muito
mais. Frete GRÁTIS com Amazon Prime ou em compras acima de R$ 79 em produtos
vendidos e enviados pela Amazon.
O Esquenta
começa hoje dia 10 de março e vai até 14 de março, quando começa a Semana do
Consumidor. Será uma festa de ofertas para você até 21 de março!
Fique de
olho porque quem assina o Amazon Prime vai poder aproveitar os descontos horas
antes das ofertas da Semana do Consumidor ficarem disponíveis pra todo mundo.
Assine o Amazon Prime e aproveite!
Lembrando que você pode acessar a nossa loja de afiliados para ver dicas incríveis: clique aqui.
Promoção na nossa loijnha na Colab55!
Para aproveitar essa semana do consumidor, nós também estamos com descontos nos nossos produtos exclusivos do Projeto Escrita Criativa. Temos cadernos, canecas, bonés, almofadas e muito mais! Ganhe 5% de
desconto usando o cupom: F8F2X6.
Temos ativada a promoção amiga de 15% de desconto até o dia 12 através desse link para compras de R$99 ou mais: clique aqui.
Entre nossas férias e a volta ao ritmo acelerado do dia a dia, os livros se mantiverem como nossos companheiros fieis. Neste post, compartilhamos com vocês os títulos que nós lemos nesses dois primeiros meses do ano. De histórias que emocionaram a livros que nos fizeram refletir, cada escolha sem dúvidas foi uma experiência única. Confiram:
Janeiro
Ane
Os cem anos de Lenni e Margot, de Marianne Cronin
Sinopse:Uma amizade extraordinária. Cem anos de histórias prestes a serem contadas... antes que seja tarde demais.Lenni é uma adolescente de dezessete anos, dona de uma personalidade especial e de muito carisma. Pode-se dizer que é uma garota cheia de vida... exceto que, segundo os médicos, ela está à beira da morte. Como um modo de preencher seus dias no hospital em que está internada e sozinha - e de cumprir uma aposta feita com o padre da capela -, Lenni começa a frequentar aulas de arte terapêutica. E é então que conhece Margot, uma senhora de oitenta e três anos, doce e de coração rebelde como o de Lenni. A conexão entre elas é intensa e imediata, e as duas percebem uma peculiaridade: juntas, têm um século de vida! Para celebrar esses cem anos que compartilham, decidem montar uma exposição de cem pinturas. Em cada uma, retratam uma memória importante dos anos que viveram. Histórias de paixão, juventude, amadurecimento, alegria, afeto, de quando se encontra em alguém o amor de sua vida. Histórias que merecem, sempre, ser compartilhadas.
Uma história de amor no Ano-Novo Lunar, de Gene Luen Yang e LeUyen Pham
Sinopse: Valentina é uma jovem vietnamita-americana que recebeu esse nome em homenagem a são Valentim. Por conta disso, acabou desenvolvendo uma paixão verdadeira pelo dia dele ― que em muitos países é também o Dia dos Namorados. No entanto, após grandes decepções, Val está pronta para jogar tudo pelos ares e desistir do amor. O sentimento só lhe trouxe desgosto e segredos, e ela tem certeza de que está amaldiçoada, afinal, ninguém da sua família jamais teve sorte no amor. Mas o acaso surge e um encontro com dois entusiastas da famosa Dança do Leão desperta algo em Val. Será que é amor de verdade? Seria essa a sua chance de quebrar a maldição da família? Ou ela está destinada a viver para sempre com o coração partido?
Sinopse: “Era o final dos anos 80, e tudo isso era normal. Pessoas levavam a filha das outras para casa sem avisar, crianças passeavam na caçamba dos carros, ninguém usava cinto de segurança, ansiedade era coisa que se curava com chinelada e/ou benzedura. E o mais maluco de tudo: existia uma bala assassina, a terrível e deliciosa bala Soft.” Nesse universo tão real quanto imaginativo, Natalia Borges Polesso apresenta duas histórias que trazem um olhar sensível sobre a passagem da sua própria infância para a adolescência. A relação com o irmão mais novo, o possível divórcio dos pais, os afetos pelas amigas e até a melhor forma de manejar um tchaku: tudo pode rapidamente se transformar em dilemas e inseguranças. À medida que as situações vêm à tona, a pequena Natalia vai descobrindo que compreender sentimentos é tatear no escuro e que aprender a tratar das próprias complexidades pode ser justamente o que faz ecoar a individualidade.
Doctor Who: The Eleventh Doctor Vol. 1 (English Edition), de Al Ewing, Rob Williams e Simon Fraser
Sinopse: With a force of personality capable of bending time itself and all the energy of a star’s exploding heart, the Doctor blasts into the hollow, tragic life of a woman with so much to offer – and gives her the chance to scream “Geronimo!” at the thrills, colours and terrors of an infinite universe! Masterful writers Al Ewing (Loki: Agent of Asgard, Mighty Avengers) and Rob Williams (Ordinary, The Royals: Masters of War) team with astounding artists Simon Fraser (Nikolai Dante) and Boo Cook (Elephantmen) to blast the Eleventh Doctor – as played by Matt Smith – into a tantalising new era of time-twisting comics stories! Páginas: 124 Editora: Titan 👉Comprar: Amazon | Também disponível no Kindle Unlimited
Fernanda
Canção para ninar menino grande, de Conceição Evaristo
Sinopse: Trata-se de um mosaico afetuoso de experiências negras, um canto amoroso e dolorido. Na figura do personagem Fio Jasmim, Conceição discute com maestria as contradições e complexidades em torno da masculinidade de homens negros e os efeitos nas relações com as mulheres negras. O livro é um mergulho na poética da escrevivência e ao mesmo tempo um tributo ao amor sob uma ótica poucas vezes vista na literatura brasileira. Páginas: 136 Editora: Pallas 👉Comprar:Amazon
Quarto de despejo - Diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus
Sinopse: O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.
Sinopse: “Este livro – um desolado carrossel fantasmagórico de vidas penduradas por um fio, em busca de um lugar para chamar de ‘lar’ – faz do limiar entre o que é o ‘paraíso’ e o ‘inferno’ (e as representações cristalizadas que deles se construíram ao longo dos séculos) um ponto de partida para uma nova realidade”. As palavras de Prisca Agustoni na apresentação evidenciam, ao mesmo tempo, a estrutura de Um Paraíso Portátil e o seu centro: ao longo das cinco partes nas quais se distribuem, os poemas de Roger Robinson compõem um arranjo de vozes e formas diversas para expor as violências colonial e étnico-racial em suas mais variadas manifestações. Britânico de origem caribenha, o autor se vale da dub poetry; da citação de “vozes amigas” como Coltrane, Fela Kuti e Bob Marley; de trechos mais confessionais e prosaicos; de certa inspiração cinematográfica; de humor e de causticidade. Mas há algo além de que Robinson não se esquece nessa busca pela elaboração de lutos e traumas: um conselho de sua avó, em que o autor se agarra para seguir acenando rumo a alguma cura possível, um remédio coletivo ou particular.
As músicas que você nunca ouviu, de Becky Jerams e Ellie Wyatt
Sinopse: É possível que duas garotas encontrem suas vozes em um mundo determinado a silenciá-las?
Meg parece ter tudo o que Alana não tem: é rica, estilosa e cheia de fãs - graças ao seu irmão Caspar, um grande astro do pop mundial. Mas está presa a este mundo como irmã de celebridade. Enquanto Meg tenta sobreviver à sombra de seu irmão e com as dezenas de haters on-line que a satirizam sempre que a garota tenta expressar seu próprio talento, Alana, uma jovem talentosa que compõe as próprias músicas, parece não saber o que é o medo da exposição...
E quando seus mundos colidem, tudo muda drasticamente!
Como encontrar seu estilo de escrever: As chaves para alcançar a expressão pessoal, de Francisco Castro
Sinopse: Encontrar seu estilo é algo que requer o desenvolvimento de uma linguagem literária para ter clareza de expressão a ponto de elaborar com perfeição o que você pretende contar. Este livro mostra a arte e o prazer de lapidar um texto para alcançar sua máxima qualidade. Com exercícios práticos e exemplos comentados que estimulam a criatividade, este guia irá entregar a você as chaves para sua expressão pessoal literária.
Sinopse: Esse é um livro de crônicas. Me perdoem, mas é. Aqui você vai encontrar alguns textos que realmente deveriam ter morrido em jornais velhos, embrulhando vasos quebrados ou protegendo o assoalho contra respingos de tinta. Você verá memórias já embaçadas pelo tempo, histórias com pouco fundo de verdade e argumentações furadas – algumas delas, diga-se, em que nem acredito mais ou talvez nunca tenha acreditado. Tomando a liberdade pra modificar um pouco as palavras daquele velho clássico, esse é o livro e, se gostarem, fico feliz. Caso gostem, não sei o que é um piparote, mas deixo um adeus mesmo assim.
Projeto Escrita Criativa nasceu em 2015 com o objetivo de reunir blogueiros e novos escritores, para exercitarem a sua criatividade no papel.
Você pode saber mais sobre o que é o Projeto clicando aqui.
Para conhecer a equipe, clique aqui.
O que você busca?
Olá, escritor!
Quer escrever, mas se sente perdido? Não sabe bem por onde começar? Escreveu e não sabe o que fazer com o texto? Pois bem, fizemos uma espécie de mapa que pode lhe ajudar nesta missão. Vamos lá?
Inscreva-se na antologia 2025: tema Brasil
♥
Não importa onde você esteja e como você se parece. Crie o seu próprio estilo. Seja único para si e, no entanto, identificável para os outros. A criação começa profundamente por você mesmo. Inspire-se no meu mundo e dê um impulso extra à sua vida. Então mostre-se mais e seja apenas você ♥
Apoie o Projeto Escrita Criativa
Quer apoiar o Projeto Escrita Criativa? Que tal fazer um PIX? Contribua com qualquer valor e envie o seu comprovante para o nosso e-mail (contatoescritacriativa@gmail.com) para receber o nosso agradecimento! ♥
Para saber outras formas de fazer este apoio, acesse aqui.